fbpx

APR, GRO e a Fábula do vendedor de sapatos

A chegada do GRO pode (não quer dizer que será) um divisor de águas para nós profissionais de SST. Já te digo por quê. Antes, vou te contar uma fábula.

.

Era uma vez uma indústria de calçados que desenvolveu um projeto de exportação de sapatos para a África. Mandou dois de seus consultores a pontos diferentes do país para fazer as primeiras observações do potencial daquele futuro mercado.

.

Depois de alguns dias de pesquisa, um dos consultores enviou uma mensagem para a direção da empresa:

“Chefe, cancele a produção, pois aqui ninguém usa sapatos”.

Sem saber dessa mensagem, o segundo consultor mandou à direção da empresa a seguinte observação:

.

“Chefe, triplique a produção, pois aqui ninguém usa sapatos”.

Moral da História: Tudo depende do ponto de vista. De como você irá se posicionar.

Alguns dias atrás, numa apresentação sobre a estrutura básica de uma APR, fui perguntado se neste documento deveria constar as soluções para riscos e não conformidades encontradas.

.

A resposta passa por onde você quer que sua análise vá parar. Numa gaveta ou numa reunião estratégica da empresa.

.

Se você está se propondo apenas cumprir uma normativa, um estudo protocolar, reembalar o PPRA e chamar de PGR, e continuar fazendo mais do mesmo, te responderia que não. Não perca seu tempo tentando entender o contexto para ter subsídio para propor solução. Afinal, até então, no mercado de SST ninguém usa sapatos.

.

Agora, se você quer fazer parte do time que defende o mercado de SST como estratégico, que sabe que melhorias e ajustes trazem não só segurança, mas eficiência para o processo, te responderia que sim. A empresa anseia por um mapeamento que traga caminhos, prioridades e soluções. As empresas não veem a hora de encontrar vendedores de sapatos.

.

Tenho para mim, que uma APR bem-feita será suficiente para propor a maioria das soluções. É disso, só disso, que a empresa precisa.

O divisor de águas passa por estes questionamentos. Vamos continuar fazendo mais do mesmo ou vamos nos propor à uma SST de resultado? Vamos continuar refém da norma ou vamos além dela? Análise pela análise ou análise com foco na solução?

.

A SEGVIDA ESTÁ PRONTA PARA ATENDER A TODAS AS EMPRESAS COM QUALIDADE, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONFIANÇA. Com EQUIPE ESPECIALIZADA, profissionais experientes, laboratório completo e uma competência de 25 anos, para a construção de uma cultura prevencionista e uma gestão assertiva, simplificada e direcionada a necessidade de cada Organização e seus processos. Conheça o processo de Gerenciamento de Risco desenvolvido pela SEGVIDA. Temos vários desafios a vencer juntos!

.

Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.

NOSSOS CONTATOS:

✅WhatsApp: (31) 98473-4618.

☎: (31) 3817-4149 – Brasil

📧: comercial@segvidamg.com.br

.

#SEGVIDA #SST #SSO #GRO #APR #PPRA #PREVENÇÃO #SEGURANÇADOTRABALHO #GESTAO

.

Fonte: https://rsdata.com.br/apr-gro-e-a-fabula-do-vendedor-de-sapatos/