Trabalhadores expostos a substancias ototóxicas podem desenvolver doenças como a labirintite e até perdas auditivas, mesmo sem exposições a níveis de ruído elevado.
.
A hipoacusia ototóxica ou perda da audição ototóxica é a perda auditiva, do tipo neurossensorial, induzida por substâncias químicas de origem endógena ou exógena. O efeito ototóxico pode alcançar, também, com frequência, o aparelho do equilíbrio.
Para um diagnóstico eficiente de perdas auditivas neurossensoriais ototóxicas o Médico do Trabalho Examinador deverá possuir acesso a todo histórico das exposições ocupacionais do paciente a ruídos e agentes ototóxicos. Esse histórico deverá compreender os exames audiométricos juntamente com outros exames relacionados, anamnese do trabalhador, queixas, PPRA e levantamento ambiental do local de trabalho.
.
As medidas de controle ambiental com o objetivo de neutralizar ou reduzir as exposições a substancias ototóxicas a patamares seguros compreendem:
a) Enclausuramento de processos e isolamento de setores de trabalho, se possível utilizando sistemas hermeticamente fechados;
b) Aplicação das Normas de Higiene e Segurança Ocupacional de forma adequada;
c) Projeto e instalação de sistemas de ventilação exaustora adequados e eficientes;
d) Monitoramento sistemático das concentrações no ar ambiente;
e) Adoção de medidas administrativas ou de organização do trabalho, como por exemplo, redução do número de trabalhadores expostos e do tempo de exposição;
f) Medidas de limpeza geral dos ambientes de trabalho e facilidades para higiene pessoal (recursos para banhos, lavagem das mãos, braços, rosto e troca de vestuário);
g) Fornecimento de EPI;
h) Substituição de substancias por outras atóxicas ou de menor toxidade.
.
As medidas preventivas de medicina ocupacional para prevenção das patologias são:
a) Avaliação clínica com pesquisa de sinais e sintomas otoneurológicos, por meio de protocolo padronizado e exame físico criterioso;
b) Exames complementares orientados pela exposição ocupacional;
c) Informações epidemiológicas;
d) Análises toxicológicas;
e) Afastamento imediato do trabalhador do ambiente de trabalho contaminado até que as medidas de segurança do trabalho sejam executadas e comprovadas como eficazes.
Dentre outros critérios estabelecidos pela NR-07 a perda auditiva ocupacional é sempre bilateral.
.
Agora é só agendar com a SEGVIDA uma consultoria gratuita sobre este importante trabalho. Nosso foco? Assessorar tecnicamente as Organizações no processo de Gerenciamento de Risco Químico pela #HIGIENEOCUPACIONAL é o foco da #SEGVIDA, que contribuirá de forma relevante com o processo de cuidado e preservação da saúde no ambiente operacional! Saber o que fazer, com segurança e saúde preservada, com certeza define resultados, alinhamento de processos e acolhe os colaboradores com maior assertividade!
.
Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.
NOSSOS CONTATOS:
✅WhatsApp: (31) 98473-4618.
☎️: (31) 3817-4149 – Brasil