Essa sensação é necessária, desde o início da relação, em que são estabelecidas parcerias, durante todo o processo de negociações, até o momento final, no fechamento da compra. Após assinarem um contrato, as duas partes atingem o seu objetivo, tanto consumidor quanto vendedor (ou prestador de serviços).
Mas como fazer para atingir essa satisfação? Quais estratégias devem ser usadas? Veja algumas delas no nosso texto abaixo!
O início de tudo
Antes de mais nada, é importante ter um amplo domínio e um amplo conhecimento dos seus produtos/ serviços e saber quais deles oferecer, uma vez identificada a necessidade do seu cliente. Durante a negociação, é preciso envolver e encantar o consumidor, despertar o desejo nele para que ele esteja certo de que deve fechar um negócio com você.
Antes disso, vários fatores estão envolvidos no processo, pois sabemos que esse procedimento vai muito além do fator preço. Para isso, evidencie itens que estão acoplados ao preço, como segurança, atualização, pós-venda, acompanhamento durante a prestação de serviço, confiança na empresa, na equipe e sua formação.
Claro que o preço a ser pago também será avaliado. Mas neste momento, trata-se de mostrar que o cliente está consumindo mais do que os produtos existentes no mercado; é hora de mostrar o diferencial da sua companhia.
O cliente
É mais difícil conquistar um novo cliente do que fidelizar um antigo. Assim, fica explícita a necessidade de, antes de mais nada, saber o que foi vendido para cada consumidor e quando foi vendido.
Após essa análise, é preciso agradar e “mimar” ao máximo cada cliente, para mantê-lo sempre por perto. Não deixe que ele caia no esquecimento! Busque estratégias para satisfazê-lo, encontre uma forma de mostrar a ele e à sua rede de relacionamento (faça um bom networking sempre) de que o seu produto/ serviço é a solução ideal para o que ele busca.
Consumidores fiéis
Já sabemos que conquistar um cliente novo é mais difícil, fidelizar um cliente é a solução. Então, cuidado para não perdê-lo, pois isso pode acontecer num piscar de olhos!
Mas quando as relações são baseadas na transparência, na confiança, na seriedade e na segurança, as chances de você passar a ter um cliente fiel são grandes. Pois, se o vínculo for realmente de ganho para os dois lados, a fidelização acabará acontecendo.
O consumidor possui um objetivo e o vendedor deve encontrar o produto (ou serviço) que melhor atenda à sua necessidade. Os dois lados devem avaliar a oferta e o produto/ serviço durante as negociações, o que está sendo oferecido e se será satisfatório para os dois lados. Portanto, não perca essa oportunidade: o comércio é a arte de encontrar soluções para problemas entre as partes envolvidas.
Fonte: Hatlas Institute.