fbpx

Com a pandemia do coronavírus, o uso de EPI se tornou ainda mais comum, afinal, todos os trabalhadores considerados essenciais hoje têm a necessidade de recorrer a um equipamento de proteção individual, como as máscaras de proteção. Você sabe quais são todos os EPIs fundamentais para trabalhadores essenciais? Recomendações da OMS: equipamentos de proteção individual

.

Antes de falarmos dos equipamentos de proteção individual, vamos dar uma olhadinha no que diz a mais importante organização do mundo quando o assunto é saúde, a OMS.

A Organização Mundial da Saúde criou, recentemente, um documento que contém, entre outras coisas, uma tabela que aponta os equipamentos de proteção individual mais recomendados e os tipos de ambiente em que eles devem ser utilizados. É com base nessa lista que mostraremos a você os EPIs mais importantes para utilizar durante a pandemia de coronavírus.

.

A lista considera ambientes como instalações hospitalares, locais em que trabalham profissionais de saúde — como os hospitais e os prontos-socorros —, profissionais de limpeza, técnicos de laboratório entre outros.

.

4 EPIs fundamentais para trabalhadores essenciais

Confira quais são os EPIs que entram na lista da OMS e como eles podem proteger o profissional no dia a dia.

.

1. Máscaras e respiradores

Como a Covid-19 é transmitida pelo ar, ou seja, por meio de gotículas que se espalham nas correntes de ar e podem atingir nossas narinas, mucosas e outras superfícies, o equipamento de proteção individual mais importante para os trabalhadores essenciais é a máscara ou o respirador. Ambos têm função parecida: garantir que o ar seja filtrado para que essas gotículas não entrem em contato com quem utiliza o equipamento, mas cada um deles tem um nível de eficácia diferente.

.

As máscaras PFF2 e PFF3 são as mais recomendadas para os trabalhadores essenciais. Isso acontece porque elas oferecem níveis de proteção a partir de 94%, ou seja, conseguem filtrar até 94% das gotículas que transportam o coronavírus.

.

Os respiradores, por sua vez, têm eficácia maior, mas também são equipamentos de proteção individual mais complexos. É necessário, por exemplo, trocar o filtro da maioria dos modelos com a frequência indicada pelo fabricante para que eles mantenham a sua eficácia. As máscaras do tipo PFF2 e PFF3 são descartáveis, ou seja, não precisam ser reutilizadas e podem ser descartadas com segurança após cada uso.

.

No começo da pandemia, chegou a acontecer dificuldade para encontrar esses equipamentos no mercado, mas hoje, que já estamos adequados ao novo normal, os estoques da maioria das empresas já foram repostos e começamos a ver esses equipamentos de proteção individual sendo utilizados cada vez mais, mesmo por pessoas comuns.

.

No contexto dos trabalhos essenciais, como a limpeza de hospitais e o cuidado com pacientes, eles são fundamentais para que os profissionais consigam evitar a contaminação.

.

Todas as máscaras do tipo PFF2 e PFF3, bem como os respiradores, têm consigo um documento chamado Certificado de Aprovação. Esse certificado é cedido pelo governo para garantir que as máscaras oferecem a proteção que prometem e foram testadas em múltiplos cenários. Ao adquirir máscaras e respiradores, lembre-se de conferir o Certificado de Aprovação, pois ele é a garantia de um produto de boa qualidade.

.

2. Avental

Outro equipamento fundamental para os trabalhadores da linha de frente é o avental. Como a Covid-19 é transmitida por aerossóis, muitas vezes essas gotículas minúsculas de vírus podem aderir às roupas e a outros equipamentos utilizados no dia a dia pelos profissionais de saúde. O uso do avental é de grande ajuda na hora de evitar o contato com o vírus.

.

Desde que trocado com a frequência recomendada e descartado corretamente, o avental impede que o vírus tenha contato com outras mucosas, como feridas que o profissional pode ter no corpo. Assim, os respingos não significarão contaminação.

O avental ideal, bem como os demais EPIs utilizados na luta contra a Covid, deve ser do tamanho adequado para o colaborador e oferecer conforto ao vestir. Isso é essencial para que o equipamento realmente passe a fazer parte do dia a dia do profissional e não seja deixado de lado.

.

3. Protetor ocular ou facial

Você já ouviu falar nos face shields? Quem combate a Covid na linha de frente tem, entre outros equipamentos, mais esse recurso para evitar o contato das partículas de vírus com as suas mucosas. O face shield deve ser utilizado acompanhado de máscara, mas é uma excelente opção para proteger a área dos olhos das partículas do vírus.

.

O protetor ocular executa o mesmo papel. Ele pode ser utilizado sobre óculos de grau e lentes de contato sem afetar a eficácia desses itens, e impede que as gotículas contaminadas entrem em contato com a área dos olhos do utilizador.

.

Atente-se: ao contrário de outros EPIs que mencionamos até aqui, esse equipamento de proteção não é descartável. Ele deve ser lavado e higienizado corretamente para um novo uso.

.

4. Luvas

No contexto dos trabalhadores essenciais, as luvas também são equipamentos de proteção individual indicados para evitar o contágio pelo vírus. Isso acontece porque as gotículas contaminadas que ficam nas mãos podem facilmente ser levadas a membranas e mucosas em atividades comuns do dia a dia, como coçar o nariz ou os olhos.

.

Mesmo com os equipamentos de proteção individual adequados, lutar contra a Covid-19 é uma tarefa árdua. Não se esqueça de higienizar as mãos periodicamente, por pelo menos 20 segundos com água e sabão, e não deixe de utilizar os equipamentos de proteção individual recomendados pelo seu técnico de Segurança do Trabalho. Eles vão ajudar você a realizar as suas funções sem correr grandes riscos de contaminação pelo coronavírus.

.

Agora é só agendar com a SEGVIDA uma consultoria gratuita sobre este importante trabalho. Nosso foco? Proteger o trabalhador dos possíveis riscos que ameaçam a sua segurança e a sua saúde no trabalho, evitando ou atenuando a gravidade das possíveis lesões durante o trabalho., que contribuirá de forma relevante com o processo de cuidado e preservação da saúde no ambiente operacional! Saber o que fazer, com segurança e saúde preservada, com certeza define resultados, alinhamento de processos e acolhe os colaboradores com maior assertividade, além de levar a empresa segurança jurídica!

Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.

NOSSOS CONTATOS:

✅WhatsApp: (31) 98473-4618.

☎: (31) 3817-4149 – Brasil

📧: comercial@segvidamg.com.br

.

#SEGVIDA #SST #SSO #EPIs #OMS #proteção #mascaras #NR06

.

Fonte: https://blog.volkdobrasil.com.br/trabalhadores-setores-essenciais/