Um dos termos que ganhou mais notoriedade nos últimos anos foi mindset. Embora muito se fale a respeito, nem todos entendem sua real definição e o impacto que isso pode ter na vida profissional e pessoal das pessoas, especialmente aquelas que prezam pelo próprio desenvolvimento.
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O que é mindset?
Uma das maiores especialistas no assunto, Carol S. Dweck, autora do livro “Mindset: a nova psicologia do sucesso”, associa o termo a sucesso e como ele pode ser decisivo para alcançá-lo. Em sua obra, ela explica que, para ser bem-sucedido, não se depende, necessariamente, de uma habilidade especial ou talento. É a mentalidade que o indivíduo tem, isto é, sua forma de encarar a vida e as circunstâncias que podem fazer a diferença.
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Em uma tradução, mindset significa “modelo mental”, “programação mental” ou simplesmente “mentalidade”. Na prática, é o conjunto de crenças, ideias e valores que fazem parte da mente de alguém. Por sua vez, essa combinação — que é construída no decorrer da vida — é o que prepara você para lidar com situações adversas. E, de acordo com Dweck, o que pode impulsionar se você vai ter êxito nelas ou não.
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Quais os tipos de mindset e como eles funcionam?
Enquanto estudava, a psicóloga identificou que há dois tipos diferentes de mindset: um fixo e um progressivo (ou de crescimento), bem como o comportamento de quem desenvolve cada um deles. Entenda a seguir.
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Mindset fixo
Essa mentalidade pertence às pessoas que acreditam que sua condição é permanente. Em um exemplo prático, se você não nasceu disciplinado, essa característica não pode ser estimulada ou desenvolvida. Suas ideias, crenças e atitudes são imutáveis e não há nada que possa ser feito quanto a isso.
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Naturalmente, indivíduos com essa programação mental têm mais dificuldade para crescer na vida pessoal e profissional. São inseguros e se sentem incapazes de melhorar — por isso, talvez nem se arrisquem a fazê-lo. No âmbito profissional, especificamente, é uma conduta destrutiva e evitada pelas companhias.
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Mindset de crescimento (ou progressivo)
Pessoas com esse mindset são o oposto do que foi citado acima. Elas reconhecem suas limitações, mas estão dispostas a contorná-las de modo que consigam crescer. Para isso, desenvolvem mais paciência e dedicação. São aqueles que transformam o limão em limonada, identificando oportunidades onde outros enxergariam apenas um problema.
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No âmbito profissional, é exatamente o que as empresas esperam. Os líderes do futuro detêm essa característica e um de seus desafios é adaptá-la ao clima organizacional do local onde trabalham. São os profissionais que estão sempre buscando melhorar, explorar seu potencial e contribuir positivamente para os resultados.
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Por que é importante conversarmos sobre mindset nas empresas?
Um mindset de crescimento disseminado entre as equipes de uma companhia pode fazer muita diferença em seus resultados e até impactar no bem-estar no trabalho.
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Aperfeiçoar essa cultura é o caminho certo para promover mais produtividade, garantir mais qualidade de vida para as pessoas e se tornar uma referência no mercado.
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Nessa missão, os gestores têm um papel fundamental: eles precisam estudar seus liderados para saber qual é a sua mentalidade. A partir dessa análise, seria possível começar a trabalhar os grupos, propondo atividades que os desenvolvessem de acordo com seu nível.
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Além do desenvolvimento profissional, uma empresa que se preocupa em aperfeiçoar o mindset de seus colaboradores demonstra uma preocupação com sua saúde mental, em torná-los seres humanos melhores e mais aptos a lidar com problemas na vida pessoal, afastando doenças ocupacionais.
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A necessidade de discutir o assunto se torna mais evidente quando se percebe que não é uma realidade para a maioria dos profissionais. É preciso ajudá-los a despertar seu desejo pelo autoconhecimento e crescimento — e se esse interesse já existe, estimulá-lo, de forma que ambos consigam colher os frutos a médio e longo prazo.
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O que fazer para desenvolver o mindset dos colaboradores?
Se uma empresa pode proporcionar uma experiência diferenciada, além dos benefícios corporativos ela deve se esforçar para fazê-lo e, assim, criar um padrão que beneficie sua cultura organizacional. A primeira medida a se tomar é chamar a atenção dos funcionários para reconhecer essa necessidade.
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Reconhecimento da importância do mindset
Desenvolver uma mentalidade progressiva é comprovadamente positivo para o desenvolvimento pessoal. O processo de mudança não é fácil, mas o foco deve ser seu resultado. É imprescindível disponibilizar ferramentas que viabilizem esse autoconhecimento para que, a partir disso, se fortaleça a ânsia pelo crescimento. A equipe de Recursos Humanos pode dar suporte nisso com técnicas de coaching.
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Diálogo aberto sobre desafios — e como resolvê-los
Por muitas vezes várias horas de reunião se perdem conversando sobre problemas corporativos. Uma mentalidade de crescimento também envolve o foco em solucionar: treinar a mente para identificar oportunidades em desafios — e usá-los a favor da empresa. Dialogar sobre os problemas e suas causas é muito importante, principalmente se a intenção é não repeti-los. Mas tão importante quanto isso é direcionar os esforços para resolvê-los.
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Estímulo ao protagonismo
Se uma companhia espera crescer, ela deve incentivar o protagonismo dos seus colaboradores e dar a eles amplo espaço para expor suas ideias. Nem sempre elas serão compatíveis com o que a empresa deseja, mas cabe a ela tratar isso de forma transparente e empática, demonstrando respeito por seus funcionários e valorização pelo que eles pensam.
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Incentivo à inovação
A evolução constante é um desafio para todas as empresas, mas uma das peças desse quebra-cabeça está no tópico anterior: dar às pessoas a oportunidade de serem criativas e expor suas ideias. Essa é uma medida indispensável para quem quer promover a inovação em uma companhia. É por meio de brainstormings que nascem grandes projetos.
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