fbpx

Com o desafio de unificar todos os dados trabalhistas, tributários e previdenciários das empresas brasileiras, o sistema eSocial, criado em 2014 por meio do decreto 8.373/2014, veio se transformando ao longo dos anos. principais objetivos da Gestão de SST no eSocial simplificado.
.
Com mudanças significativas, e outras nem tanto, o objetivo dessas alterações constantes é facilitar o acesso à informação e fiscalização, além da modernização desses processos.
.
Sendo assim, o envio de dados dos empregados e estagiários está passando por mais mudanças, devido ao novo layout conhecido como eSocial Simplificado, que pretende substituir a anterior e, assim, desburocratizar esse sistema de registros a partir deste ano.
.
Para que seu negócio atue de forma correta e eficaz com esse novo modelo, é importante que você atente para os 3 principais objetivos da Gestão SST no novo eSocial.
.
⦁ Informar com qualidade
As informações sobre a saúde do trabalhador no período de vínculo empregatício deverão constar no eSocial. Isso inclui avaliações clínicas e exames complementares com respectivas datas e conclusões.
.
Isso será obrigação do empregador, da cooperativa, do Órgão Gestor de Mão de Obra e de sindicatos de trabalhadores avulsos não portuários.
.
Além disso, os órgãos públicos em relação aos seus empregados contratados pelo regime da CLT, também devem enviar esses dados. O prazo para isso é até o dia 15 (quinze) do mês subsequente ao da realização do exame respectivo.
.
Resumindo, este evento está relacionado com a área médica, com os exames periódicos e ASO do trabalhador, que também estará relacionado ao S-2240 e ao S-2230, que são os afastamentos temporários (acima de 3 dias). A exceção desta obrigação é somente para o caso de servidores públicos não celetistas.
.
Evite multas e transtornos para a empresa
Diante disso, e de diversas outras regras que você precisa se preparar para cumprir, a qualidade das informações vai determinar se haverá transtornos no futuro, como multas, indenização, perdas em ações judiciais.
.
Se você emite LTCAT com conclusão equivocada sobre a aposentadoria especial de algum colaborador, está assumindo sérios problemas com o Governo ou o advogado do trabalhador.
.
Todas são questões que precisam estar na mente dos gestores de empresa, de SST, de Recursos Humanos. Mas o que é fundamental é se questionar se a organização está, de fato, preparada para quando chegarem tais modificações.
.
Até porque não quer dizer que, uma vez iniciado, o eSocial no âmbito de SST será imutável: novidades, alterações, sempre podem surgir ao longo do tempo. E se isso ocorrer amanhã ou daqui a cinco anos, o que vai determinar o impacto negativo ou positivo sobre seu negócio será o nível de preparo que definirá sua capacidade de adaptação.
.

  1. Cumprir os prazos adequadamente
    Cada evento tem um prazo específico, ou seja, não será tão simples enviar as informações, visto que demanda tempo, organização e o mínimo de falhas para adequação.
    .
    A gestão que tanto falamos e que será decisiva para sua empresa em um futuro próximo é o que facilitará esse trabalho.
    .
    NRs: mudanças em SST requerem atenção
    Quando se trata de Segurança e Saúde dos Trabalhadores, o mais importante não é atender a quesitos, conceitos, práticas, termos burocráticos, e sim cuidar para que todos estejam, de fato, em um ambiente seguro e salutar de trabalho.
    .
    A afirmação parece óbvia, mas precisa ser feita, especialmente no âmbito da revisão das Normas Regulamentadoras (NRs), que vem no sentido de deixar ativo o que realmente impacta na manutenção de ambientes saudáveis, atividades, locais e formatos seguros de trabalho.
    .
    A simplificação também está na essência deste processo, já que critérios, termos e obrigações das NRs foram tornados mais facilmente compreensíveis, e, principalmente, mais facilmente executáveis.
    .
    Fique por dentro das mudanças em andamento nas NRs.
    .
  2. Evite o desperdício de recursos
    Por fim, e não menos importante, é fundamental que esse processo de envio dos dados do trabalhador tenha menos desperdício de recursos. Seja em retrabalho ou até mesmo na contratação errada de uma ferramenta.
    .
    Processos eficientes serão ainda mais decisivos a partir de agora. Automatizar tarefas é a chance de as empresas levarem o negócio para outro patamar no que tange SST.
    Um software de gestão especializada de SST pode auxiliar nesses envios de informações e na otimização dos recursos? Absolutamente sim.
    .
    Para o fabricante de software especializado em SST, alterações do sistema para acompanhamento de mudanças, sejam elas relativas ao eSocial, sejam elas relativas a quaisquer outros campos deste segmento, são parte do cotidiano de trabalho.
    .
    E, para a empresa usuária, contar com um fornecedor desta espécie é fundamental não apenas do ponto de vista econômico, vista a redução de custos em adaptações, mas também do âmbito de gestão, uma vez que utilizar um sistema especializado trará mais segurança e garantia de compliance aos trâmites de SST em todas as instâncias com que a empresa se relaciona.
    .
    Agora é só agendar com a SEGVIDA uma consultoria gratuita sobre este importante trabalho. Nosso foco? Assessorar tecnicamente as Organizações no processo de Gerenciamento do ESOCIAL, que contribuirá de forma relevante com o processo de Gerenciamento em SST das Empresas! Saber o que fazer, com segurança e saúde preservada, com certeza define resultados, alinhamento de processos e acolhe os colaboradores com maior assertividade, como sistematiza os processos de SST!
    .
    Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.
    NOSSOS CONTATOS:
    ✅WhatsApp: (31) 98473-4618.
    ☎️: (31) 3817-4149 – Brasil
    📧: comercial@segvidamg.com.br
    .

SEGVIDA #esocial #SST #softare #NRs #LTCAT

.
Fonte: https://rsdata.com.br/os-3-principais-objetivos-da-gestao-de-sst-no-esocial-simplificado/