fbpx

Imagine que um risco severo seja diagnosticado em um ambiente laboral, mas você precisa que algum colaborador solucione o problema nessa área com urgência. Para que isso aconteça com segurança, você deve providenciar uma Permissão de Trabalho (PT) Permissão de Trabalho Especial (PTE).

.

O documento permite o trabalho em áreas de risco por determinado tempo. Dessa maneira, a organização deve se certificar de que somente os colaboradores necessários adentrarão o local e executando as tarefas necessárias.

.

Se a Permissão de Trabalho estiver bem elaborada, o acesso de pessoas estranhas não acontecerá, o que diminui o risco de acidentes ou doenças pela exposição aos agentes de risco do ambiente controlado.

.

Quem pode emitir a Permissão de Trabalho?

A empresa é a responsável por isso e deve emitir uma autorização por escrito das pessoas autorizadas. Todo empregado responsável pela área ou trabalho deve assinar a Permissão de Trabalho, em conjunto com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e/ou o corpo de bombeiros da empresa, se houver.

.

O documento deve ser elaborado em três vias, sendo uma deixada no local de trabalho, outra arquivada pela área de Segurança do Trabalho e a outra deve ser entregue ao responsável ou chefe imediato.

.

O que deve conter na Permissão de Trabalho?

A Permissão de Trabalho deve conter as orientações formais sobre o desempenho das tarefas com segurança, incluindo como utilizar os equipamentos de proteção e todas as fases do trabalho. O documento deve ser entregue ao empregado antes da realização do serviço.

.

Evidentemente, antes de iniciar o trabalho, as etapas da Permissão de Trabalho devem ser desenvolvidas. Isso inclui visita ao ambiente e verificação/anotação de todos os locais que oferecem perigo, correto preenchimento da análise de risco, onde serão descritas as etapas de cada tarefa, bem como seus riscos e prevenção. Todos os envolvidos devem assinar o formulário.

.

Responsabilidades do trabalhador

Para sua segurança e proteção, o próprio trabalhador também deve conferir se o ambiente está seguro, isolado e corretamente sinalizado. Após essa verificação, o mesmo deve seguir com afinco o que diz a Permissão de Trabalho.

.

A leitura em voz alta dos procedimentos também deve ser feita pelo trabalhador. No caso de falhas ou pequenos incidentes, a equipe deve parar o trabalho e aferir as medidas de prevenção para que não voltem a acontecer.

.

Agora é só agendar com a SEGVIDA uma consultoria sobre este importante trabalho. Nosso foco? implantar ações preventivas, corretivas e contingenciais para garantir eficácia e eficiência operacional e oferecer um serviço de saúde com qualidade e segurança, que contribuirá de forma relevante com o processo de cuidado e preservação da saúde no ambiente operacional! Saber o que fazer, com segurança e saúde preservada, com certeza define resultados, alinhamento de processos e acolhe os colaboradores com maior assertividade!

.

Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.

NOSSOS CONTATOS:

✅WhatsApp: (31) 98473-4618.

☎: (31) 3817-4149 – Brasil

📧: comercial@segvidamg.com.br

.

#SEGVIDA #SST #PTE #trabalho #SESMT #segurança #prevenção

.

Fonte: https://rsdata.com.br/pte-permissao-de-trabalho/