A necessidade de comunicação não verbal ou verbal é inata ao ser humano.
Desde os primórdios da sociedade, nossos antepassados buscaram encontrar maneiras de interação.
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Antes mesmo de existir uma linguagem estruturada, tanto falada quanto escrita, a comunicação era feita através de símbolos e gestos. E, até hoje, usamos essa comunicação, mesmo quando não temos consciência disso.
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A comunicação não verbal diz tanto sobre quem somos e como pensamos que é preciso estar atento para não prejudicar suas relações, profissionais ou pessoais, transmitindo mensagens equivocadas.
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O que é comunicação não verbal?
Comunicação não verbal é toda comunicação que realizamos com o nosso corpo, sem o uso da palavra falada, como gestos, postura e contato visual. A força da comunicação não verbal mostra que não é necessário falar para que outra pessoa entenda a nossa mensagem/objetivo ou, simplesmente, como nos sentimos naquele momento.
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Quais são os tipos de comunicação não verbal?
Estudiosos do tema costumam dividir a comunicação não verbal em quatro tipos. Veja, a seguir, detalhes sobre eles.
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Aparência física
A aparência física é responsável pela famosa primeira impressão, que pode, ou não, expressar credibilidade. Por isso, é normal ouvir conselhos para que, em entrevistas de emprego, os candidatos se vistam de forma adequada e respeitosa, a fim de mostrar uma imagem profissional.
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Além da questão de roupas, a aparência física se refere a nossa imagem de forma completa, desde o corte de cabelo até unhas limpas e o uso de barba ou maquiagem.
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Proxêmica
Este termo diz respeito à análise de como você usa o espaço ao seu redor.
A distância entre você e as outras pessoas demonstra o tipo de relacionamento que possui ou deseja ter com os demais indivíduos.
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É natural haver um pequeno espaço entre os candidatos em uma dinâmica de grupo, por exemplo.
Mas se a distância for grande, pode sinalizar falta de empatia ou conexão com os outros integrantes ou colegas.
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Paralinguagem
A paralinguagem se refere às modalidades da voz, ou seja, o tom em que você fala, ou mesmo gestos realizados pela boca – bocejo, riso, entre outros.
Normalmente, cada indivíduo adapta a tonalidade da voz para transparecer seu sentimento e opinião.
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Além da tonalidade, esta modalidade de comunicação não verbal envolve os sons emitidos como forma de resposta (“hummm”; “ah”), o ritmo da nossa fala até a forma como proferimos as palavras.
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Cinésica
A modalidade cinésica é a mais conhecida e comentada quando se pensa em comunicação não verbal.
Essa é a famosa linguagem corporal, composta por gestos, postura, contato visual, movimentos da cabeça e expressões faciais.
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Por isso, a linguagem cinésica costuma ser o foco dos estudos, artigos e livros sobre comunicação não verbal.
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Qual a importância da comunicação não verbal?
Em grande parte dos casos, a comunicação não verbal é mais importante do que as palavras faladas ou escritas – e isso não é à toa.
Mesmo que uma pessoa esteja mentindo ou ocultando informações, ela dará pistas por meio da sua postura, gestos, expressões faciais, tonalidade e outros aspectos.
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Logo, é importante que todos estejamos conscientes da comunicação não verbal, a fim de expressarmos o que desejamos.
Dessa maneira, podemos convencer pessoas, sejam elas colegas ou recrutadores, de nossas reais intenções e objetivos.
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Afinal, a comunicação é um dos pilares dos relacionamentos humanos.
Ter uma boa comunicação não verbal é determinante para todas as áreas da vida, desde as relações pessoais até as profissionais.
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Quais são as formas de comunicação não verbal?
Anteriormente, citamos os tipos da comunicação não verbal, que correspondem a uma classificação mais ampla.
Agora, vamos explorar as formas de expressão não verbal, e o que elas sugerem ao receptor.
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Postura ou expressão corporal
Mostra não apenas traços de personalidade, mas também a forma como alguém se sente em relação ao ambiente e às pessoas ao seu redor.
