A sua produtividade tem caído, os prazos ficado mais apertados e às vezes, você trabalha até mais tarde porque não se consegue gerenciar o seu tempo? Mantenha o foco no seu trabalho e seja mais produtivo com as nossas dicas a seguir!
Desconecte-se da internet
Desligue tudo aquilo que pode te distrair: notificações de e-mail, mensagens instantâneas e redes sociais. É claro que, quando a ligação é relacionada ao seu trabalho, é melhor atender. Mas se for possível delegar para um colega atender e anotar o recado, você pode retornar essas ligações mais tarde.
Mesmo os e-mails de trabalho não devem ser checados a toda hora. Afinal, quando alguém quer falar com você com urgência, provavelmente vai ligar.
Portanto, estipule horários para checar o seu e-mail. A cada uma ou duas horas é o ideal, dependendo da sua demanda de trabalho. Lembre-se que os e-mails que chegam vão solicitar que se resolva algum problema e você vai ter que parar o que está fazendo para atender àquela solicitação.
Mude de lugar
Se mesmo assim estiver difícil manter a concentração no trabalho, veja se consegue mudar de lugar ou até mesmo trabalhar na sala de reuniões. Às vezes, são os próprios colegas que distraem a sua atenção.
Se o seu trabalho exigir muito foco, veja a possibilidade de trabalhar num lugar mais silencioso temporariamente ou até mesmo mudar definitivamente. Se a sala de reuniões estiver desocupada, leve o seu notebook e trabalhe la até finalizar aquela tarefa importante.
Faça pausas
Um projeto pode durar horas ou dias, portanto, as pausas são necessárias. Às vezes, num momento de descontração é que surgem as boas ideias.
Não sacrifique a sua hora do almoço. Faça pausas a cada hora para ir ao banheiro, tomar um café, checar os e-mails ou conversar rapidamente com um colega. Mas não demore mais que 10 minutos!
Além disso, antes ou depois do trabalho é importante ter um tempo para relaxar. Nada de levar trabalho para casa, fazer hora extra porque gerenciou mal o tempo ou sair com os colegas e ficar falando de trabalho.
Faça uma atividade física que goste
Já foi comprovado que as atividades físicas liberam os neurotransmissores no cérebro, como a serotonina e a dopamina, ajudando na redução do estresse e da ansiedade. Portanto, uma caminhada, corrida ou ginástica de 30 minutos, diariamente, pode fazer muito bem para a sua saúde.
A meditação também traz inúmeros benefícios, entre elas o aumento da concentração e a melhora da qualidade do sono. Não é preciso ser um monge para meditar. Hoje em dia, há vários centros que ensinam essa atividade e até mesmo na internet é possível encontrar sites sobre o assunto.
Gerencie o seu tempo
Há pessoas que funcionam melhor pela manhã, outras só conseguem produzir melhor à noite. Saiba qual é o melhor horário para começar a trabalhar.
Se for pela manhã, chegue mais cedo, antes do pessoal do escritório chegar. Se for à noite, veja se consegue negociar com seu chefe para entrar uma hora mais tarde e sair depois do expediente.
Além disso, existem várias ferramentas virtuais para gerenciamento de tempo na internet. As famosas to-do lists para dividir as tarefas em prioridades e até mesmo temporizadores que avisam sobre os prazos ou tocam para lembrá-lo de algum compromisso importante.
Enfrente as suas tarefas
As pessoas têm o hábito de procrastinar as tarefas que não gostam de fazer, ou porque são difíceis ou porque demandam muito tempo. Analise o que tem para ser realizado e, se for mesmo muito difícil, peça ajuda, negocie o prazo ou troque ideias com um colega sobre o projeto. Nessas conversas, podem surgir algumas ideias para te ajudar no seu trabalho.