Todos os dias vemos várias estratégias, práticas, procedimentos, técnicas e métodos de RH, e em resumo nos deparamos sempre com dois elementos em comum:
1° A conexão entre a estratégia do RH e os problemas mais graves da companhia não é clara.
2° As estratégias são muito amplas e com pouco foco.
Vamos direcioná-lo, através de 8 etapas, como criar sua estratégia de RH.
1° RESUMA A ESTRATÉGIA DA SUA ORGANIZAÇÃO
Colocar a estratégia apenas no papel pode não atingir o foco do que se espera, além de não estar alinhado com as expectativas do restante da companhia. Por isso é importante conversar com os responsáveis das equipes e traçar uma estratégia que atinja a todos e assim possa se concentrar e dar prioridade nos problemas mais graves.
2° RECURSOS E CULTURA
A partir dos resultados do item anterior é necessário apurar os recursos que serão necessários e a cultura que precisa ser trabalhada para executar a estratégia. É importante que esses recursos sejam abrangentes, sendo por liderança, organizacionais ou técnicas. Após este levantamento, retorne todas as informações para todos os envolvidos para que eles possam opinar.
3° ANÁLISE DE GAPS
Após os 2 itens anteriores será possível analisar onde estão as maiores lacunas. Utilize todos os dados disponíveis para isso. Pode ser avaliações de funcionário ou alguma outra pesquisa que tenha realizado, o importante é conversar com as pessoas que conhecem a organização e entendem sua regra de negócio.
Feita esta análise, entenda qual é o maior gap que você precisa suprir e que terá o maior impacto positivo, com o mínimo de esforço.
4° ATUALIZE SUA VISÃO SOBRE AS TENDÊNCIAS
A pessoa que define as estratégias do RH precisa estar sempre atualizada nas tendências globais e regionais, saber sempre o que está acontecendo lá fora ou mudando nos assuntos relacionados às pessoas e a organização. É importante determinar ameaças, entender oportunidades, saber como outras empresas estão agindo.
5° CONVERSAR
A conversa é uma solução para muitas coisas e não poderia ser diferente no momento de definir as estratégias do RH. Converse com seus superiores, colegas de trabalho e de outros departamentos. As áreas de TI e comunicação estão sempre envolvidas, mas converse também com Jurídico, Finanças e Comercial para saber como o RH poderá contribuir.
6° APLIQUE TODO SEU CONHECIMENTO DE RH
Como profissional da área de RH, você possui uma ampla variedade de intervenções disponíveis, como: treinamento e desenvolvimento, design organizacional, benefícios, gerenciamento de desempenho e talentos, entre outros. É algo simples, assim como no item 3, temos que priorizar, pois não adianta dizer que tudo é prioridade, senão não chegaremos a um resultado com tantos itens para se trabalhar ao mesmo tempo. Entenda qual dos itens citados acima é prioridade e em qual você espera maior impacto.
7° CALCULE O CUSTO E SEU PLANEJAMENTO
Este é um passo que não necessita de maiores explicações. É basicamente saber fazer esse cálculo, atribuir corretamente as responsabilidades e definir como você irá acompanhar os projetos.
8° COMUNIQUE E DISCUTA SUAS AÇÕES DEFINIDAS
Junte a equipe de gerenciamento, RH e outras partes interessadas e discuta qual será o plano para executar a estratégia. Ter esse momento de discussão ajuda muito a visualizar como irá acontecer e faça as adaptações, caso seja necessário.
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