fbpx

Coronavírus – COVID19: como o RH deve lidar com a pressão?

Independente de sua origem, um momento de crise trás muitas inseguranças para todos os setores da empresa.

O capital humano é fundamental para o crescimento e estabilidade de qualquer empresa, por isso, compreender que as pessoas que estão na organização em momentos difíceis são exatamente as que vão garantir o futuro e a retomada do crescimento da empresa após cenários de crise é essencial.

O novo coronavírus trouxe dificuldades que poucas empresas conseguiam prever.

Lidar com pressão em cenário de quarentena:

O cenário de quarentena e isolamento social já é uma medida adotada por diversos países. A Itália, por exemplo, resistiu a adotar ações que minimizasse o contato humano e sofreu com números altos de contaminação.

O isolamento, porém, não é uma ação que traga pleno estado de saúde mental para todas as pessoas. Acostumados a interagir uns com os outros, ficar meses dentro de casa — sem poder sair como antigamente — pode trazer ansiedade e nervosismo.

Além disso, como qualquer cenário de mudança, há resistência e dificuldade de adaptação. O RH, precisa assumir o protagonismo nesse ambiente, visto que o bem-estar dos colaboradores é uma das ações primordiais do setor de recursos humanos.

Algumas recomendações/sugestões podem ajudar o RH nesse momento:

Faça um novo planejamento estratégico

Quando não se há um plano, as coisas ficam bem mais difíceis de serem alcançadas.

Adote atividades para flexibilizar o trabalho

Se sua empresa está com processos bem estabelecidos e utiliza a tecnologia como aliada fica mais fácil adotar ações como a modalidade do home office. Por meio dele, os colaboradores podem manter-se conectados com o trabalho sem a necessidade de locomoção e aglomeração.

Conheça o perfil comportamental do colaborador

Cada pessoa reagirá de maneira diferente nesse momento de crise. A pressão age de formas diferentes considerando o perfil comportamental de cada um dos colaboradores. Comunicadores, executores, analistas e planejadores vão ter uma percepção diferente desse momento, por isso, o RH precisa investir no conhecimento.

Entenda as mudanças trabalhistas para esse momento

No Brasil, o cenário de pandemia do coronavírus implicou em duas medidas publicadas: a Lei 13.979/2020 e a Portaria 365/2020. Ambas abordam o cenário de isolamento social e a quarentena, pensando em manter os empregos e o máximo possível de estabilidade na economia.

Para o RH vale a preocupação com o caso de colaboradores contaminados pelo Covid-19 que precisam ficar em quarentena obrigatória, afastando-se do trabalho. Nesse caso, a falta será justificada e não poderá haver desconto dos dias não trabalhados. 

 

A realidade proposta pelo novo coronavírus é de total mudança. Por isso, é preciso ter ciência de que o RH deve lidar com a pressão de conciliar o bem-estar de todos os colaboradores e o crescimento da empresa.

A parceria entre RH com todos os outros setores da empresa é fundamental nesse momento.

 

Conheça as SOLUÇÕES EM SSOMA DA SEGVIDA e nosso portfólio de serviços pelo nosso site: www.segvidamg.com.br . CONTATO: comercial@segvidamg.com.br – TEL; (31) 3817-4149 – PN – Zona da Mata ou (31) 3848-3127 – Timóteo – Vale do Aço. ENTRE EM CONTATO E AGENDE UMA REUNIÃO OU VISITA COMERCIAL:

comercial@segvidamg.com.br

WhatsApp: (31) 98473-4605.

☎ TEL; (31) 3817-4149 – BRAZIL.

 

#SEGVIDA #VIDA #SEGURANÇA #SSO #SST #Coronavirus #SAUDE #ISTS #AIDS #PREVENÇÃO #PREVINA-SE #CUIDADO #COVID19 #RH #PESSOAS #Distanciamentosocial #juntossomosmaisfortes

Fonte:blog.solides.com.br