Em geral, a postura demonstra se estamos abertos ou fechados, ou seja, interessados e ativos ou apenas relutantes e distraídos.
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Dentro desse conceito, várias partes do corpo entregam nossos pensamentos, como os movimentos da cabeça, a posição dos braços, das pernas e dos ombros.
Por fim, expressão corporal é um conjunto, por isso, a análise das partes ajuda a ter uma conclusão sobre o todo.
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Expressões faciais
Essa é outra forma de expressar o que está sentindo ou pensando.
Várias pessoas dizem uma coisa, mas, no seu rosto, está claro que pensam o contrário.
As expressões faciais também são um fator essencial para uma comunicação clara e honesta.
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Movimentos dos olhos, das sobrancelhas, do nariz e da boca podem dizer tudo o que o receptor precisa saber, sem você pronunciar nenhuma palavra.
Até mesmo o contato visual é um grande diferencial para emitir uma mensagem.
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Gestos
Os gestos são uma forma de comunicação não verbal que pode expressar características culturais da pessoa.
A gesticulação é bastante usada em alguns países, como a Itália, e pouco comum em outros.
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Ela envolve movimentos de todo o corpo, especialmente das mãos, para forma a transmitir uma ideia, ou apenas intensificar o que está sendo falado.
A questão dos gestos também é fundamental para reforçar um sentimento de pertencimento a um grupo.
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Por exemplo, alguns grupos de jovens criam sua linguagem a partir de gestos e gírias próprios.
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Forma de se vestir ou aparência
Durante muito tempo, existia um padrão claro, através do qual a aparência expressava o perfil, classe social e profissão das pessoas.
Até hoje, as roupas acabam sendo uma forma de expressão da personalidade de cada um.
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Porém, existem paradigmas que estão sendo superados, especialmente no âmbito profissional.
Durante muitos anos, o profissional de sucesso estava sempre vestido com roupas sociais.
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Com o advento da globalização e o aparecimento das grandes corporações tecnológicas, o estilo de roupa mais casual é atualmente adotado por muitas organizações que se consideram modernas e dinâmicas.
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Independentemente do seu estilo de roupa ou sua aparência, essa é uma forma de comunicação não verbal que ainda reflete muito na ideia que as pessoas têm a seu respeito.
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Quais são as funções da comunicação não verbal?
A comunicação não verbal é importante pelo impacto que ela pode causar, tanto sozinha quanto alinhada à linguagem verbal.
Suas funções são:
- Complementação: como o nome sugere, complementa o que está sendo dito. As palavras emitem parte da mensagem, enquanto o restante fica sob a responsabilidade da comunicação não verbal
- Substituição: pode ser usada no lugar da comunicação verbal, transmitindo mensagens completas
- Repetição ou Ênfase no verbal: enfatiza e destaca tudo o que está sendo falado, reforçando a mensagem para que o receptor não tenha dúvidas sobre ela
- Contradição: ocorre quando a boca está falando uma coisa, mas sua comunicação não verbal diz outra. Aqui, o receptor aceita como verdadeira a mensagem emitida pela comunicação não verbal
- Regulação da verbal: consiste em utilizar a comunicação não verbal para influenciar no discurso verbal, como o uso de gestos para pausas ou ênfase no silêncio do discurso
- Sinalização de relações de poder no espaço físico: serve para demonstrar a posição de alguém na hierarquia das relações em determinado ambiente.
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E a comunicação verbal?
A comunicação verbal também é uma importante aliada para transmitir uma mensagem.
Conforme citamos anteriormente, combinada à comunicação não verbal, as palavras são uma poderosa ferramenta para transmitir o que se deseja.
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A comunicação verbal pode ser dividida em:
- Comunicação Escrita: engloba desde a escrita à mão até a impressa e digital. Muitas vezes, é a modalidade mais padronizada, por envolver um período de preparo e elaboração e organização das ideias. Contudo, pela falta da comunicação não verbal, a probabilidade de não entendimento das intenções do emissor da mensagem é maior
- Comunicação Oral: é o tipo mais simples para a maioria das pessoas, pois aprendemos a falar ainda na infância. Mesmo as pessoas com dificuldades para falar em público podem ter uma boa oratória quando se sentem em um ambiente seguro ou com pessoas íntimas.
