fbpx

Para tanto, iniciou a conversa com a frase do ator francês Pierre Dac: ‘O futuro é o passado em preparação’.  “Por isso, há uma questão para nós: qual é nosso legado, herança?  Como seremos olhados? Quem voltar ao passado vai nos ver como pessoas que fizeram o que na formação das novas gerações?”, questionou o filósofo. Como base para a conversa que teceu a partir de então, citou três de suas 43 publicações – Nós e a Escola, Agonias e Alegrias; Educação, Convivência e Ética e, por fim, Família – Urgências e Turbulências – e destacou a importância do trabalho de parceria entre casa-escola para que este futuro seja desenhado da melhor forma.

.

Pai ‘de vários e avô de vários’, como se define, Cortella começou dizendo que cansou de ver pais e mães se subordinarem a seus filhos. “Isto é uma relação de subordinação quase que de submissão a uma nova geração que é magnífica, é especial, mas não pode ser deseducada, não pode ter má-formação em função de pais e mães que se acovardam face à necessidade de ter empenho, esforço e disciplina”, alertou.

.

E revelou que tem muita coisa que, por medo, não sabe fazer, como dirigir, por exemplo. “Mas não confunda medo com pânico. Medo é estado de alerta. Ter medo de cuidar de criança e adolescente é normal, é uma atividade ultracomplexa. Tem um monte de coisa que não faço (bem). Nem todos de nós têm toda habilidade, a única possibilidade é nos juntarmos.” E acrescenta: “Como diz um dos nossos maiores poetas, Manoel de Barros, ‘tenho o privilégio de não saber quase tudo’. Isto é abrir a cabeça para aquilo que renova a nossa percepção, a nossa vida. Atualizar disponibilidade para conhecer o que ainda não conhece”. É um pensamento que vale para todas as esferas. 

.

E uma das sugestões que desenhou para os educadores, para que eles consigam chegar ao aluno de maneira permanente, é causar o ‘espanto’. É o que o Aristóteles chamava de admiração (‘mira à distância, olha e se espanta’). “É essencial produzir nos nossos alunos e alunas um afeto pelo conhecimento e o espanto. Isto é, aquilo que encanta. Quantas professoras que você teve que te encantavam? E isso só vai acontecer se a gente se preparar para isso.” Cortella admite, no entanto, que no século XXI é um pouco mais difícil causar tal efeito, até por conta da velocidade das informações, fomentadas[M1]  pela tecnologia. 

.

Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.

NOSSOS CONTATOS:

✅WhatsApp: (31) 98473-4618.

☎: (31) 3817-4149 – Brasil

📧: comercial@segvidamg.com.br

.

#SEGVIDA #SST #futuro #preparação #transformação #realidade #

.

Fonte: http://www.diaadiarevista.com.br/