As recomendações para os motociclistas:
ENCONTROS, PASSEIOS EM GRUPO E FESTAS: EVITE COMPLETAMENTE.
A gente sabe que os motociclistas adoram encontros, passeios e festas. Mas a hora é de evitá-los e cancelá-los. Aglomeração de pessoas no momento não é recomendável de nenhuma forma. Não importa se é em ambiente aberto, fechado, pequeno ou amplo. Muita gente junta agora não é uma boa ideia.
A MOTO: MANTENHA ELA SEMPRE LIMPA E HIGIENIZADA.
Manoplas e manetes, que é onde fazemos a maior parte do contato com a moto, devem ser limpas com água e sabão antes e depois de utilizar a moto.
Uma moto parada na rua ou em um bolsão de motos fica suscetível ao toque de qualquer outra pessoa pois não é o volante de um automóvel que fica inacessível em uma ambiente fechado. E já é sabido que o vírus pode sobreviver por mais de 24hs em superfícies plásticas ou metálicas. Isso quer dizer que também é altamente recomendável você manipular sua moto sempre de luvas.
CAPACETE E LUVAS: LIMPE SEMPRE
Como o capacete é algo que fica muito próximo ao seu rosto, deve ser limpo constantemente com água e sabão, antes e depois de usar.
Jamais deixe ele na rua ou na moto pois corre o risco de ser tocado por alguém. Leve ele sempre com você.
Jamais empreste. Ele é só seu e de uso individual.
Com as luvas, a mesma coisa, limpe antes e depois de usar com água e sabão e jamais empreste para alguém. Lembre-se que, se você não higienizar manoplas e manetes, ao encostar as luvas, elas correm o risco de ficarem contaminadas se as superfícies tiverem sofrido contaminação.
TEST RIDES: CUIDADO REDOBRADO
Muitas concessionárias fazem test rides com seus modelos de motocicletas. Isso quer dizer que as motos disponíveis para o test ride passam, literalmente, de mão em mão. As concessionárias podem até adotar medidas de higienização das motos mas, como não sabemos se de fato o fazem, faça você mesmo para garantir. Peça licença e pergunte educadamente se pode limpar os manetes e as manoplas antes de andar na moto. Não custa nada e não ofende ninguém. E pode evitar contaminação.
Usar capacete ou luvas cedidos pela concessionária nem pensar. Leve o seu.
A dica também vale para motos em exposição nas concessionárias. Lembre da sua mãe: olhe com os olhos, não com as mãos.
GARUPA: FICA A PÉ.
Pois é. Aquela caroninha pra quem quer que seja vai ter de ficar anotada no caderninho de dívidas. Como a orientação é ficar distante de outras pessoas é uma péssima ideia ter alguém colado nas suas costas. No dia 16 de março, nas Filipinas, onde o transporte com motocicleta é muito popular, o governo proibiu carregar garupa assim como proibiu o transporte público utilizando motocicletas (moto táxi).
MOTO TÁXI: NÃO UTILIZE.
A gente sabe que a atividade é o sustento de muita gente. E essa dica acaba sendo cruel. Mas a hora é hora de pensar no coletivo. Muita, mas muita gente vai sofrer com as consequências econômicas, não só os moto taxistas. Uma sugestão é que os profissionais migrem temporariamente para a atividade de entrega já que não envolve carregar pessoas.
A questão da Moto Táxi é a mais complicada pois engloba duas coisas que tem alto risco de contaminação: garupa e, principalmente, o uso de um capacete comum. Por mais que em alguns lugares se utilize uma touca descartável entre o capacete e a cabeça do passageiro, o contato, e consequentemente um possível contágio, é muito próximo e de alto risco.
Se utilizar a moto táxi é vital pra você no dia a dia, tente ao menos fazer estas três coisas:
– Compre um capacete bom e barato (sim, eles existem) e leve-o com você. Se não for possível comprar, tente arrumar um emprestado e lave e higienize muito bem antes e depois de usar.
– Combine todo o trajeto com antecedência, ANTES de subir na moto, e deixe muito claro onde vai e por onde quer ir, se for o caso. Isso evita que você fique falando, e inevitavelmente expelindo micro gotículas de saliva, muito próximas a pessoa que está pilotando a motocicleta.
– Leve seu álcool gel com você, se puder, e sempre limpe muito bem a alça do garupa onde você vai se segurar durante o trajeto. Na região nordeste do país, onde o serviço de moto táxi é muito popular, algumas localidades estão tomando medidas drásticas (e perigosas) que vão diretamente contra o código de trânsito brasileiro, criando uma situação delicada: desobrigar o uso do capacete para o passageiro.
A DICA MAIS IMPORTANTE DE TODAS: DEIXE A MOTO NA GARAGEM POR ENQUANTO.
A única medida eficiente para frear a contaminação é não sair de casa. O fato do vírus sobreviver por muito tempo em superfícies é o x da questão. Por mais que você pratique a higiene pessoal e de todos os objetos que usa, o mundo a sua volta pode estar contaminado e qualquer pequeno descuido pode colocar você em contato com o vírus.
Se for muito necessário sair, mas muito mesmo, com sua moto, fique atento:
– Redobre a atenção
– Certifique-se que a motocicleta está com a manutenção em dia e em perfeitas condições
– Use equipamento de segurança
– Ande devagar e com cuidado
– Não pilote se for inexperiente ou estiver desacostumado
Qual a razão? Simples. Traumas de acidentes de motocicleta, geralmente, são mais graves e exigem tratamento, muitas vezes, demorado. E o que isso significa? Significa que se você vacilar vai parar em um leito de hospital e tudo o que não precisamos agora são leitos de hospital ocupados.
Obviamente não é preciso ficar paranoico. Um passeio onde você sai da sua garagem e fica rodando sem entrar em contato com ninguém e volta direto pra dentro da sua garagem outra vez vai te fazer bem pra colocar as ideias em dia e, se seguir as dicas, você diminui muito, mas muito, o risco de levar o vírus pra dentro da sua casa e consequentemente a chance de colocar em risco a saúde de seus amigos e familiares. Mas vale lembrar que não elimina completamente a possibilidade de ser contaminado. Portanto, toda vez que for sair de moto, faça-o somente se for muito necessário e lembre daqueles que você ama e se cuide.
Conheça as SOLUÇÕES EM SSOMA DA SEGVIDA e nosso portfólio de serviços pelo nosso site: www.segvidamg.com.br. CONTATO: comercial@segvidamg.com.br. ENTRE EM CONTATO E AGENDE UMA REUNIÃO OU VISITA VIRTUAL:
E-mail: comercial@segvidamg.com.br
WhatsApp: (31) 98473-4605.
TEL: (31) 3817-4149 – Brasil.
#segvida #vida #ss o#sst #tst #segurançadotrabalho #motociclismo #motociclista #mototaxi #moto #garupa #contato #quarentena #covid19 #pandemia #isolamento #distanciamento
Fonte: www.motocultura.com.br