O trauma ocular pode acontecer em diferentes ambiente e situações, mas a grande maioria pode ser evitada com atitudes simples. No carro, por exemplo, é fundamental o uso do cinto para evitar que, em casos de acidente, os olhos sejam atingidos. Em ambientes de trabalho, é comum a falta de uso de equipamento de proteção individual (óculos de proteção ou máscaras).
.
Enquanto nos esportes, as principais causas são as diversas formas de contato (mão ou cotovelo de outro jogador, em esportes como futebol e basquete), ou pancadas com bola, em casa eles podem ser causados por corte ou perfuração do globo ocular e queimaduras.
.
Independente da causa, o trauma pode gerar desde um simples arranhão na córnea até um descolamento de retina, o desencadeamento de uma catarata precoce ou glaucoma, dependendo da gravidade.
.
Os sintomas dependem da parte do olho afetada e da extensão do ferimento. Varia desde apenas sensação de irritação e olho vermelho, até dor e baixa de visão. Qualquer trauma que envolveu o olho deve ser examinado por um oftalmologista, que poderá determinar se o olho foi afetado e que tratamento precisa ser seguido. O tratamento, clínico ou cirúrgico, dependerá das lesões observadas em cada caso.
.
Para prevenir todas essas ocorrências dentro de casa, é fundamental:
- Não permitir que crianças pequenas brinquem com objetos pontudos.
- Não permitir que animais de estimação (principalmente cachorros) cheguem perto do rosto de crianças pequenas.
- Ensinar as crianças a não brincar de atirar objetos contra o rosto ou olho das pessoas.
- Deixar sempre o cabo da panela virado para dentro, prevenindo, assim, queimaduras térmicas oculares por líquido escaldante da panela.
- Manter longe do alcance das crianças os produtos de limpeza. Evite guardá-los na parte de baixo de armários ou de pias.
- Atenção com plantas venenosas e pontiagudas. Elas não devem estar ao alcance dos pequenos.
- Cuidado com cigarros na boca dos adultos quando estes pegarem as crianças no colo, a proximidade, sem cautela, pode causar queimadura ocular.
- Cubra ou arredonde quinas de mesa e maçanetas que estão na altura de crianças entre 5 e 6 anos.
- Proteja o rosto ao abrir garrafas.
- Use protetores oculares ao cuidar de plantas e do jardim. Apesar de estar bem protegido dentro do crânio pela órbita e pelas pálpebras e cílios, a estrutura ocular é bastante delicada.
.
Agora é só agendar com a SEGVIDA uma consultoria sobre este importante trabalho. Nosso foco? Dar suporte técnico frente ao gerenciamento de risco de sua Organização. Identificar e analisar os possíveis riscos presentes no ambiente das empresas, considerando seus Objetivos, Controles Internos e Processos Operacionais, independente da sua atividade e porte, levar soluções que contribuirá de forma relevante com o processo de cuidado e preservação da saúde e a segurança no ambiente operacional! Saber o que fazer, com segurança e saúde preservada, com certeza define resultados, alinhamento de processos e acolhe os colaboradores com maior assertividade, além de levar a empresa segurança jurídica!
.
Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.
NOSSOS CONTATOS:
✅WhatsApp: (31) 98473-4618.
☎: (31) 3817-4149 – Brasil
📧: comercial@segvidamg.com.br
.
#SEGVIDA #SST #SSO #proteção #oculares #tratamento #cuidados
.
Fonte: https://www.clinicaoftalmed.com.br/artigos/acidentes-oculares/