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Muito se diz a respeito dos desafios que a logística brasileira enfrenta para atender às demandas das empresas, seja para importar ou exportar seus produtos, seja para garantir a distribuição destes pelo país, mas há outro fator de igual importância para reter os clientes nos dias de hoje e que, de certa maneira, também representa um desafio logístico: o bom atendimento.

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O papel do atendente é cada vez mais decisivo nos processos de venda e no atendimento em geral, especialmente frente à concorrência e ao alto nível de exigência do cliente/consumidor pela excelência nesse atendimento.

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O que esperar de um bom atendimento?

O compromisso com a qualidade nesse serviço, seja presencial ou por telefone, é tão importante que se torna um dos pilares para consolidar a relação entre clientes e empresas. Ser bem atendido e bem tratado é o mínimo que se espera da empresa com quem entramos em contato.

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Além disso, pontualidade na entrega, agilidade em processos como trocas de mercadorias, tempo de espera de uma resposta ou mesmo de um atendimento, demonstração de interesse em solucionar problemas, gentileza e honestidade, são fatores que ajudam o cliente a construir sua percepção positiva ou negativa de uma empresa. E tudo isso é, de certa forma, um grande desafio logístico.

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O Brasil enfrenta graves problemas em sua infraestrutura logística e todos sabemos disso, contudo, próximos à realização da Copa do Mundo ficamos perplexos com o despreparo geral no atendimento aos clientes nos mais diversos setores e serviços, algo que requer atenção imediata para minimizar transtornos durante o evento.

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Cuidado com a ira do cliente

Focar exclusivamente no faturamento e deixar de lado a figura do cliente e o bom atendimento que deve ser prestado é um grave erro, pois abre portas para a concorrência. Além disso, nos dias de hoje, as redes sociais propagam facilmente informações que podem manchar de forma indelével a reputação de uma empresa, por maior que ela seja.

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Contudo, caminhar no sentido inverso a tudo isso, ou seja, prover mecanismos que favoreçam um atendimento de qualidade aos seus clientes nas cidades em que sua empresa atua é garantir a sua fidelidade e uma demonstração de respeito e consideração da empresa por quem ela atende.

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Sem dúvida, uma das estratégias de marketing mais efetivas para consolidar a sua marca junto aos seus clientes e consumidores.

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Fonte: https://www.bloglogistica.com.br/mercado/logistica-de-um-bom-atendimento/