fbpx

5 maneiras de reduzir custos em tempos de recessão

Precisa daquela força no momento em que a ordem é a redução de custos? Confira estas dicas valiosas!

1- Reduza o uso desnecessário de materiais

A utilização de materiais que poderiam ser substituídos por outras formas de aproveitamento, além de possuírem custos em si mesmo, acarretam em uma cadeia de outras despesas que, muitas vezes, passam desapercebidos. Por exemplo, na utilização de papéis ao invés da opção por e-mails ou outros tipos de formulários eletrônicos, gasta-se também com tintas de impressoras, energia elétrica para que estas máquinas funcionem, pastas, arquivos e envelopes plásticos. Tudo isso deve ser observado dentro da rotina de um empreendimento e, como resultado, perceberá que diversos procedimentos substituíveis por outros mais econômicos devem ser urgentemente adotados.

2- Invista na modernização da questão logística

Não se assuste com a palavra “investir”, tendo em vista que a questão aqui é a redução de custos. A ação a ser feita neste caso, é avaliar os processos logísticos da empresa, de forma a analisar se estão provocando perdas.
Atualmente, muito se fala em integração entre os setores, otimização do armazenamento de acordo com as demandas e na reposição de estoques de acordo com projeções de vendas, de maneira a evitar que mercadorias fiquem paradas por muito tempo. Enfim, estudar maneiras de ter processos mais ágeis no dia a dia da empresa e trabalhar dentro da margem do apenas necessário, em se tratando do ponto de vista logístico, faz um enorme bem para a saúde financeira de um empreendimento.

3– Cuidado com a renovação de contratos

Os contratos firmados, principalmente com os fornecedores, muitas vezes possuem renovações automáticas que limitam a possibilidade de que o gestor possa negociar preços melhores, prazos de pagamento mais extensos e cortes do fornecimento de matérias-primas que podem ser substituíveis por outros processos mais econômicos. Portanto, não tenha medo de ser rígido nas negociações com os fornecedores, pois o bom andamento das finanças deles também depende de uma relação bem alinhada com os seus clientes, inclusive com a sua empresa.

4– Crie uma cultura de sustentabilidade entre os colaboradores

A força produtiva de qualquer ambiente de trabalho são os colaboradores. Procure sempre mantê-los unidos com o propósito da empresa, como quem veste a camisa do seu time de coração.
Explique as vantagens que eles obterão no caso da saúde financeira da empresa se manter estável. Incentive campanhas de ideias para reaproveitamento de folhas de papel, eliminação do uso de copos descartáveis, boas práticas para o uso de recursos naturais escassos como a água e a economia de energia elétrica.

5– Tenha a informática como uma aliada da redução de custos

Os recursos provenientes das soluções em informática podem ser grandes aliados da economia. Como citado anteriormente, a informatização dos processos logísticos é um deles.
Na questão da substituição de processos com foco na economia, a alteração da forma de divulgação do negócio pode ajudar a reduzir os custos de maneira considerável. Um exemplo disso é a utilização de redes sociais e de marketing de conteúdo para se relacionar com os clientes. Outro contexto em que entra a dinamização dos processos de uma empresa é a implantação de sistemas de gestão integrada, o que faz com que a rotina de trabalho apresente menos prejuizos com perdas e gastos emergenciais.

O que tem feito para reduzir custos na gestão de sua empresa? Interaja com o nosso site e, para saber mais, leia outros interessantes artigos sobre as mudanças de atitude que precisamos ter caso desejemos mudanças em nossa rotina!