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A linguagem corporal e as relações interpessoais
Já comentamos como a linguagem corporal afeta diretamente no resultado da nossa comunicação, podendo reforçar nossa mensagem ou demonstrar a falta de conexão entre as palavras faladas e nossos verdadeiros sentimentos ou intenções.
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Portanto, a linguagem corporal é um dos pontos principais quando se fala em comunicação não verbal, pois sua compreensão ajuda a nos comunicar de forma mais eficaz e identificar o verdadeiro objetivo dos outros emissores.
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Esse tipo de comunicação pode ser determinante no surgimento de conflitos nos relacionamentos interpessoais, principalmente nos casos em que você não consegue expressar o que realmente deseja.
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Comunicação não verbal na interação humana nas organizações
A linguagem corporal também é fundamental quando se trata das relações profissionais, já que a falha na comunicação é um dos problemas mais recorrentes nas organizações.
Assim, a comunicação não verbal se torna essencial para criar conexão e sinergia entre as pessoas no ambiente de trabalho.
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A presença de conflitos nas organizações será uma constante pela diferenças de ideias de valores.
O ponto chave é saber lidar com esses conflitos de forma a gerar um resultado positivo para a organização e para a equipe.
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Por isso, o entendimento da comunicação não verbal e como ela afeta diretamente as relações profissionais se torna, também, uma temática importante para qualquer organização ou pessoa que deseja construir boas interações humanas.
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Aprenda truques para interpretar a linguagem corporal
Agora que você compreende a importância da comunicação não verbal para as relações pessoais e profissionais, pode ser útil aprender alguns truques para aprimorar a sua linguagem corporal.
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A primeira dica é conhecer quais são os sinais não verbais que você costuma emitir.
Para aprender os seus padrões de linguagem corporal, você pode utilizar desde a ajuda de amigos e familiares até o apoio de um espelho.
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Faça de conta que está em uma grande apresentação em frente ao espelho e observe sua postura e gestos.
Em seguida, verifique se estão alinhados aos seus interesses.
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Dicas para melhorar e aprimorar a linguagem não verbal
Depois de identificar e alinhar seu padrão de linguagem corporal, vale aprimorar a comunicação não verbal.
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Veja alguns insights abaixo:
- Fique atento à sua postura: Ombros curvados e braços fechados demonstram barreira e desânimo. Evite esse tipo de postura
- Controle a tonalidade de voz: é natural que, em um momento de empolgação ou raiva, nosso tom de voz seja alterado. Porém, é importante manter a postura profissional e a tonalidade da sua voz padrão para evitar conflitos e mal-entendidos
- Mantenha o contato visual: é importante criar uma conexão com seu receptor, e o contato visual é o principal meio de conseguir isso. Caso esteja falando para um grupo, tente olhar diretamente nos olhos de todos, sempre alternando entre as pessoas presentes.
- Evite a cara “feia”: às vezes, estamos apenas pensativos, mas nossa expressão pode sugerir que estamos chateados ou zangados. Logo, tenha cuidado para que suas expressões faciais deixem as pessoas confortáveis ao seu lado
- Ouça e Observe: assim como você emite importantes sinais sobre seus pensamentos e personalidade, as outras pessoas também fazem isso. Então, fique atento ao que elas falam, mas sem deixar de observar sua linguagem corporal.
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Comunicação não verbal através de símbolos gráficos
Outra possibilidade de comunicação não verbal acontece por meio de símbolos gráficos.
Se você tem carteira de motorista, provavelmente aprendeu sobre o significado das placas de trânsito para realizar a prova teórica.
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Esse é um exemplo prático de como utilizamos os símbolos para nos comunicar.
A comunicação por meio de símbolos existe desde dos primórdios das civilizações.
Nossos antepassados deixaram mensagens visíveis até hoje, utilizando formas, cores e tipografias.
