Em 2015, 612.632 casos de acidentes foram registrados. Vários fatores influenciaram esse cenário, como o despreparo dos funcionários e a ausência de equipamentos para proteção individual (EPIs) adequados. A falta de notificação de acidentes mais leves também é outra questão levantada por especialistas, já que os casos mais graves dificilmente são ocultados.
.
De qualquer forma, o profissional de segurança do trabalho tem um papel muito importante nesses casos. Ele deve atuar com eficiência, mostrando a importância da segurança em seu local de trabalho. E a proteção das mãos é um assunto que você deve analisar com muita cautela e cuidado. Porém, muitos se esquecem disso e colocam em risco a integridade dos seus funcionários.
.
Dessa forma, este post vai ajudá-lo a entender um pouco mais sobre essa questão. Mostraremos a origem desse problema e como é possível melhorar os resultados obtidos com o uso de estratégias e EPIs corretos. Confira!
.
Qual é a importância da proteção das mãos?
A mão do ser humano é responsável por várias funções em seu dia a dia. Muitos especialistas consideram-na tão importante quanto o cérebro. O movimento de pinça e a capacidade de pegar objetivos são funções extremamente importantes para qualquer pessoa.
.
Apesar disso, poucos se preocupam com a proteção das mãos. Perder o movimento ou o tato nos dedos é algo que altera profundamente a vida de um indivíduo. Além do mais, várias atividades laborais são realizadas por elas. Dessa forma, elas merecem toda atenção e todo cuidado.
.
Em muitos casos, os tratamentos e processos de recuperação são lentos e dolorosos, afastando o trabalhador por muito tempo do seu posto. Situações mais extremas precisam ser resolvidas com próteses, lembrando que elas reparam os danos visuais, mas não os funcionais.
.
Nessas horas, todos os envolvidos saem perdendo, e você deve evitar esses problemas a qualquer custo.
.
Quais são as principais causas de acidentes com as mãos?
A indústria é um segmento de trabalho que oferece vários riscos aos seus trabalhadores. Isso acontece porque existem vários equipamentos e sistemas de grande porte que trabalham com altas temperaturas e forças mecânicas. Um trabalhador despreparado e que não utiliza as técnicas corretas pode sofrer sérios acidentes ao menor descuido.
.
As principais causas de acidentes são:
- uso inadequado de equipamentos de proteção individual
- falta de atenção
- compartilhamento de EPIs
- falta de processos de manutenção
- existência de riscos não controlados no ambiente
- uso de máquinas e ferramentas defeituosas
- ausência de diálogo e treinamento
- desrespeito às normas de segurança
.
Os cortes com lâminas e objetos cortantes também agravam essa situação. Alguns trabalhadores acreditam que dominam completamente as suas funções e que nada de errado pode acontecer.
.
As máquinas de corte utilizadas na indústria seccionam elementos mais resistentes do que a mão humana, como aço e metal. Dessa forma, um simples toque é suficiente para causar danos irreparáveis.
.
Lembre-se, também, que existem diversos elementos químicos adotados no ramo industrial que também provocam acidentes. Em todas as situações, os riscos devem ser controlados e conhecidos por um profissional especializado em segurança do trabalho, que entende a legislação e presta serviço de qualidade.
.
Quais EPIs são os mais indicados para esses casos?
Existem, de fato, várias questões que devem ser analisadas antes que você tome qualquer tipo de atitude para a proteção das mãos.
.
Primeiramente, é necessário entender o ambiente de trabalho e como funcionam todas as atividades do processo produtivo. Após isso, você deve descobrir os riscos laborais e as consequências que a falta de proteção adequada pode causar.
.
Com essas informações em mãos, você consegue adotar medidas eficientes e que protegem todos os funcionários da equipe. A realização de um planejamento é outra medida essencial, como a estratégia de higiene ocupacional para agentes químicos.
.
O uso de EPIs já não é mais um diferencial, e sim uma premissa para garantir tranquilidade. Portanto, faça com que todos utilizem luvas adequadas para cada tipo de atividade específica.
.
Por exemplo, a luva de proteção condutiva deve ser utilizada por trabalhadores que realizam manobras em contato com partes energizadas. Já a luva de PVC é aplicada para proteger o contato com solventes, óleos, graxas e ascaréis.
.
A partilha de EPIs entre funcionários é uma prática errada e que deve ser evitada em sua gestão. Fique muito atento para supervisionar as luvas antes e depois de cada uso, buscando sinais de deterioração, ressecamento, descoloração e orifícios.
.
Esses fatores indicam que é necessário trocar os equipamentos, assim como igualmente importante é lavar as mãos antes e após o uso das luvas.
.
Existem outras maneiras para melhorar o desempenho da equipe?
A rotina de trabalho de um técnico de segurança do trabalho é repleta de desafios e obrigações. Ele deve utilizar o diálogo como a sua principal ferramenta, sempre informando e espalhando conhecimento para a sua gestão.
.
É preciso, também, realizar treinamentos para atualizar os trabalhadores com as melhores técnicas e os EPIs que o mercado tem a oferecer. O respeito às normas regulamentadoras é outra questão muito importante. Elas determinam as medidas e os procedimentos que devem ser utilizados em seu negócio.
.
Desse modo, fique muito atento às suas atualizações e veja como é possível aplicá-las em sua rotina de trabalho. Não se esqueça de contar com um fornecedor de equipamentos de segurança de qualidade e preferencialmente com bastante experiência no mercado.
.
Essa simples atitude transmite confiança e tranquilidade para a sua tomada de decisões, sem que a integridade dos colaboradores seja colocada em risco. Tenha em mente que um produto de qualidade deve ser certificado pelo Inmetro. Por isso, evite improvisações e não caia em propostas milagrosas principalmente as que estiverem com preço muito abaixo do mercado.
.
Agora é só agendar com a SEGVIDA uma consultoria sobre este importante trabalho. Nosso foco? Dar suporte técnico, o gerenciamento dos riscos e assim auxiliar na gestão em segurança e saúde com ferramentas assertivas de educação, avaliação dos ambientes, controle documental o que contribuirá de forma relevante com o processo de cuidado e preservação da saúde no ambiente operacional! Saber o que fazer, com segurança e saúde preservada, com certeza define resultados, alinhamento de processos e acolhe os colaboradores com maior assertividade, além de levar a empresa segurança jurídica!
.
Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.
NOSSOS CONTATOS:
✅WhatsApp: (31) 98473-4618.
☎: (31) 3817-4149 – Brasil
📧: comercial@segvidamg.com.br
.
#SEGVIDA #SST #proteção #EPI #mãos #importância #segurança
.
Fonte: https://conect.online/blog/importancia-da-protecao-das-maos-no-trabalho/