fbpx

Análise Ergonômica Do Trabalho: conheça os benefícios deste importante processo!

Conheça os benefícios da análise ergonômica do trabalho para uma empresa: As regulamentações trabalhistas atuais exigem que as empresas que realizam serviços manuais, físicos ou sobrecarga muscular (braços, mãos, ombros, coluna e pescoço) e tarefas repetitivas executem ações detalhadas de análise ergonômica do trabalho (AET) para seus colaboradores.

.
O AET é apenas um estudo de assuntos e locais de trabalho, ou seja, uma avaliação abrangente para evitar riscos relacionados às posturas realizadas durante as atividades, bem como falta de iluminação, temperaturas não saudáveis, ventilação insuficiente ou a utensílios com tamanhos inapropriados. Em suma, tudo relacionado ao equilíbrio emocional e físico das pessoas.

.
Na verdade, essa recomendação está estipulada na NR17, também chamada de “norma da ergonomia”. No entanto, é preciso considerar que conduzir essa investigação não é apenas para cumprir a lei, mas para zelar legalmente pela saúde, segurança e qualidade de vida dos funcionários – o que também traz retornos positivos para a empresa.
Por meio da análise ergonômica do trabalho, é mais fácil desenhar diagramas de risco ergonômicos e formular medidas para reduzir ou eliminar riscos. O resultado desse esforço retorna para os negócios na condição de benefícios tangíveis, como melhoria do clima organizacional e aumento da lucratividade.

.

1. Ajuda a estar de acordo com a lei

Qualquer empresário com pelo menos um profissional contratado deve realizar uma análise ergonômica do trabalho, a fim de seguir todas as recomendações necessárias para que o ambiente de trabalho esteja de acordo com a legislação.
A NR 17 traz informações de extrema importância para orientar a organização em determinadas situações (como desembarques, móveis, equipamentos, transporte e condições ambientais). Portanto, o objetivo desta norma é definir os parâmetros necessários para fornecer um espaço de trabalho aceitável.
Prestar total atenção a esta avaliação pode fornecer à sua equipe um ambiente de trabalho adequado. Com isso, a possibilidade de recebimento de ações judiciais e trabalhistas é bastante reduzida.

.

2. Garante a valorização profissional

Ao desfrutar de melhores condições de trabalho, o pessoal relevante se sentirá mais confortável para realizar as atividades rotineiras, o que despertará o seu senso de reconhecimento.

.
Isso deu à equipe o estímulo necessário e esperava ficar mais tempo na empresa para crescer profissionalmente. Esse é um aspecto importante da inteligência emocional de todos, exceto no que diz respeito à alta autoestima.

.
Além disso, existem algumas organizações que complementam a ergonomia por meio da ergonomia no trabalho, o que traz muitos benefícios aos praticantes, como a eliminação da tensão muscular e nervosa. Lembre-se que este tipo de exercício físico deve ser dirigido por profissional treinado (educador físico ou fisioterapeuta) e deve ser consistente com a área de trabalho de cada equipe.

.

3. Diminui o absenteísmo e o afastamento

Considerar os menores detalhes de ergonomia e infraestrutura no ambiente de trabalho pode reduzir o absenteísmo. Afinal, quando a saúde das pessoas é a primeira prioridade, a possibilidade de acidentes é bastante reduzida, o que afeta diretamente a incidência de atrasos e absenteísmo.

.
Vale ressaltar ainda que quando os profissionais deixam a empresa por problemas de saúde, as despesas da empresa serão grandes, o que pode prejudicar o orçamento de outros itens, como o pagamento de fornecedores. Sem falar que a ausência de um funcionário trará perdas intangíveis para as funções necessárias ao desempenho de uma atividade específica

.

4. Evita doenças ocupacionais

Quando alguém desempenha suas funções de forma instável, sua qualidade de vida certamente ficará prejudicada, o que acabará por aumentar a importância da ergonomia para evitar danos à saúde física, mental e cognitiva dos funcionários.
Organizações que oferecem locais com móveis de baixa qualidade, iluminação insuficiente e distúrbios de ruído que excedem o valor recomendado aumentarão a chance de doenças ocupacionais. As doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT – Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho) são um dos maiores perigos do “esquecimento” dos padrões ergonômicos.

.
Portanto, o projeto de layout da organização deve considerar os pontos de dar uma postura compatível com a posição ocupada. Dessa forma, é possível evitar desconfortos causados pelos equipamentos aos funcionários, como fadiga, dores musculares e estresse.

.

5. Melhora a produtividade

Você deve ter notado que, se uma empresa realiza análises ergonômicas de trabalho, obviamente pode aumentar a produtividade.

.
Normalmente, a otimização simples do ambiente pode aumentar a participação da equipe. Com um ambiente de trabalho bem cuidado, a tendência de redução de erros é suficiente, pois o profissional estará mais focado no dia a dia. Isso também conduz à criatividade e à criação lucrativa de valor para a empresa.

.

6. Dá mais credibilidade aos clientes

Suponhamos a seguinte situação: você está diante de um departamento administrativo onde as divisórias não oferecem o isolamento acústico desejado, as cadeiras estão em más condições e a iluminação causa sombras. Claro, a primeira reação ao considerar essa situação é surpresa, certo? Garantir a ergonomia também permite que a empresa forneça uma imagem consistente e conquiste novos clientes. Quando pessoas de fora veem que todos os funcionários estão devidamente acomodados em seus postos de trabalho, a sensação gerada para o público é de organização e respeito.

.

7. Reduz os custos

Este é o desejo de todo gestor. A análise ergonômica do trabalho oferece muitas vantagens às empresas, e podemos adicioná-las a uma delas: mais lucro. Ao aumentar a produtividade e o envolvimento dos funcionários, você obterá benefícios mais positivos como: Evitará (ou pelo menos) diminuirá autuações e multas, reduzirá o absenteísmo e melhorará a sua credibilidade no mercado.

.
Por fim, é importante citar o “Laudo de Ergonomia” (não relacionado ao AET), pois o juiz só exige esse laudo nas ações trabalhistas para comprovar as condições do empregado para o desempenho de suas funções. Portanto, este documento não é obrigatório.
Com os benefícios mencionados acima, você já deve estar convencido da importância da análise ergonômica do trabalho. Então não perca mais tempo e comece a investir nessa pesquisa agora para melhorar as condições de trabalho da sua empresa e aumentar sua competitividade.

.

Agora é só agendar com a SEGVIDA uma consultoria gratuita sobre este importante trabalho. Nosso foco? Garantir a preservação da saúde dos empregados, em função dos riscos existentes no ambiente de trabalho e de doenças profissionais, fazer com que este processo contribua de forma relevante com o aumento da produtividade, maximização de resultados e sustentabilidade empresarial! Saber o que fazer, como fazer e crescer com equilíbrio e em um seguro e saudável. Realize com a SEGVIDA sua AET.

.

Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.

NOSSOS CONTATOS:

✅WhatsApp: (31) 98473-4618.

☎️: (31) 3817-4149 – Brasil

📧: comercial@segvidamg.com.br

.

#SEGVIDA #ergonomia #AET #SST #NR17 #benefícios #trabalho #SSO #prevencao #medicinadotrabalho #saudeocupacional

. Fonte: https://rsdata.com.br/beneficios-da-analise-ergonomica/