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COMUNICAÇÃO INTERNA: ENTENDA COMO A FORMA CORRETA DE COMUNICAR PODE OTIMIZAR SUA PERFORMANCE PROFISSIONAL!

A comunicação interna é essencial para a organização eficaz de uma empresa. Mas, você sabe, afinal, quais são as melhores ferramentas para comunicações internas usadas atualmente?

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A equipe de Recursos Humanos é a responsável por fazer a comunicação interna em 63,2% das empresas, segundo pesquisas feitas pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. Por meio da comunicação interna é possível deixar os colaboradores mais motivados e engajados com o seu grupo.

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1. INTRANET

A intranet é uma rede corporativa com acesso permitido somente aos seus funcionários. É um meio de interligar unidades e departamentos, publicar treinamentos e informativos, divulgar produtos e serviços, aumentar a produtividade dos colaboradores, entre outros.

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Oferece como vantagem a possibilidade de todos os colaboradores terem acesso a uma mensagem padronizada e de fácil alcance. Além disso, por ser um sistema integrado e único, fortalece ainda mais a comunicação entre as equipes.

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2. REDE SOCIAL CORPORATIVA

Com pouco tempo no mercado brasileiro, o conceito de Rede Social Corporativa (RSC) chama a atenção pela similaridade operacional com redes sociais tradicionais. Essa proximidade ao usuário final é uma das vantagens significativas do produto, que em muitas empresas é entendida como a evolução da intranet tradicional.

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O produto também se destaca pelo baixo custo, escalabilidade, segurança e oferta em nuvem (SaaS) e, principalmente, por permitir a colaboração de todos.

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3. E-MAIL

O e-mail pode parecer um pouco obsoleto como ferramenta de comunicação interna, mas ainda é muito utilizado. Por meio dele você pode agendar reuniões, avisar sua equipe sobre algum imprevisto e contar novidades da empresa.

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4. REUNIÕES

Usar a internet para se comunicar é muito fácil e rápido. As conversas são mais diretas e não atrapalham tanto na produtividade do colaborador. Porém, em alguns casos, conversar pela internet pode gerar ruídos. E é por isso que não podemos dispensar a reunião presencial nas empresas. Ela ajuda a esclarecer dúvidas e alinhar os planejamentos da equipe.

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5. MURAL

Um mural auxilia na hora de deixar lembretes, levantar as metas da equipe e reforçar as estratégias da empresa. É importante que ele esteja em um lugar visível para todos, como nas salas de reunião, por exemplo. Veja algumas dicas específicas para montar o mural ideal de comunicação interna, além de ideias inovadoras.

  • ele precisa ocupar um lugar estratégico, tornando-se um local de referência fixo que os colaboradores saberão onde está;
  • o conteúdo precisa ser acessível, isto é, com textos curtos, linguagem simples e de fácil entendimento;
  • a sua função é chamar a atenção dos colaboradores, logo, precisa ter uma estética bem trabalhada;
  • precisa estar sempre atualizado, podendo ser definida uma frequência quinzenal, mensal etc.

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Hoje, empresas que atuam, principalmente, no ramo da tecnologia, optam por opções mais modernas de murais de comunicação interna, como o mural digital. Além de ter um visual mais profissional, requer apenas um único investimento inicial.

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O mural digital pode ser uma ótima opção para empresas que buscam um apelo visual mais forte, além da possibilidade de interação dos colaboradores com a ferramenta.

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6. MANUAL DO COLABORADOR

O manual do colaborador funciona como um guia rápido para novos funcionários. Nele, você encontra detalhes sobre os benefícios da empresa, suas normas e responsabilidades.

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Um ponto importante a ser destacado é que ele não pode conter apenas informações relacionadas às obrigações, pois precisa também explorar informações que destaquem o valor dos colaboradores para a empresa.

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Além de despertar mais interesse, o colaborador se sente respeitado em sua dimensão individual, não se sentindo apenas mais um número para a empresa.

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7. CAIXA DE SUGESTÕES

A caixa de sugestões funciona muito bem para os colaboradores que têm ótimas ideias, mas possuem medo de falar com seu líder ou gestor, principalmente porque as sugestões podem ser feitas em anonimato. Essa ferramenta funciona em empresas de qualquer porte e gera um resultado eficaz.

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8. PERFIL COMPORTAMENTAL

Uma excelente maneira de saber como se comunicar com os colaboradores da sua organização é fazendo o mapeamento de perfil comportamental de cada um. Dessa maneira, é mais fácil descobrir como os seus funcionários reagem e como o setor responsável pela comunicação interna deve falar com eles.

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Mesmo com o passar do tempo, essas ferramentas de comunicação interna ainda são as mais utilizadas e eficazes. Se você tem alguma dúvida ou quer compartilhar conosco alguma técnica utilizada na sua empresa, deixe aqui o seu comentário!

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9. NEWSLETTER

Quando se trata de comunicação interna, é preciso ir além do quesito informação, inovando quanto ao formato, modalidade, ferramenta, etc. Isso porque comunicar não é o mesmo que informar.

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O processo de comunicação carrega um valor simbólico que será transmitido entre os colaboradores da empresa, delineando os tipos de relações estabelecidas e a forma pela qual elas ocorrem. A comunicação é, também, fonte de aprendizagem. Por isso, ferramentas educativas fazem parte desse processo.

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Uma newsletter é uma espécie de revista da empresa, contendo informações que poderão ser úteis e motivadoras. Tem como outra finalidade, além do papel educativo, a valorização dos colaboradores, pois pode se tornar um espaço em que o desempenho deles é destacado.

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Pode ser em formato impresso ou digital, o que pode variar de acordo com o perfil dos colaboradores, orçamento da empresa, entre outros aspectos singulares que cada organização possui.

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10. VIDEOCONFERÊNCIA

Se a ausência de diretores, gerentes e colaboradores é uma constante na rotina da empresa devido a trabalhos externos e/ou existência de outras filiais, investir na modalidade de videoconferência pode ser uma ótima solução.

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Poder falar com pessoas importantes para o andamento dos processos internos e externos independentemente do lugar em que estejam é uma realidade do mundo moderno e que as organizações também precisam inserir em seus recursos.

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Reuniões são algumas dessas ocasiões em que é preciso um quórum mínimo para que ela ocorra e, portanto, pode ser facilitada por um recurso como esse.

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O que você achou dessas 10 ferramentas de comunicação interna para empresas? Divida sua experiência conosco e conte-nos o que você acha da utilização desses meios!

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A @SEGVIDAMG, sempre desenvolvem um planejamento de suas ações. O setor de recursos humanos está envolvido na realização desse trabalho, mas, além disso, ele tem também um programa próprio. A intenção é empreender ações na área de recursos humanos que estejam alinhadas com os objetivos da corporação.

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Fonte: https://blog.solides.com.br/comunicacao-interna-conheca-as-melhores-ferramentas/