Para Condomínios, tenha um diferencial competitivo!
Dimensionamento de Mercado e campo de atuação. O Brasil possui milhares de condomínios, somente no estado de São Paulo esse número passa de 55 mil, condomínios horizontais e verticais, e a busca por profissionalizar a atividade de síndico tende a aumentar, só em 2017 foi registrado um aumento de 25% em relação ao ano anterior.
.
Papel do Síndico
As funções de um síndico em um condomínio são diversas, entre elas, gerir conflitos, administrar contas em geral, cuidar da manutenção, gerir funcionários e profissionais que prestam serviços para o condomínio entre outras.
.
Aspectos de Saúde e Segurança do Trabalho
Uma das responsabilidades dos profissionais desse setor é quanto ao atendimento das Normas de Saúde e Segurança do Trabalho, para proteção legal dos condomínios e profissionais que nele atuam.
.
Pois, todos os profissionais, contratados ou terceiros, que realizam alguma atividade dentro de condomínios ou para condomínios, estão com sua saúde e integridade física sob a responsabilidade do gestor da empresa.
.
Mas quais são esses aspectos?
Todo condomínio precisa estabelecer:
- Controlar a documentação emitida para o eSocial (Atenção para atualizações!);
- Um Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA atualizado anualmente;
- Um Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional – PCMSO atualizado anualmente;
- Controle de entrega de EPIs para seus funcionários e eventuais prestadores de serviços;
- Treinamento e fiscalização quanto o uso de EPIs;
- Treinamento e fiscalização na realização de atividades de risco: Trabalho em altura (exemplo limpeza de janelas) , elétrico (manutenção, mesmo para terceiros), Segurança patrimonial, e outros;
- Estabelecer condições mínimas de conforto;
- Sinalização;
- Controle de Extintores;
- Laudo de bombeiros – AVCB;
- Estabelecer Brigada, CIPA e SESMT ( de acordo com o tamanho do condomínio);
- Gestão dos Exames médicos;
- E outras atividades específicas de acordo com cada estabelecimento.
.
Explicando um pouco mais:
Caso o condomínio possua funcionários, regidos pela CLT ou Terceiros, como portaria, limpeza, manutenção, é necessário emitir PPRA, PCMSO, PPP, Procedimentos de Trabalho, CAT.
.
Entregar, gerir e treinar quanto o uso de EPIs. NRs 5, 6, 7, 9, 10 e 35.
Realizar treinamentos para atividades em altura, quando houver; uso de produtos de limpeza, quando possuir substâncias pertencentes a NR 15 (Insalubridade), cuidados com a segurança em atividade perigosa (portaria).
.
Orientar sobre aspectos ergonômicos. NR 15,16,17.
Fazer controle dos Extintores, Sinalização de segurança no prédio, sistemas de rota e fuga em caso de emergência. NRs 23, 24, 26. .
.
Com o eSocial os condomínios passam a enviar todas as informações para o Ministério do Trabalho, são dados sobre os aspectos de segurança do trabalho, que visam facilitar a fiscalização e controle do atendimento a essas especificações.
.
A diferença em criar e gerir os documentos
Todos esses documentos devem ser gerados e assinados por profissionais do setor de saúde e segurança: Engenheiros, Técnicos, Médicos, que possuem conhecimento para orientar sobre quais são as melhores práticas de gestão.
.
O controle desses documentos, quando a cargo do síndico, pode sobrecarregar suas atividades, além de gerar desperdícios de recursos. Mas sabemos que, muitas vezes, o próprio síndico ou responsável pelo condomínio, que fazem a gestão desses documentos.
.
Por isso é importante que o síndico, responsável ou morador do condomínio responsável por esses documentos, devem estar atentos as necessidades, demandas e novidades do mercado.
.
Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.
NOSSOS CONTATOS:
✅WhatsApp: (31) 98473-4618.
☎️: (31) 3817-4149 – Brasil
📧: comercial@segvidamg.com.br
.
#SEGVIDA #gestãodesegurança #condominio #SST #SSO #administrar
.