Para descrever o conjunto de adventos, que surgiram identificando uma nova era econômica, caracterizada pelos avanços da tecnologia ora presenciados pelo mundo e que estão em processo de integração a fim de nos levar a inovações nunca antes imaginadas, como a Internet das Coisas, Big Data, Robótica, Inteligência Artificial, etc., Klaus Schwab usou o termo Quarta Revolução Industrial, criando um neologismo de maneira quase profética, sobre o que surgiria dali para frente: Indústria 4.0.
.
Essa alcunha, Indústria 4.0, preconizava o surgimento de outros termos similares e decorrentes dele, que deveriam identificar segmentos oriundos do conceito inicial Indústria 4.0 e atender às necessidades práticas, para sua materialização.
.
Surgem, então, expressões como: Marketing 4.0; Vendas 4.0; Administração 4.0 e Educação 4.0, esta última foco deste artigo.
.
Educação 4.0 refere-se ao conjunto de abordagens, estratégias e ações educacionais aplicadas com a expectativa de atender às necessidades no contexto da Indústria 4.0.
.
Mas por que uma Educação 4.0?
.
Antes de mais nada, é fundamental fugir dos conceitos nascidos do senso-comum, para se definir o que venha a ser Educação 4.0. De maneira desavisada e sem fundamentação, alguns pensariam que “basta ensinar e treinar as pessoas a operar computadores e outras máquinas e pronto, estamos realizando a Educação 4.0.”.
.
Os atuais projetos voltados para aprendizagem, que visam preparar o indivíduo, para eficiente e eficaz atuação na Indústria 4.0, vão além do treinamento mecânico, com métodos antigos, para ensinar a operar equipamentos ou tecnologias novas.
.
O impacto das mudanças conceituais e metodológicas no processo de aprendizado e um olhar inovador sobre as possibilidades pedagógicas, andragógicas ou heutagógicas são fatores que definem a Educação 4.0.
.
A Indústria 4.0 traz em seu bojo uma grande transformação no modus operandi das atividades nas organizações.
.
Esse contexto cibercultural não trata apenas da introdução de tecnologias digitais e do uso da Internet nos novos negócios, mas também do comportamento das pessoas e alterações nas maneiras como elas devem enxergar o mundo.
.
Assim, tanto as técnicas educacionais quanto o acompanhamento desse processo devem ser transformados, reestudados.
.
Práticas antigas devem dar lugar à mentalidade inovadora, que permita o desenvolvimento das pessoas de acordo com as necessidades e competências do futuro.
.
Neste artigo, não pretendemos um aprofundamento acadêmico no tema, mas sim levar uma orientação inicial ao profissional, que está buscando compreender melhor o “Mundo 4.0” e que necessita enxergar uma placa indicativa inicial no novo caminho a ser trilhado.
.
Para tanto, pensamos em algumas dicas para “oferecer um norte” ao caro leitor.
.
Lembremo-nos, antes de mais nada, que a Indústria 4.0 traz em seu arcabouço uma série de mudanças no processo produtivo, tais como:
.
- Big Data: ações futuras baseadas em dados do passado (quanto mais dados, melhor);
- Simulação de produção: simulação das linhas produtivas com o uso de softwares apropriados;
- Produção automatizada: uso de robôs e equipamentos digitais em linhas de produção;
- Máquinas conectadas: sistemas inteligentes, entre outras.
.
Porém, o sucesso da organização, seja qual for o setor, depende não apenas das máquinas e equipamentos implantados para a produção, mas também (e muito) da força de trabalho especializada e preparada a ser empregada no processo.
.
É importante que as pessoas, além de operacionalmente preparadas para operar máquinas e equipamentos nesse novo contexto, tenham consciência holística da nova realidade onde estão inseridas. Portanto, não basta investir pontualmente no treinamento técnico do trabalhador. É preciso um programa de educação continuada, que envolva aprimoramento de competências e habilidades de ordens tecnológica e comportamental.
.
Qualificações e habilidades importantes para a Indústria 4.0
Levando-se tudo o que foi abordado até aqui, o que então esperar da Educação 4.0, enquanto elemento constituinte ativo da realidade da Indústria 4.0, quer dizer, quais as qualificações e habilidades que têm importância e que devem ser desenvolvidas pela Educação 4.0, presente no ambiente corporativo?
.
- Conhecimentos sobre TIC: conhecimento básico sobre as tecnologias da informação e comunicação, levando à capacidade de usar e interagir com equipamentos digitais (computadores, máquinas inteligentes, comandos digitalizados integrados, etc.);
- Capacidade de trabalhar com dados: capacidade de compreender e analisar dados e informações obtidos a partir de máquinas e sistemas. Conhecimento estatístico básico (noções mínimas);
- Conhecimento técnico: conhecimentos básicos, genéricos e interdisciplinares sobre tecnologia. Conhecimento mais aprofundado sobre a área de sua especialidade de atuação;
- Habilidades humanas pessoais: compreensão da necessidade de aprendizado contínuo, diante da velocidade das mudanças tecnológicas. Adaptabilidade e facilidade para absorver mudanças. Habilidade para a tomada de decisões. Habilidades de comunicação. Facilidade para trabalho em equipe.
.
Obviamente esse é um tema bastante amplo e em frequente evolução o que torna necessária uma releitura constante sobre as melhores práticas e tendências que norteiam as iniciativas educacionais no contexto corporativo.
.
A SEGVIDA se prepara para um 2021 cheio de novidades em nosso departamento de educação: conheça nossa proposta de valor: “Nossos treinamentos proporcionam às empresas terem empregados capacitados com um processo educacional consistente, num custo acessível, aumentando o conhecimento da equipe e sua produtividade, com base metodológica alinhada à realidade empresarial, sendo os únicos que oferecerem a melhor experiência educacional aos participantes, com o atendimento personalizado às necessidades didáticas e pedagógicas das organizações” Departamento Educação & Desenvolvimento SEGVIDA Soluções em SSOMA!
.
Conheça as SOLUÇÕES EMPRESARIAIS E EM SSOMA DA SEGVIDA. Conheça nossos serviços pelo site: www.segvidamg.com.br AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.
NOSSOS CONTATOS:
✅WhatsApp: (31) 98473-4605.
☎️: (31) 3817-4149 – Brasil
📧: comercial@segvidamg.com.br
.
#segvida #sst #sso #trabalho #Educação4.0 #Indústria4.0 #ContextoCorporativo
.
Fonte: https://www.clarity.com.br/2020/10/07/a-educacao-4-0-no-contexto-corporativo/