Uma grande necessidade das Organizações é a retenção de seu conhecimento operacional. Possuir uma estratégia de construir novos aprendizados e preparar novas equipes é um dos maiores desafios. A SEGVIDA, em conjunto com seu Cliente, atuou na cultura empresarial, primeiramente desenvolvendo os procedimentos de SSOMA. Estes se tornaram a base do Manual Operacional – Saúde e Segurança no Trabalho e Meio Ambiente. Posteriormente, pra maior praticidade, foi desenvolvido também o Manual de Boas Práticas de bolso.
É importante compreender seu desenvolvimento, para visualizar sua complexidade. Os procedimentos SSOMAQ por atividades surgiram alinhando o processo de gestão de perigos e riscos e ferramentas de tratativa dos mesmos.
A Organização Cliente da SEGVIDA desenvolveu para cada atividade um procedimento específico com a descrição de todas as necessidades e análise de risco prévia. Foram integrados com o mapeamento das fontes de bloqueio de energia desenvolvida e atendimentos aos requisitos da ISO 9001, 14001 e OHSAS 18001 (atualmente ISO 45001), bem como às ações de emergências dentro deste processo.
O Manual é atualizado anualmente conforme o levantamento de perigos e riscos ou de acordo com a demanda que surge a partir da realização de treinamentos, solicitações dos grupos de estudos técnicos em SST, análises de falhas e/ou ICAMs ou legislação trabalhista. Fortalece a visão de que o comportamento seguro é o foco do aprendizado e orienta as equipes através das Matrizes de Fases e Peso.
O coordenador deste trabalho foi o responsável pela coordenação geral da Manutenção, para definição de suportes técnicos de um representante na área de Mecânica, Elétrica, Instrumentação e Contratadas. Nosso desafio foi construir procedimentos específicos dos principais serviços que geram complexidade em sua realização, ou demandam maior experiência para que sejam executado com maior segurança.
Após o desenvolvimento de todos os procedimentos das equipes, estes foram separados e criados os Manuais: Elétrica, Instrumentação, Mecânica e das Contratadas. Assim a tecnologia e estratégia também foram transmitidas e construídas em conjunto com as Empresas Terceirizadas. Para validação do conhecimento e por questões específicas, estes manuais foram escritos pelas equipes e em uma segunda fase validados pelas lideranças. Para gerar o aprendizado, este foi compartilhado por treinamento técnico às equipes, projeto estendido em conjunto com os Gestores das Empresas Terceirizadas.
O nível de satisfação de desenvolvimento desta complexa ferramenta chegou a 100% na avaliação gerencial e em média 98% na avaliação geral em seu desenvolvimento e renovação anual.