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A importância da comunicação não verbal na publicidade
A publicidade descobriu, há muito tempo, a influência de imagens e cores na comunicação.
Muitas vezes, esses elementos são mais impactantes na transmissão da mensagem do que um texto ou áudio.
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Por isso, a publicidade foca nos símbolos para representar o produto/serviço ou a ideia que está sendo divulgada.
A comunicação não verbal no ambiente corporativo
Vimos, ao longo do texto, que as diversas formas de comunicação não verbal fazem a diferença no ambiente corporativo.
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Por isso, trazemos dicas para transmitir a mensagem certa no trabalho.
- Defina a percepção que deseja transmitir aos seus clientes: antes de se relacionar com o cliente, tenha em mente que tipo de percepção deseja causar. A partir disso, você pode definir sua postura, expressões faciais e todos os outros âmbitos da comunicação não verbal
- Seja natural e movimente-se: por mais que você planeje a comunicação não verbal, tenha cuidado para não parecer um “robô”. Ou seja, use sua linguagem corporal naturalmente, alinhando-a à linguagem verbal para reforçar sua mensagem
- Mantenha o contato visual: novamente, nada supera o olho no olho. Além de uma postura empática, as pessoas se sentem ouvidas e percebem que sua atenção está focada nelas
- Pratique: não adianta apenas ler essas dicas. Pratique tudo que indicamos para que você e as pessoas ao seu redor, e perceberá a evolução na sua comunicação não verbal.
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Linguagem corporal e a ciência
A linguagem corporal é um tema que vem sendo estudado pela ciência por muitos anos.
De Charles Darwin até o principal teórico sobre o tema, Ray Birdwhistell, o foco é o entendimento do comportamento humano por meio da linguagem corporal.
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Contudo, é importante ressaltar que esta não é uma ciência exata.
Daí o relevante papel desses estudos, que buscam entender os processos de interpretação do ser humano a partir da comunicação não verbal.
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Conheça alguns exemplos de comunicação verbal e não verbal
Comunicação verbal e não verbal estão tão presentes no nosso dia a dia que, muitas vezes, nem as percebemos.
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Veja, então, alguns exemplos.
No trabalho
A comunicação verbal ocorre desde o bom dia que seu colega lhe deseja, até o e-mail do seu gestor, solicitando o relatório para o final da semana.
A comunicação não verbal ocorre, por exemplo, quando seu colega olha pra você e sorri, ou seu gestor demonstra uma expressão de frustração quando você conta que não conseguirá entregar o relatório no tempo determinado.
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Nos relacionamentos
Um exemplo de comunicação verbal se dá quando seu cônjuge diz que está tudo bem. Já a comunicação não verbal pode estar desalinhada com essa frase, e você perceberá, pelo tom de voz, que não está tudo bem.
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Como o coaching pode ajudar a desenvolver uma comunicação assertiva
A comunicação é uma das principais habilidades para qualquer pessoa.
Tanto a comunicação verbal quanto a não verbal são essenciais para transformá-lo em um bom comunicador e, assim, aprimorar suas relações pessoais e profissionais.
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O coaching auxilia no processo de desenvolvimento dessa habilidade por meio de técnicas e ferramentas comprovadas cientificamente.
Dessa forma, você desenvolve o autoconhecimento necessário para melhorar sua habilidade de comunicação e cria uma proposta que irá aprimorar competências essenciais, como empatia, escuta atenta e negociação.
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Portanto, o processo de coaching é recomendado para as pessoas que desejam potencializar a capacidade de comunicação, gerando resultados nas interações humanas.
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Conclusão
A comunicação é uma das bases da vida em sociedade, permitindo que cada um de nós se expresse e se conecte com outras pessoas.
Logo, é fundamental aprender a essa habilidade de forma a criar e manter relações saudáveis e proveitosas, e o apoio de um coach pode ser o suporte que faltava para alcançar esse objetivo.
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Fonte: https://www.sbcoaching.com.br/comunicacao-nao-verbal-o-que-e-importancia-dicas-e-exemplos/