Descrição
A Organização Mundial da Saúde (OMS) relatou um surto de uma nova doença originária na cidade de Wuhan, província de Hubei, China, causada por um novo coronavírus (referido como 2019 Novel Coronavirus (2019-nCoV)). Casos iniciais desse vírus foram associados à um mercado específico de frutos do mar e animais em Wuhan. Outros casos foram identificados em pessoas que não visitaram este mercado, porém visitaram outros mercados ou interagiram com indivíduos infectados.
Vírus
A doença está sendo causada por um coronavírus recém-identificado, 2019-nCoV. Os coronavírus são comuns e geralmente causam sintomas respiratórios e gripes leves à moderadas, embora certas cepas dos coronavírus tenham causado doenças mais graves. Esse vírus recém-identificado pertence à mesma família dos vírus que causam a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), que foi identificada pela primeira vez na Ásia em 2003, e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), que foi identificada em 2012 com casos que atualmente ainda ocorrem. Acredita-se que o principal reservatório para o vírus que causou a SARS seja o gato civeta que infectou outros animais, enquanto que o reservatório inicial para o vírus que causa a MERS seja o dromedário (camelos, por exemplo). O reservatório para 2019-nCoV ainda não é conhecido.
Efeitos à Saúde
Os sintomas da doença associada a este novo coronavírus são semelhantes aos causados pela gripe e outras doenças respiratórias e incluem tosse, falta de ar, febre e dificuldade em respirar. Um pequeno número de pessoas infectadas com este novo coronavírus chegaram a falecer.
Transmissão
Este novo coronavírus foi originalmente transmitido aos seres humanos através de um reservatório animal (fonte), e acreditasse ser um animal encontrados no mercado de animais e frutos do mar em Wuhan. As autoridades confirmaram que a transmissão entre seres humanos também ocorreu. Casos secundários (contraídos entre seres humanos) incluem pessoas e profissionais de saúde que tiveram contato com outros infectados e ocorreram em vários países além da China.
Recomendações
A OMS recomenda lavar as mãos regularmente, cobrir o nariz e a boca quando espirrar e tossir, e evitar contato próximo com qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando ou mostrando sinais de doença respiratória. A OMS também recomenda cozinhar completamente a carne e os ovos. No momento, a OMS não fez nenhuma recomendação para o uso de equipamentos de proteção individual (EPI), incluindo respiradores, pelo público em geral
A OMS publicou orientações destinadas a profissionais de saúde e equipes que trabalham na prevenção e controle de infecções. A OMS recomenda que a proteção ocular (óculos ou protetor facial) seja utilizada durante o contato com o paciente, além de luvas, máscara cirúrgica e vestimenta resistente à líquidos. Precauções respiratórias, incluindo uso de respirador PFF2, devem ser usados durante os procedimentos que promovam geração de aerossol.
Os Centros para Controle e Prevenção de Doenças (em inglês CDC) dos EUA, recomendam que pessoas ao entrarem em hospital ou clínica com caso suspeito do novo coronavírus, usem precauções padrão: precauções de contato e precauções respiratórias, além de usar proteção para os olhos (óculos de proteção ou protetor facial).
Pessoas com potencial contato com casos suspeitos ou confirmados do novo coronavírus devem revisitar todas as recomendações da OMS, Ministério da Saúde, CDC e outras autoridades de saúde.
Conclusão
Foi identificado um novo coronavírus, que causou sintomas semelhantes à pneumonia em pessoas que estiveram na cidade de Wuhan, província de Hubei, China, e casos agora foram identificados também fora da China. A situação está evoluindo e é recomendável que todos os interessados consultem os sites da OMS e do CDC dos EUA com frequência para obter as informações mais atualizadas sobre essa situação.
Conheça nossas SOLUÇÕES EM SSOMA DA SEGVIDA e nosso portfólio de serviços pelo nosso site: www.segvidamg.com.br . CONTATO: comercial@segvidamg.com.br – TEL; (31) 3817-4149 – Brasil.
ENTRE EM CONTATO E AGENDE UMA REUNIÃO OU VISITA:
WhatsApp: (31) 98473-4605.
☎ TEL; (31) 3817-4149 – BRASIL
#SEGVIDA #CORONAVIRUS #EPI #emdefesadosus #Saúde #Cuidados #Prevenção
Fonte: https://www.3m.com.br/