É comprovado, por inúmeras pesquisas e por inúmeros estudos que profissionais que trabalham satisfeitos e motivados contribuem com a companhia onde atuam de maneira genuína. Consequentemente, a empresa produz mais e oferece ao seu público-alvo produtos e serviços de melhor qualidade.
Mas, afinal, como estimular funcionários a contribuir com a empresa?
Adapte-se aos novos profissionais
Algo que todo empreendedor precisa ter em mente é o fato de que as pessoas mudam, os tempos mudam, os profissionais mudam e, consequentemente, as empresas precisam mudar também. Se há alguns anos a estabilidade e benefícios básicos eram os sonhos de qualquer pessoa, hoje em dia não é bem assim.
Os profissionais, principalmente os jovens, estão saindo das universidades com uma visão diferente do que querem em um trabalho. A estabilidade não é mais um fator que prende alguém a uma empresa, mas a motivação para criar e para exercer com dinamismo a sua função, além da satisfação com o ambiente de trabalho.
Ou seja, a empresa que pretende montar uma equipe eficiente com funcionários competentes e dedicados, precisa investir na qualidade do convívio entre os profissionais que atuam junto. Além disso, deve mostrar que existe liberdade e uma via de mão dupla entre empresa e funcionários.
Sem competição
Essa via de mão dupla significa que a empresa precisa do profissional, tanto quanto o profissional precisa do cargo oferecido. O trabalho em equipe precisa ser agradável sem competição entre setores ou entre membros de um mesmo projeto.
Valorize para ser valorizado
Um projeto bem executado, uma sugestão criativa bem pontuada e dedicação extra para que prazos e metas sejam cumpridas precisam ser exaltados quando necessários. Não estamos falando da empresa viver em função de agradar todos os funcionários que nela atuam, mas sim, nos momentos certos, exaltar aquilo que saiu do comum.
Um funcionário que vê seu empenho e a sua dedicação valorizadas e reconhecidas por seus superiores passa a sentir orgulho do local onde trabalha e, também, procura sempre se superar, mostrar que podem fazer melhor e busca os meios mais eficazes para isso. Quando falamos em valorizar não significa apenas com remuneração monetária, mas também com elogios públicos durante a reunião, a liderança de um projeto, a possibilidade de realizar um treinamento ou um curso como prêmio. Ou seja, mostre, a partir de resultados concretos, como a dedicação espontânea foi importante para a empresa.
Saia do comum
Pessoas motivadas trabalham mais e são os melhores veículos de marketing que uma empresa pode ter. Procure se aproximar daqueles que trabalham para você, caminhar lado a lado, perguntar a opinião para a solução de alguma crise ou mesmo na hora de fechar um contrato e demonstre ao profissional que ele é importante para a empresa
Não trate seus liderados como números e sim como peças-chave para o sucesso do todo, sirva de inspiração para eles por meio de exercícios de autoavaliação, de sugestão de melhorias, de pesquisas para saber se equipamentos e softwares estão de acordo com as demandas ou se é necessário se atualizar. A principal motivação que uma empresa pode oferecer aos novos profissionais disponíveis no mercado é a participação no crescimento da instituição e, consequentemente, a liberdade para que ele cresça como um profissional.