O presente artigo tem como objetivo identificar as consequências da falta de gestão estratégica na administração da estrutura da organização de descrição de Cargos e Salários. Visa também definir a elaboração de Plano de Cargos e Salários adequado que pode contribuir para gestão de recursos humanos na organização.
.
Esta pesquisa aborda assuntos de alta relevância para as empresas sobre os benefícios, males e orientações sobre o sistema de remuneração do funcionário cujo são necessários para se ter controle de fluxo de pessoas e manter conveniência na relação cotidiana de trabalho e entre empregador e empregado. A metodologia utilizada para desenvolver a pesquisa precedeu de autores especializados, doutrinas já realizadas e aplicadas no âmbito empresarial.
.
Introdução
Ao longo do passar das eras, o ser humano passou a ser mais valorizado dento das organizações, deixou de ser apenas a mão de obra para a produção em larga escala e começou a ser reconhecido como recurso humano das organizações.
.
Nos dias atuais, cada funcionário é conhecido como parceiro da organização, para a qual contribui utilizando seus conhecimentos, habilidades, dedicação e esforço pessoal. Uma questão muito abordada atualmente se relaciona ao salário e se ele funciona como fator de motivação para os funcionários. (MORENO)
.
Outro aspecto de motivação para os colaboradores é o plano de carreiras que as empresas podem oferecer. O crescimento profissional é um grande atrativo e motivação para os colaboradores darem o seu máximo dentro da organização, tornando-a também mais competitiva no mercado.
.
O planejamento de carreira consiste no processo de decidir as tarefas e diretrizes traçadas no futuro profissional dos trabalhadores. Nas empresas modernas, os colaboradores precisam assumir papel ativo e proativo na implementação de seus próprios planos de desenvolvimento pessoal. Esse autogerenciamento acontece graças à diversidade do trabalho, às mudanças repentinas no ambiente corporativo e à inovação que mantem a empresa competitiva no mercado. (SALICIO)
.
O plano de carreiras e remuneração é considerado uma ferramenta estratégica capaz de fazer um desenho organizacional de todos os cargos estruturados e distribuídos, baseados na meritocracia, adequando-os em níveis hierárquicos. Essa ferramenta pode ser considerada um choque de gestão, de modo que desenvolva indicadores que estabeleçam as empresas no microambiente competitivo do atual mercado brasileiro (CHIAVENATO)
.
Objetivo
Este artigo tem como finalidade apresentar a importância da gestão estratégica no plano de cargos e salários, apresentando o conceito destes planos e os benefícios que a empresa possa ter ao aplicar esse tipo de estratégia em seu quadro de funcionários.
.
Agora é só agendar com a SEGVIDA uma consultoria sobre este importante trabalho. Nosso foco? Dar suporte às empresas na implementação do PROJETO RH+, de forma a levar as Micro e Pequenas Empresas o desenvolvimento de suas equipes, a cultura e foco de inovação, e assim sustentabilidade ao processo organizacional, apoiando estratégias corporativas, cuidado com a vida (segurança e saúde), onde alcançaremos assim maior assertividade, maximizando o processo produtivo e gerando qualidade de vida! Tudo isto para, em conjunto com os clientes, entregarmos soluções customizadas, com elevado padrão de qualidade. Entre em contato e agende uma reunião. Vamos falar sobre uma parceria que será um sucesso!
.
Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.
NOSSOS CONTATOS:
✅WhatsApp: (31) 98473-4618.
☎: (31) 3817-4149 – Brasil
📧: comercial@segvidamg.com.br
.
#SEGVIDA #SST #RH #SSO #gestão #estratégia #importância
.
Fonte: https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/importancia-gestao-estrategica/ – Os textos deste post foram compartilhados do Site do RH PORTAL, cabendo a estes os direitos autorais.