fbpx

Os riscos estão presentes em todos os lugares, seja em casa ou no trabalho, existem diversos perigos que podem causar acidentes. Estar atento aos pequenos detalhes e saber identificar o agente ambiental é fundamental para a prevenção e o combate aos riscos no dia a dia de trabalho.

.

No mundo hoje, existem diferentes tipos de profissão, de ambientes de trabalho e claro, de riscos que podem ameaçar a saúde e integridade física do trabalhador. Mas, com uma infinidade de fatores que podem causar um acidente de trabalho, como você pode proteger os colaboradores?

.

Planejamento, desvios e acidentes de trabalho

Sabemos que o planejamento é essencial para qualquer tipo de projeto ou ação das empresas. Na segurança do trabalho, não é diferente. É preciso de uma gestão eficiente para suprir todas as necessidades para proteger os trabalhadores, promover a saúde e segurança do trabalho e garantir um ambiente laboral seguro dos riscos ambientais.

.

Muitas vezes, o nosso planejamento não ocorre como o esperado ou acontecem situações imprevistas que podem prejudicar os colaboradores. Mas, como agir nessas situações? Bom, para todo planejamento, deve existir uma gestão de riscos ou de desvios. O desvio é toda situação fora dos padrões de segurança, que tenha um potencial de desencadear eventos indesejáveis, ou seja, causar um acidente de trabalho ou uma doença ocupacional. Por isso, o monitoramento e supervisionamento é extremamente importante. O papel do Técnico em Segurança do Trabalho ou do Engenheiro de Segurança é fundamental para gerenciar os riscos, controlar os agentes ambientais e adotar as medidas de proteção adequada para todos os imprevistos!

.

Se você é um profissional da segurança do trabalho ou exerce alguma função na empresa que apresente riscos durante a jornada de trabalho, já deve ter observado alguns QUASE acidentes, não é mesmo? É neste momento que o gestor deve entrar em cena e controlar a situação para que o quase acidente, não vire um acidente ou um acidente fatal. É nesta hora que o desvio acontece! Pois, mesmo que a avaliação de risco, o mapa de risco e o PPRA tenham sido realizados, é preciso monitorar e contar com os imprevistos durante as atividades profissionais.

.

Às vezes a falta da supervisão das ferramentas, equipamentos ou máquinas utilizadas nas atividades, podem gerar riscos aos trabalhadores. Isto porque, os materiais podem se danificar com o tempo, as más condições de uso prejudicam a funcionalidade, causando uma insegurança para exercer a atividade. Outro fator importante é a inspeção de segurança, onde é possível verificar como está sendo realizada as atividades e observar o comportamento.

.

Como acontece os acidentes na prática

Vamos supor um cenário. O trabalhador está exercendo a sua tarefa e quando menos espera a ferramenta ou a máquina apresenta um problema. Aparentemente, nada demais ocorreu. Nenhum acidente, apenas um comportamento de risco ou um desvio.

Em outra situação, a mesma máquina ou ferramenta, apresenta o mesmo problema, porém, desta vez, causando um quase acidente. Você sabe quando aquele objeto cai no seu pé, dói, mas, não dói tanto? Então, este é o quase acidente. Você poderia quebrar o seu pé, mas, você teve sorte!

.

Na última situação, a mesma ferramenta ou máquina apresentou o mesmo problema. E o que aconteceu? Desta vez, sem sorte e o trabalhador sofreu um acidente. Podendo ser:

  • Acidente fatal ou grave
  • Acidente com afastamento
  • Acidente sem afastamento

.

Qual é a melhor estratégia para previsão de riscos?

A resposta é: A pirâmide de desvios ou a prevenção de riscos. Em 1950, Frank Bird, desenvolveu um programa de controle de danos. Já nos 90, uma empresa americana aprimorou o nível e criou um novo conceito, a prevenção de riscos. Ela apresenta a proporção dos acidentes, quase acidentes e desvios. Assim, é possível o profissional da segurança do trabalho analisar como foi dado determinado acidente e como ele pode controlar ou eliminar os riscos! Na pirâmide é possível verificar a quantidade de desvios ocorridos

.

A pirâmide mostra que a proporção de cada um segue uma lógica estatística, como você pode verificar no exemplo abaixo.

.

E o objetivo da pirâmide de desvios?

A objetivo da prevenção é controlar o risco de acordo as estatísticas já comprovadas. Mas, você deve estar se perguntando: Como vou utilizar esses dados na minha empresa? Simples! Para prevenir os acidentes é recomendado que os desvios tratados sejam o mesmo número de trabalhadores envolvidos no ambiente laboral. Isto porque, se todos os colaboradores relatarem os desvios ou os comportamentos de riscos para a empresa, será possível tratar esses desvios e solucionando o problema pela raiz do problema.

.

Assim, é possível evitar os acidentes de trabalho, reduzir os números de desvios para diminuir os registros de acidentes no topo da pirâmide da sua empresa, garantindo a proteção de todos.

.

Para evitar os acidentes, a colaboração tem que ser de todos. Desde o trabalhador envolvido diretamente com o risco até a parte administrativa da empresa. Quando mais colaboração, conhecimento e informação, menos acidentes de trabalho. A prevenção dos riscos só é possível com o registro. Por isso, registre tudo! Desde a identificação do desvio até o mesmo ser solucionado, registre! Os dados são muito importantes para a prevenção de riscos e através deles, é possível proporcionar um ambiente de trabalho seguro para exercer todas as tarefas profissionais. Por isso, a gestão de segurança do trabalho deve ser respeitada. Afinal, estamos lidando com vidas! Proteger a saúde e evitar acidentes é o nosso dever.

.

Respeitar o planejamento, os programas de prevenção, a utilização dos EPIs e cumprir as normas de segurança são a diferença para mudarmos a realidade do nosso país e dos números de acidentes de trabalho. A prática da segurança do trabalho é diária e o uso dos Equipamentos de Proteção Individual adequados deve ser responsabilidade de todos!

.

Agora é só agendar com a SEGVIDA uma consultoria sobre este importante trabalho. Nosso foco? Dar suporte técnico em consultoria de SST e levar orientações de como prevenir os acidentes com os animais peçonhentos e caso ocorra, saber como agir e quais atitudes tomar em cada situação, por meio de palestras e reconhecimento visual das espécies, que contribuirá de forma relevante com o processo de cuidado e preservação da saúde no ambiente operacional! Saber o que fazer, com segurança e saúde preservada, com certeza define resultados, alinhamento de processos e acolhe os colaboradores com maior assertividade!

.

Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.

NOSSOS CONTATOS:

✅WhatsApp: (31) 98473-4618.

☎: (31) 3817-4149 – Brasil

📧: comercial@segvidamg.com.br

.

#SEGVIDA #SST #piramide #riscos #combater #proeção #redução

.

Fonte: https://www.prometalepis.com.br/blog/148-piramide-de-desvios-como-combater-os-riscos-no-trabalho/