O último ano viu crescer a demanda por atendimento psicológico praticamente em todo o mundo. O isolamento social exigido pela pandemia, as dificuldades financeiras que a economia mundial enfrenta e os danos emocionais resultantes foram as grandes causas da necessidade de terapia para boa parte da população.
.
Nesse sentido, as empresas podem dar um grande passo no resgate do equilíbrio de seus colaboradores por meio desse benefício corporativo. É essencial para o reequilíbrio das próprias organizações.
.
O que é uma sessão de terapia?
O atendimento psicológico se dá, inicialmente, por meio de sessões de psicoterapia, ou simplesmente de terapia, entre o profissional e o paciente. Mas afinal, o que é uma sessão de terapia e como funciona?
.
Uma sessão com o psicoterapeuta é, antes de tudo, a oportunidade de se iniciar e posteriormente dar andamento a uma relação humana diferenciada, que traz consigo alguns benefícios. De maneira geral, uma sessão é uma reunião ou encontro programado entre um psicólogo habilitado e o interessado.
.
O objetivo das sessões pode ser conseguir o alívio do estresse emocional pelo qual a pessoa vem passando. Da mesma forma, também visa identificar a origem de problemas de saúde mental enfrentados, para os quais se sente a necessidade de ajuda profissional.
.
Também deve ser considerada a permanente conduta na direção de auxiliar o paciente a descobrir novas e diferentes maneiras de lidar com as questões de sua própria vida. Dessa forma, a psicoterapia abrange diferentes tipos de tratamentos e atendimento psicológico, mas sempre com a colaboração do paciente, identificando mudanças e melhorias ao longo do tempo.
.
Quais os principais tipos de atendimento psicológico?
As escolas de terapia com vistas ao atendimento psicológico do indivíduo são diversas e suas sessões quase sempre também. Veja a seguir os principais tipos e como se dá uma sessão para cada um.
.
Psicanálise
Inaugurada pelo conhecido Sigmund Freud, no início dos anos 1900, a sessão de psicanálise como atendimento psicológico ocorre em um consultório, conduzida por um profissional psicanalista, que pode ser um psicólogo ou um psiquiatra. Tradicionalmente, o paciente permanece deitado em um divã.
.
O objetivo desse procedimento é evitar o contato visual com o psicanalista para reduzir a inibição diante do terapeuta. Desse modo, fica mais fácil para o indivíduo relatar seus sentimentos, assim como os conflitos e os comportamentos que adota.
.
Diferente do estereótipo que foi construído à sua volta, a psicanálise não está diretamente interessada em remoer o passado do paciente, mas em identificar o que perturba o seu presente. De modo geral, é indicada para o aprimoramento do autoconhecimento da pessoa, mesmo que não esteja ocorrendo alguma crise.
.
Lacaniana
Embora seja parecida com a psicanálise, da qual constitui uma variação no modo do atendimento psicológico, a terapia lacaniana avalia meticulosamente cada palavra empregada pelo paciente durante a sessão. Como sua irmã mais velha, adota a livre associação para que haja reflexão do paciente sobre seus dilemas.
.
No entanto, caracteriza-se por diversas intervenções do terapeuta durante as manifestações do paciente. Na verdade, pode ocorrer, até, de haver uma brusca interrupção para que o paciente reflita sobre o que foi dito e, nesse caso, uma sessão pode durar apenas alguns minutos.
.
Cognitivo-comportamental
A terapia cognitivo-comportamental foi desenvolvida nos anos 1960 e se caracteriza por trabalhar o atendimento psicológico com um foco, isto é, por sua objetividade. Como seu nome indica, trata-se de ajudar o paciente levando-se em conta a influência de seus pensamentos em relação aos diferentes comportamentos que a pessoa adota.
.
As sessões constituem um trabalho de parceria entre o profissional e o paciente, em esforço conjunto. O objetivo é alcançar mudanças no raciocínio do indivíduo sobre determinadas questões, com o intuito de alterar sua interação com o mundo em que vive e com as pessoas com as quais se relaciona.
.
Gestalt-terapia
Na Gestalt-terapia utiliza-se o termo cliente, em vez de paciente. Isso porque é ele quem assume o papel ativo em seu processo e durante o atendimento psicológico, quer dizer, o terapeuta não é um elemento diretivo na relação.
.
Partindo do princípio de que a sabedoria está com o próprio indivíduo, as sessões de Gestalt-terapia fortalecem a importância das autodescobertas do cliente, tanto quanto de suas sensações e emoções. A ideia é apoiar os seus interesses e necessidades genuínas.
.
Ao mesmo tempo, a sessão procura identificar o que pode gerar algum tipo de sofrimento ou afetar sua autoestima ou a funcionalidade na vida pessoal ou profissional. De todo modo, o empenho do terapeuta é na realização de um trabalho de parceria para encontrar aquela sabedoria que já reside no cliente.
.
Psicodrama
O psicodrama é uma espécie de terapia de grupo na qual se faz uso de expressões dramáticas como uma peça teatral ou movimentos do corpo. Oferece espaço para a espontaneidade e costuma ser empregada nas empresas, em diferentes dinâmicas de grupo.
.
Uma sessão de psicodrama deve ser organizada de modo que tenha um começo, quando geralmente se adota um aquecimento. Em seguida, deve apresentar o desenvolvimento propriamente (dramatização) e, posteriormente, o encerramento (compartilhamento).
A terapia psicodramática visa ao desenvolvimento da espontaneidade e da criatividade. Ao mesmo tempo, busca a compreensão de si próprio e do outro, assim como da sociedade, além da responsabilidade de cada um e da capacidade de se colocar no lugar do outro.
.
Como oferecer atendimento psicológico aos colaboradores?
As iniciativas de qualidade de vida para os colaboradores da empesa podem avançar e incluir a oferta de atendimento psicológico. Este, por sua vez, pode ocorrer in company, com um plantão em ambiente da própria empresa, ou pode ser conduzido online, como ocorre com a telemedicina.
.
Existem vantagens em qualquer das opções e, desse modo, cada empresa avalia o que lhe é mais adequado, de acordo com suas próprias circunstâncias. No entanto, o principal aspecto a ser considerado é poder contar com profissionais especializados no desenvolvimento de bem-estar e qualidade de vida nas empresas.
.
Como você pode ver, existem diversos tipos de atendimento psicológico, e sua empresa pode melhorar muito as condições, entre outras, do clima organizacional e dos relacionamentos interpessoais entre os colaboradores.
.
Agora é só agendar com a SEGVIDA uma consultoria sobre este importante trabalho. Nosso foco? Dar suporte às empresas na implementação do PROJETO RH+, de forma a levar as Micro e Pequenas Empresas o desenvolvimento de suas equipes, a cultura e foco de inovação, e assim sustentabilidade ao processo organizacional, apoiando estratégias corporativas, cuidado com a vida (segurança e saúde), onde alcançaremos assim maior assertividade, maximizando o processo produtivo. Tudo isto para, em conjunto com os clientes, entregarmos soluções customizadas, com elevado padrão de qualidade. Entre em contato e agende uma reunião. Vamos falar sobre uma parceria que será um sucesso!.
Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.
NOSSOS CONTATOS:
✅WhatsApp: (31) 98473-4618.
☎: (31) 3817-4149 – Brasil
📧: comercial@segvidamg.com.br
.
#SEGVIDA #SST #SSO #atendimento #psicólogo #RH #colaboradores #atendimentopsicologico #terapia #saudemental #estresse #cansaço #gestaopessoas
.