fbpx

O conceito de ser saudável tem sido abordado de forma cada vez mais ampla. Agora, ele é definido como um estado completo de bem-estar, o que envolve diferentes aspectos da vida além do equilíbrio orgânico, como a saúde mental e social.

.

Portanto, os desafios para garantir uma vida saudável se tornaram mais amplos, uma vez que não se limitam às questões de saneamento básico e atendimento médico e odontológico. Na verdade, também o equilíbrio emocional e psicológico, a boa convivência social e o ambiente de trabalho precisam ser considerados.

.

Todos esses fatores afetam a vida de cada pessoa nos âmbitos pessoal e profissional e, por essa razão, a desatenção a eles também prejudica os resultados empresariais. Daí a importância de as organizações se preocuparem com a qualidade de vida dos colaboradores.

.

O que é saúde?

De acordo com a OMS, o conceito de saúde não pode ser visto apenas como a ausência de doença ou enfermidade. Ele envolve um estado completo de bem-estar físico, mental e social. Essa definição foi elaborada em 1947, mas ainda existem desafios para promover uma vida saudável focando esses diferentes aspectos. Afinal, para alcançar esse objetivo é preciso:

  • Preocupar-se com o equilíbrio orgânico do indivíduo;
  • Evitar situações que coloquem sua integridade em risco;
  • Garantir que tenha uma mente saudável, evitando estresse, baixa autoestima e depressão;
  • Promover uma boa convivência interpessoal privada e profissional.

.

Um estudo do IBGE revelou que, no Brasil, 66,1% das pessoas adultas se consideram saudáveis. No entanto, hábitos prejudiciais, como o consumo de refrigerantes, a ingestão de bebidas alcoólicas e o tabagismo, ainda apresentam altos índices.

Além disso, a quantidade de pessoas que apresentam sobrepeso ou já alcançaram a condição de obesidade é cada vez maior. Essa é uma tendência mundial.

.

A mesma pesquisa apontou que 11,2 milhões de pessoas já foram diagnosticadas com depressão. Também existe um alto número de pacientes hipertensos (21,4% dos entrevistados), com colesterol alto (12,5%) e com problemas na coluna (18,5%).

Já em termos mundiais, a publicação World Health Statistics 2018, da OMS, revelou que 13 milhões de pessoas morrem por ano devido a doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e problemas crônicos de respiração.

.

Uma análise da classe trabalhadora do Brasil mostrou que cerca de 50% a 80% da população economicamente ativa são atingidos por distúrbios osteomusculares relacionados às suas atividades. Os transtornos mentais relacionados ao trabalho também geram preocupação, porque, em 2007, foram 121 casos notificados, e em 2016, o número saltou para 1.446.

Assim, embora se tenha um conceito de saúde para perseguir, a realidade instalada se torna sempre mais difícil. É preciso fazer mais.

.

Quais são os tipos de saúde que existem?

Como você viu, a OMS tem um conceito amplo sobre vida saudável, que inclui questões sociais, físicas e mentais. Para que você entenda melhor por que esses aspectos são importantes, a seguir, falamos sobre os diferentes tipos de saúde e o que cada um deles envolve.

.

Social

Uma pessoa socialmente saudável é aquela que consegue interagir de forma satisfatória com os demais e é capaz de prosperar nos ambientes sociais. Ou seja, ela mantém relações equilibradas e vantajosas para ambos os lados, convivendo bem em sociedade e, com isso, alcançando objetivos pessoais e coletivos.

Desse modo, a saúde social consiste em conseguir cultivar relações salutares com a família, com os amigos, com os colegas de trabalho e com a comunidade, de maneira geral. Não se trata de virtude da pessoa, mas de necessidade de estima e reconhecimento que todos, como seres sociais, apresentamos.

.

Física

Aqui, estão envolvidas todas as condições orgânicas do indivíduo, considerando seu vigor físico, a sensação de bem-estar e a ausência de doenças. O equilíbrio está em manter o organismo funcionando perfeitamente e livre de qualquer tipo de patologia.

Aspectos da infância e da genética, assim como os hábitos, as condições de trabalho e a prática de atividades físicas são fundamentais. Saúde física é preciso conquistar e manter, contando com a consolidação desses fatores.

.

Mental

Uma mente saudável complementa o bem-estar e a qualidade de vida da pessoa, mas a OMS não aponta uma definição oficial para esse tipo de saúde. Isso acontece porque fatores culturais, julgamentos subjetivos e outros aspectos afetam sua definição.

De toda forma, a saúde mental está ligada ao modo como a pessoa se sente em relação a ela mesma, aos demais e ao mundo ao seu redor. Esse sentimento define como ela reage às exigências que lhe são apresentadas por sua própria vida.

.

