Item 0.5 onde é apresentado o que é Risk Based Thinking.
Item 3 Termos e Definições onde o conceito de risco é apresentado (muito semelhante ao conceito da ISO 31000)
Item 4.1 Compreendendo a organização e seu contexto
“ Neste requisito a organização deve determinar questões internas e externas aos seus propósitos e direcionamentos estratégicos e que possa afetar a sua capacidade de atender os resultados planejados do seu Sistema de Gestão da Qualidade. ”
4.4 Sistema de Gestão da Qualidade e seus processos
“Neste requisito a organização deve determinar riscos e oportunidades de acordo com o requisito 6.1, e planejamento e implementação das ações apropriadas para abordá-los em cada processo do SGQ.”
5.1.2 Foco no Cliente
“Neste Requisito a alta direção deve demonstrar liderança e comprometimento em relação ao foco no cliente, assegurando que: ……. b) Os riscos e oportunidades que podem afetar a conformidade dos produtos e serviços e a capacidade de atingir a satisfação dos clientes são determinados e alcançados. ”
6.1 – Ações para abordar Riscos e Oportunidades
“Neste item a organização precisará determinar risco e oportunidades que precisam ser trabalhados para:
a) dar garantia de que a o sistema de gestão da qualidade pode atingir seus resultados planejados;
b) prevenir, ou reduzir, efeitos indesejados;
c) alcançar a melhoria contínua.”
Além disso deve planejar ações para enfrentar esses riscos e oportunidades, implementá-las e avaliar sua eficácia.
8.1 Planejamento e Controle Operacional
“A organização deve planejar, implementar e controlar os processos, como delineado em 4.4, necessários para atingir os requisitos para o fornecimento de produtos e serviços e para implementar as ações determinadas em 6.1.”
8.3.3 Entradas de Projeto e Desenvolvimento
“A organização deve determinar:
…….
e) a potencial conseqüência de falha devido a natureza dos produtos e serviços “
8.5.5 Atividades de Pós Entrega
“Na determinação da extensão das atividades de pós entrega que são requeridas, a organização deve considerar:
…….
a) os riscos associados com os produtos e serviços; “
9.3 Análise Crítica pela Direção
“A análise crítica pela direção deve ser planejada e conduzida levando em consideração:
…….
d) a eficácia das ações tomadas para enfrentar os riscos e oportunidades (veja cláusula 6.1); ”
Profissionais que já tiveram contato com a ISO 31000 certamente terão facilidade em visualizar e compreender o que fazer quando essas informações forem confirmadas com a publicação da ISO 9001:2015.
Fonte: Cursos ISO.