O EAD proporcionou diversos benefícios para as ações de educação corporativa. No entanto, assim como toda estratégia de uma empresa, é importante investir no planejamento das atividades e, nesse caso em especial, em fazer um bom roteiro de treinamento.
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Quer investir em educação empresarial online, mas não sabe como preparar os materiais? Descubra como criar os roteiros dos treinamentos e monte conteúdos assertivos para seus colaboradores!
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Planejamento: o segredo de qualquer treinamento
Nenhuma empresa sobrevive no mercado se não houver uma estrutura que a sustente e guie seus próximos passos. O mesmo ocorre quando os seus processos são feitos sem planejamento: os responsáveis pelas estratégias dão tiros no escuro, que dificilmente alcançarão os objetivos desejados e o setor provavelmente não vai atingir os resultados esperados.
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Deixar de investir em planejamento é sempre uma forma de desperdiçar tempo, recurso e esforços. E para o setor de Recursos Humanos este tipo de conduta pode resultar em sua desvalorização para os outros departamentos e direção. Cada ação precisa ser assertiva para provar que cada centavo investido na gestão de pessoas é fundamental para o bom desempenho de um negócio.
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E, de tantas estratégias, o treinamento corporativo é uma que gera resultados impressionantes. Essa ferramenta pode ajudar a melhorar a produtividade e qualidade do trabalho dos colaboradores, aprimorando suas competências técnicas, atualizando os conhecimentos na área e resolvendo lacunas em seu desempenho.
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No entanto, para atingir estes resultados, os treinamentos também precisam ser planejados: isso inclui definir os objetivos da estratégia; conhecer o perfil do público e desenvolver o roteiro das atividades — pensando o que é importante para o desenvolvimento profissional dos colaboradores e o que seria redundante.
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Esse cuidado vale tanto para os treinamentos presenciais como os online. Além disso, é importante que o RH saiba montar ações que resolvam as necessidades educacionais dos colaboradores, mas que também despertem seu engajamento nas atividades.
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E uma das formas de se fazer isso, e investir no planejamento e eficiência da estratégia, é tendo um cuidado especial com os roteiros dos treinamentos.
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Como Elaborar o Roteiro de Treinamento Online
Montar os conteúdos das atividades de educação corporativa no ambiente virtual pode ser mais fácil do que se imagina. Existem alguns passos que podem ajudar a produzir roteiros de treinamento que tragam informações essenciais e, ao mesmo tempo, despertem o engajamento dos funcionários que participam da ação.
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1- Descobrir as necessidades e objetivos de treinamento
Antes de montar os roteiros, é fundamental começar por investigar quais são as necessidades da equipe que passará pelo treinamento: quais são as lacunas de conhecimento que afetam seu trabalho? Quais competências devem ser fortalecidas para melhorar o desempenho de cada um? No que a empresa precisa melhorar em relação aos seus funcionários?
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Uma ferramenta ideal para fazer esse passo é o Levantamento das Necessidades de Treinamento (LNT) — que ajuda a identificar as lacunas, dificuldades e oportunidades no trabalho de cada funcionário para que o RH e lideranças possam montar estratégias assertivas para tornar a equipe mais produtiva e eficiente na empresa.
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Assim o treinamento irá sanar uma necessidade real do negócio e setores, gerando bons resultados no final.
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2- Pesquisa aprofundada
Após descobrir quais são as maiores necessidades de aprendizado das equipes, é a hora de arregaçar as mangas e pesquisar em profundidade os temas que serão abordados.
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O RH deve ter uma lista de fontes confiáveis para buscar as informações que irão pautar os treinamentos — como livros, artigos científicos, reportagens, blogs que tenham credibilidade — e assim ter materiais com conteúdos sérios e atualizados.
Essa pesquisa deve ser a mais vasta possível para evitar equívocos ou usar informações obsoletas. O cuidado de selecionar o que vai para o treinamento ou ficará de fora ocorrerá no passo seguinte.
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3- Defina os temas e tópicos obrigatórios
Todas as informações pesquisadas irão passar por uma peneira: deve-se separar aquilo que tem relevância para a empresa e às necessidades de aprendizagem das equipes, o que está atualizado, o que é fundamental e jamais pode ser ignorado.
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Após esta seleção é o momento de dividir todo conteúdo em temas e, depois, em tópicos, para organizar os assuntos e começar a enxergar como ficará cada parte do treinamento online.
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Nesse sentido, é preciso cuidar para não deixar uma atividade muito densa, em relação às informações abordadas, e outra superficial demais — é preciso encontrar equilíbrio para abordar as questões importantes de cada assunto, mas sem trazer conteúdos em excesso que irão cansar os funcionários e diminuir sua motivação nos estudos.
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4 – Cuidado com o formato e linguagem
Além de informativo, o roteiro dos treinamentos também deve ser desenvolvido pensando em como engajar o colaborador. Algumas estratégias de cursos online montam conteúdos com formatos menores para serem mais acessíveis aos estudantes. No dia a dia corrido e cansativo, dificilmente os funcionários terão ânimo para assistir vídeos de uma hora de duração por obrigação, por exemplo.
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Pensar em uma linguagem mais próxima e exemplos práticos, se tais condutas forem aceitas pelo público-alvo, é uma forma de tornar até mesmo os treinamentos expositivos mais dinâmicos — o que pode ajudar a melhorar o engajamento dos funcionários.
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Muitos profissionais de vídeo acabam tendo um cuidado especial com as frases de abertura e encerramento de suas produções, pois são momentos importantes para “fisgar” a atenção de quem está assistindo e estimular alguma ação específica no término do conteúdo. Esse detalhe é importante na hora de planejar o treinamento.
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Outra ideia é já incluir nos roteiros a possibilidade de usar formatos variados — como podcasts, infográficos, gamificação, entre outros — para tornar a experiência de aprendizagem mais rica e dinâmica, consequentemente mais engajadora. Claro, isso deve ser definido considerando o orçamento e estrutura que a empresa destinou para a estratégia e RH.
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5- Pensar nos mecanismos de avaliação
Vários treinamentos aplicam exercícios de fixação dos conteúdos abordados nas aulas. É preciso pensar qual será o formato dessas avaliações — teste tradicional, estudo de caso, dinâmica, gamificação, entre outros —, além de elaborar as questões e roteiro de cada atividade.
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Assim o RH poderá acompanhar o desempenho, evolução e dificuldades no aprendizado dos colaboradores, identificando lacunas e problemas na estratégia para aprimorá-la e fortalecer a gestão de pessoas.
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Todas estas etapas irão ajudar no momento de desenvolver os roteiros dos treinamentos online. No entanto, uma dica especial para aumentar os resultados dessa estratégia é investir em outras metodologias para tornar a atividade mais dinâmica, engajadora e, consequentemente, mais eficiente.
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Fonte: https://www.ludospro.com.br/blog/roteiro-de-treinamento