Da mulher

A saúde da mulher faz referência às iniciativas, protocolos e ações com vistas à promoção de seu bem-estar físico e mental. Todo esse conjunto leva em conta as características do organismo, assim como dos aspectos sociais e emocionais da mulher.

Além das demandas que qualquer pessoa pode apresentar, as mulheres estão sujeitas a experiências próprias do gênero, como o câncer de mama e o câncer de colo do útero, entre outras. A essas possibilidades, juntam-se as suscetibilidades relacionadas à gravidez, ao parto e ao período pós-parto.

.

Na verdade, ainda existem outras condições que podem abalar a saúde da mulher e residem na sua condição hormonal da menopausa, facilitando o surgimento de osteoporose e que também aumenta a tendência à obesidade. Da mesma forma, aspectos da saúde mental abalada como a depressão apresentam maior incidência entre as mulheres.

.

Ocupacional

Essencialmente, a saúde ocupacional é a que se refere aos colaboradores de uma empresa. Assim, é constituída pelo conjunto de cuidados preventivos com vistas a reduzir os riscos de adoecimentos e o surgimento de distúrbios de saúde no ambiente laboral.

A saúde ocupacional é de responsabilidade da organização e, para atendê-la, adota procedimentos protocolares como exames clínicos e laboratoriais. Dessa forma, consegue evitar, por exemplo, que um colaborador com uma determinada restrição orgânica seja colocado em uma função para a qual não poderia.

.

Corporativa

Enquanto a saúde ocupacional se volta mais para os aspectos preventivos em sua abordagem, a saúde corporativa se dedica a aprimorar essa saúde, assim como o bem-estar e a qualidade de vida dos colaboradores na empresa. De maneira geral, é assunto de gestão do RH da organização.

.

Dessa forma, as implementações de um programa de qualidade de vida para os colaboradores têm a natureza de operar essencialmente com a saúde corporativa. O mesmo se dá quando a empresa se dedica a implantar, por exemplo, uma série de palestras com orientação para uma alimentação saudável.

.

Nesse sentido, com relação ao bem-estar de seus colaboradores, uma empresa deve avançar e ir além do básico. Por sua vez, quando se pensa em saúde corporativa, os trabalhos de conscientização para o autocuidado são essenciais.

.

Digital

O termo saúde digital não se refere propriamente a um aspecto da saúde do indivíduo, mas a uma forma de fazer a gestão dos cuidados com a pessoa. Nesse sentido, a OMS considera que “a saúde digital pode ajudar a tornar os sistemas de saúde mais eficientes e sustentáveis”.

Da mesma forma, sua visão estratégica pondera que se trata de um meio de “prestar cuidados de boa qualidade, acessíveis e equitativos” à população. Como se observa, a intenção é aumentar a eficiência, permitir o acesso e avançar em novos tratamentos, entre outros.

.

Assim, você pode considerar a saúde digital como uma estratégia que visa o aprimoramento do cuidado com os pacientes, assim como a inovação dos procedimentos adotados. Para isso, são necessários tecnologia, treinamento e capacitação dos profissionais envolvidos.

.

Outros tipos de saúde

Diferentes aspectos da vida de uma pessoa podem apresentar efeitos significativos no seu bem-estar e na sua saúde. Desse modo, com origens diversas, existem tipos diferentes que podem caracterizar com ainda mais precisão os conceitos de saúde. Conheça os principais:

  • Saúde financeira;
  • Saúde intelectual;
  • Saúde familiar;
  • Saúde profissional;
  • Saúde espiritual.

Após conhecer a diversidade de tipos de saúde, fica bem mais fácil alcançar a conceituação ampla e holística da OMS. Assim, quando o órgão mundial da saúde faz referência a um estado de completo bem-estar físico, mental e social, é mais simples traduzir e entender o que isso significa.

.

Agora é só agendar com a SEGVIDA uma consultoria sobre este importante trabalho. Nosso foco? Dar suporte às empresas na implementação do PROJETO RH+, de forma a levar as Micro e Pequenas Empresas o desenvolvimento de suas equipes, a cultura e foco de inovação, e assim sustentabilidade ao processo organizacional, apoiando estratégias corporativas, cuidado com a vida (segurança e saúde), onde alcançaremos assim maior assertividade, maximizando o processo produtivo e gerando qualidade de vida! Tudo isto para, em conjunto com os clientes, entregarmos soluções customizadas, com elevado padrão de qualidade. Entre em contato e agende uma reunião. Vamos falar sobre uma parceria que será um sucesso!

.

Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.

NOSSOS CONTATOS:

✅WhatsApp: (31) 98473-4618.

☎: (31) 3817-4149 – Brasil

📧: comercial@segvidamg.com.br

.

#SEGVIDA #SST #SSO #saúde #cuidados #tratamento #prevenção

.

Fonte: https://beecorp.com.br/saude/ – Os textos deste post foram compartilhados do Site BEECORP cabendo a estes os direitos autorais.