fbpx

17 de maio: Dia Mundial da Hipertensão Arterial conscientiza sobre doença!

17 de maio: Dia Mundial da Hipertensão Arterial conscientiza sobre doença!

.

Nesta segunda-feira (17/5), celebra-se o Dia Mundial da Hipertensão Arterial, data escolhida para promover a conscientização a respeito da doença. A hipertensão arterial – ou pressão alta – é um problema bastante comum, que atinge mais de 38,1 milhões de brasileiros com mais de 18 anos, número que equivale a 23,9% da população dessa faixa etária, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019. Os dados também revelam que a incidência aumenta conforme a idade, chegando a 62% na população acima de 75 anos.

.

No país, morrem anualmente cerca de 350 mil pessoas em consequência de doenças cardiovasculares, e a maioria tem como uma das causas a hipertensão arterial, que precipita 80% dos casos de acidente vascular cerebral (AVC) e também aumenta a ocorrência de infartos, aneurismas arteriais e até insuficiência renal, além da relação com a disfunção erétil.

.
Com a pandemia, é uma situação que pode se agravar. Pessoas hipertensas, com a pressão arterial descontrolada, estão entre o grupo com mais chance de manifestar complicações com a COVID-19, assim como outros desequilíbrios também predispõem a um quadro mais severo da infecção pelo coronavírus, como obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares pré-existentes.

.

A pressão alta é um quadro de saúde prefeitamente controlado com hábitos saudáveis, também pela utlização adequada da medicação, quando se faz necessária. Estudos atuais traçam um paralelo sobre as formas de prevenir o problema e o isolamento social. Com muita gente confinada, é comum que uma alimentação equivocada se torne uma válvula de escape e, ao lado do sedentarismo, é uma situação que maximiza a possibilidade de descontrole da pressão arterial. Resistir às tentações e se alimentar em horários regulares é de extrema importância.

.

CUIDADOS PARA UMA BOA SAÚDE

– O tabagismo aumenta o risco de doenças cardiovasculares e é apontado como fator negativo no controle de hipertensos

.

– Pre%uFB01ra sempre os alimentos frescos e limite as refeições congeladas, embutidas e enlatadas

.
– O excesso de peso pode aumentar a pressão em 30%, além de di%uFB01cultar o controle nos hipertensos

.

– Limite o consumo diário de álcool a 1 dose (mulheres) e 2 doses (homens)

.
– Faça pelo menos 30 minutos de atividade física por dia, que pode ser dividido em dois períodos de 15 minutos ou três de 10 minutos.

.

A @SEGVIDAMG, unida a sua parceira em saúde a @faculdadedinamica, traz este importante tema para reflexão e assim gerar uma oportunidade pela educação de transformar comportamentos e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores. Dissemine este vídeo e campanhas educativas sobre o tema, presente no LINKEDIN SEGVIDAMG e gere assim uma melhora na saúde ocupacional de suas equipes, com o alinhamento de processos e acolhendo os colaboradores com maior assertividade, gerando o conforto necessário do cuidado a vida, tão importante neste momento de #pandemia!

.

Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.

NOSSOS CONTATOS:

✅WhatsApp: (31) 98473-4618.

☎: (31) 3817-4149 – Brasil

📧: comercial@segvidamg.com.br

.

#SEGVIDA #SST #SSO #hipertensão #COVID19 #prevenção #importância  

.

Fonte: https://www.em.com.br/