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O que são?

Fala-se muito sobre indicadores de Desempenho nas organizações e vários esforços são gerados para a construção de uma base de indicadores que demonstre claramente os resultados de uma organização. Neste artigo explicaremos alguns pontos que são necessários para bons resultados desta metodologia.

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Basicamente indicadores de desempenho são indispensáveis para alinhar as estratégias empresarias aos resultados alcançados, em outras palavras, uma empresa que tem em sua estratégia comercial a pontualidade na entrega e/ou execução dos serviços só poderá perceber se isso ocorre caso haja uma medição do processo ponta a ponta, desde o pedido comercial até a nota fiscal de entrega.

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Por isso medem os processos da organização para auferir se durante o processo os tempos e operações padrões estão sendo executado conforme esperado, percebemos neste ponto o alinhamento da estratégia da Liderança executiva com as operações da empresa e o resultado atingido.

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O CBOK Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio explica que todo o processo tem uma métrica e medição associadas com o trabalho ou saída do processo que é executada e essas tem as seguintes dimensões:

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Tempo: é uma métrica da duração de um processo;

Custo: é uma métrica do valor monetário associado a um processo;

Capacidade: é o montante ou volume de uma saída, produto ou serviço viável associado a um processo, em outras palavras, seria a capacidade de produção do processo em questão;

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Qualidade: é geralmente expressa como um percentual do real em relação ao ótimo ou máximo em termos de processo e pode ter várias formas, sendo ? satisfação, variação, erro ou taxa de defeito.

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Outras métricas praticadas no mercado são derivadas das quatro dimensões citadas acima.

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Ainda segundo o CBOK, métricas, também chamadas de indicadores-chave de desempenho têm 12 características:

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Indicadores-chave de Desempenho:

1. Alinhamento

KPIs estão sempre alinhados com objetivos e estratégias corporativas.

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2. Prestação de Contas

Todo KPI “pertence” a um indivíduo ou grupo da área de negócio que é responsável pelo seu resultado.

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3. Previsibilidade

KPIs medem valores de negócio e desempenho desejado.

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4. Acionável

KPIs são populados com dados atuais e acionáveis de modo que usuários possam intervir e melhorar o desempenho antes que seja tarde demais.

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5. Poucos em número

KPIs deveriam focar em usuários e em algumas poucas atividades de alto valor ou na efetividade geral do processo.

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6. Fácil de entender

KPIs deveriam ser diretos, não baseados em índices complexos que gerentes não sabem como influenciar diretamente.

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7. Equilibrada e conectada

KPIs devem equilibrar e reforçar um ao outro e não competir e confundir. Do contrário, irá degradar desempenho de processo.

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8. Transformativa

Um KPI deve provocar uma reação em cadeia de mudanças positivas na organização, especialmente quando é monitorado por um gestor de processo ou dono de processo.

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9. Padronizada

KPIs são geralmente mais efetivos quando estão baseados em definições, regras e cálculos padronizados, de modo que possam ser integrados em diferentes painéis ao longo da organização utilizados para benchmarking dentro do segmento de negócio e entre segmentos de negócio.

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10. Orientada a contexto

KPIs colocam desempenho no contexto ao aplicar alvos e limites de modo que usuários podem medir seu progresso no tempo.

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11. Reforçada

O impacto de KPIs pode ser aumentado quando associados com remuneração e incentivos.

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12. Relevante

KPIs gradualmente perdem seu impacto ao longo do tempo e, por isso, devem ser revisados e renovados periodicamente.

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Agora que você conhece um pouco mais sobre o assunto, num próximo artigo iremos explicar quais são as etapas para implementar indicadores nas empresas e como gerar remuneração por desempenho com base nos resultados.

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Fonte: https://blogdaqualidade.com.br/o-que-sao-indicadores-de-desempenho-2/