Sabemos que a postura no trabalho é um tema importante, já que engloba não só os colaboradores das empresas; mas, também, os empregadores.
.
A atenção à postura no trabalho, assim como os problemas que a envolvem, deve fazer parte do dia a dia de quaisquer empresas no mercado profissional. Um dos motivos é que a ergonomia é uma Lei – NR17, por isso os empregadores precisam estar sempre atentos.
.
Mas, antes de falarmos dos problemas de má postura, dos benefícios, dos serviços que visam cuidar da saúde dos colaboradores e da NR-17, precisamos entender melhor o que é ergonomia.
.
Afinal, o que é ergonomia?
Baseando-se em definições oficiais, a ergonomia consiste em um:
Ciência que estuda a interação entre seres humanos e máquinas de maneira abrangente.
O principal objetivo da ergonomia é adaptar os elementos do ambiente de trabalho ao ser humano com o objetivo de gerar o bem-estar do trabalhador e consequentemente aumentar a sua produtividade.
.
Portanto, podemos afirmar que a ergonomia é a área que deve compreender a relação entre colaborador e trabalho, de modo a elaborar medidas que visam cuidar da saúde e bem-estar.
.
Qual a relação da ergonomia com a postura no trabalho?
A ergonomia é a área que visa cuidar da saúde e bem-estar no ambiente laboral. A postura no trabalho é justamente uma das vertentes que englobam a ergonomia.
Por exemplo: os problemas de má postura representam, claro, danos à saúde dos colaboradores. Portanto, a ergonomia prevista na Norma Regulamentadora 17 é quem regularizará as condições de trabalho, criando medidas preventivas e corretivas.
.
Por que é importante investir em postura no trabalho
Uma boa postura no trabalho é importante devido a vários fatores, como adequação à Norma Regulamentadora 17, melhora na produtividade dos colaboradores e diminuição no absenteísmo das empresas.
.
A má postura acarreta enormes “dores de cabeça” aos empregadores, como processos judiciais devido aos danos à saúde no ambiente de trabalho.
.
Adequação à Norma Regulamentadora 17
A NR-17 é uma obrigatoriedade imposta pelo Ministério do Trabalho. Por isso, qualquer empresa que tenha demanda e não elaborar medidas que visam à adequação à ergonomia está sujeita a multas.
.
A NR-17 estabelece uma série de parâmetros que abordam diversos segmentos. Por isso, separamos algumas das obrigatoriedades mais comuns relacionadas à postura no trabalho:
.
17.3.1. Sempre que o trabalho puder ser executado na posição sentada, o posto de trabalho deve ser planejado ou adaptado para esta posição. (117.006-6 / I1)
.
17.3.2. Para trabalho manual sentado ou que tenha de ser feito em pé, as bancadas, mesas, escrivaninhas e os painéis devem proporcionar ao trabalhador condições de boa postura, visualização e operação e devem atender aos seguintes requisitos mínimos:
a) ter altura e características da superfície de trabalho compatíveis com o tipo de atividade, com a distância requerida dos olhos ao campo de trabalho e com a altura do assento;(117.007-4/I2)
b) ter área de trabalho de fácil alcance e visualização pelo trabalhador; (117.008-2 / I2)
c) ter características dimensionais que possibilitem posicionamento e movimentação adequados dos segmentos corporais. (117.009-0 / I2)
Lembrando que essas são apenas alguns itens relacionadas à postura no trabalho dentro da NR-17.
.
Melhora na produtividade
Dentre os principais motivos para começar a investir em postura no trabalho podemos citar a melhora na produtividade como um dos benefícios mais sintomáticos no dia a dia de trabalho.
.
Uma equipe de colaboradores sem problemas de postura no trabalho não terá que conviver com dores constantes.
Logo, a tendência é que se sintam mais confortáveis para exercer suas funções de forma mais tranquila.
.
Para qualquer empresa, ter uma equipe motivada é um dos principais segredos para o sucesso profissional.
.
Diminuição no absenteísmo
O absenteísmo consiste no número de ausência de colaboradores no dia a dia de trabalho.
Um grupo de doenças ocupacionais (aquelas que surgem devido a rotina de trabalho) mais comuns estão relacionados à má postura.
.
Então, a má postura gera, eventualmente, afastamento de colaboradores.
É aí que entra, então, a ergonomia voltada à postura. Através de métodos corretivos e preventivos os problemas de má postura serão praticamente eliminados.
.
Com isso, o absenteísmo na empresa diminuirá, o que ajuda a manter os cronogramas e produção em dia, sem atrasos desagradáveis.
.
O que pode acontecer se eu não investir em postura no trabalho?
Um dos prejuízos mais temidos pelos empregadores é o processo judicial.
Um colaborador que tenha sua saúde colocada em risco devido à ausência de estratégias voltadas a postura no ambiente de trabalho poderá entrar com uma ação na esfera judicial.
.
Claro, se esse mesmo colaborador, que entrou com um processo, adquiriu um problema relacionado à má postura, muito provavelmente é porque a empresa não se adequou à NR-17.
.
Além de ter que se resolver com o colaborador, agora, o assunto é, também, com o Ministério do Trabalho.
Percebe como os problemas começam a formar uma bola de neve?
.
E não para por aí. O trabalhador que entra com um processo judicial devido os problemas osteomusculares contraídos no ambiente laboral ficará ausente na rotina da empresa.
Logo, pode haver atrasos e diminuição na produção. Para qualquer empresa, esse é um problema e tanto.
.
Medidas para melhorar a postura no trabalho
Existem alguns métodos alternativos eficientes que visam estimular uma postura certa e saudável no ambiente de trabalho.
Dentro os melhores, destacam-se dois: a ginástica laboral e a blitz postural.
.
Blitz postural
A blitz postural é o serviço com ação mais sintomática, já que sua metodologia está focada em melhorar a postura dos colaboradores diretamente.
A orientação postural consiste em transmitir informações por meio da conscientização.
Essa orientação visa adaptar os postos de trabalho dos colaboradores às suas características.
.
Algumas medidas têm foco na adequação do arranjo físico, como ajuste e uso adequado do mobiliário.
A ideia é sempre a conscientização como a melhor forma de prevenção de patologias oriundas do ambiente de trabalho.
.
Ginástica Laboral
A ginástica laboral é o serviço mais focado em exercícios no ambiente de trabalho. A ideia é fazer com que todos façam alongamentos/fortalecimentos periódicos, a fim de quebrar a rotina desgastante do trabalho.
.
Os exercícios ajudam a melhorar a qualidade de vida no trabalho, estimulam os colaboradores e deixam o clima na empresa muito mais agradável.
Além disso, os exercícios auxiliam no combate aos problemas de má postura. Não à toa, cada vez mais empresas são adeptas da ginástica laboral.
.
Agora é só agendar com a SEGVIDA uma consultoria sobre este importante trabalho. Nosso foco? Desenvolver e aplicar técnicas de adaptação de elementos do ambiente de trabalho ao ser humano, com o objetivo de gerar o bem-estar do trabalhador e consequentemente aumentar a sua produtividade, que contribuirá de forma relevante com o processo de cuidado e preservação da saúde no ambiente operacional! Saber o que fazer, com segurança e saúde preservada, com certeza define resultados, alinhamento de processos e acolhe os colaboradores com maior assertividade, além de levar a empresa segurança jurídica!
.
Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.
NOSSOS CONTATOS:
✅WhatsApp: (31) 98473-4618.
☎: (31) 3817-4149 – Brasil
📧: comercial@segvidamg.com.br
.
#SEGVIDA #SST #ergonomia #SSO #cuidados #prevenir #postura
.