Lista atualizada de máquinas
Este documento é uma lista de todas as máquinas contendo por exemplo: Nome, localização, potência ou capacidade, categoria segundo análise de risco.
.
O objetivo deste documento é ter um panorama geral das máquinas e riscos existentes na fábrica, com ele classificar a prioridade no plano de ação de redução de riscos ou até na fiscalização pelo fiscal do Ministério do Trabalho
.
Localização com representação esquemática
Esta Representação Esquemática deve conter a posição das máquinas na fábrica, para atendimento NR12 não é necessário que represente a escala precisa. Você pode incrementar algumas informações como posição dos operadores, fluxo de processo e material ou até mesmo variações ferramentais
.
Com a Representação Esquemática e Inventário prontos, podemos chegar à cada uma das maquinas mais rapidamente e sem necessidade de conhecer a planta.
.
Análise de Risco
Este é o item mais importante dentre os que estou falando aqui, pois nele estarão mapeados os riscos existentes na máquina, e com ele dará as ações para redução dos riscos.
A análise de risco é exigida pela NR12 mas não é o documento que te dirá o que está atendendo ou não, esta indicação é dada no Diagnóstico que falarei em seguida.
.
Para executar a Análise de Risco devemos utilizar Norma Brasileira NBR ISO 12100:2013 que é a norma sobre Segurança de máquinas – Princípios gerais de projeto e Apreciação e redução de riscos
.
E também a norma internacional ISO/TR 14121-2:2012
É muito importante que o profissional que faça a Análise de Risco elabore segundo estas normas. Para comprar esta norma deixo 2 links na descrição do vídeo. Uma da ABNT e outra da Target.
.
Este documento deve ter um engenheiro como responsável técnico com registro no Crea, ou seja, uma ART, Anotação de Responsabilidade Técnica
.
Diagnóstico
Neste documento será apontado todos os pontos que estão atendendo ou não a NR12 e também os itens que não se aplicam. Deverá conter no mínimo o item da NR12 correspondente, uma evidência e o diagnóstico.
.
A confusão com a Análise de Risco está que a NR12 indica o COMO deve ser uma proteção móvel e fixa, por exemplo, e na Análise de Risco aponta a NECESSIDADE da proteção para redução do risco.
.
Plano de Ação
Este documento não é exigido pela NR12, mas na minha visão é indispensável para se conseguir executar a adequação da NR12 e redução do risco da máquina.
Este plano apontará ações de origem da Análise de Risco e do Diagnóstico, neste plano deverá conter no mínimo:
.
Manuais de operação e manutenção
Os manuais devem acompanhar as máquinas compradas, e segundo o código do consumidor brasileiro, deverá estar em língua portuguesa.
Você pode pensar: Espera um pouquinho, pensei que fosse a NR12 que exigisse isso…
Você está certo e errado, pois está pedido nos dois lugares
Estes documentos são base para o manuseio da máquina seja pelo operador ou pela equipe de manutenção.
.
A SEGVIDA possui um departamento de Consultoria Técnica, que realiza suporte técnico para assessorar as empresas em todas as necessidades legais, incluindo a adequação à NR12. Nosso foco? Desenvolver ferramentas e ações que auxiliem no cuidado da saúde e segurança do trabalho e com isto a qualidade de vida, o que contribuirá de forma relevante com o processo de cuidado e preservação da vida no ambiente operacional! Solicite-nos um orçamento, materializando soluções e transformando realidades!
.
Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.
NOSSOS CONTATOS:
✅WhatsApp: (31) 98473-4618.
☎: (31) 3817-4149 – Brasil
📧: comercial@segvidamg.com.br
.
#SEGVIDA #SST #NR12 #documentos #analise #planodeação
.
Fonte: https://www.nr12semsegredos.com.br/documentos-minimos-atendimento-nr12/