Com certeza, você já viu alguém passar por esta situação: depois de um período de muita pressão e cobrança no trabalho, a pessoa ficou doente e precisou ficar alguns dias afastada. O estresse e a grande pressão por resultados são grandes ameaças ao bem-estar no trabalho, podendo comprometer inclusive a saúde do colaborador.
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Ao lado de salários, benefícios e oportunidades de crescimento, o ambiente de trabalho pode ser um fator-chave na satisfação dos trabalhadores. Fatores físicos da arquitetura do local e também traços nocivos da cultura organizacional podem influenciar muito no dia a dia da empresa.
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Companhias que não valorizam e investem em seus colaboradores estão colocando em risco seu próprio sucesso. Ao contrário, organizações que investem no bem-estar, na saúde física e mental e na satisfação de seus colaboradores têm nas mãos um catalisador de resultados positivos.
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Influência na rotatividade
Um levantamento da agência de recrutamento Monster.com, realizado em 2014, mostrou que 42% dos entrevistados já trocaram de emprego por conta de um ambiente de trabalho excessivamente estressante. O mesmo estudo revelou que o estresse no trabalho causou doenças em 61% dos pesquisados.
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Por essas razões, grandes corporações têm investido cada vez mais em seu ambiente de trabalho. Gigantes como a Google, referência em bem-estar corporativo, têm buscado novas soluções para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores durante as horas do expediente.
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Principais problemas no ambiente de trabalho
A arquitetura interna das empresas mudou muito nas últimas décadas. Nos anos 1960, era comum que os escritórios fossem todos divididos em salas e cada profissional trabalhava em seu próprio espaço. Esse modelo permitia mais privacidade, mas também limitava as interações entre os membros das equipes.
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Cerca de três décadas depois, as empresas passaram a preferir os ambientes abertos. Divisórias baixas e grandes lofts sem paredes proporcionavam uma grande interação e uma maior sinergia entre os trabalhadores.
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Mais recentemente, porém, novas pesquisas começaram a discutir a eficiência desse modelo de organização interna do espaço.
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Em 2005, dois pesquisadores da Universidade de Sidney, na Austrália, conduziram um grande estudo sobre a arquitetura interna dos prédios comerciais. O que a pesquisa concluiu foi que ambientes com maior isolamento causam maior grau de satisfação entre os colaboradores.
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A principal queixa relacionada aos ambientes abertos foi relacionada à falta de privacidade sonora — ou o fato de todos ouvirem as conversas o tempo todo.
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Os participantes da pesquisa reconheceram uma maior facilidade de interação nos ambientes abertos. Mas isso, para eles, não compensa o estresse causado por esse tipo de ambiente.
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Apesar de ter um alto impacto na produtividade dos colaboradores, a arquitetura interna de um edifício não é algo simples de ser transformada. Mas há outros aspectos que impactam o bem-estar no trabalho e podem ser melhorados. Destacamos alguns dos principais a seguir. Confira!
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Estresse
Um ambiente de trabalho altamente estressante pode causar não só problemas de saúde, mas também levar a erros na execução das tarefas. Esses problemas só pioram quando os colaboradores se sentem pressionados pela competição, pulando férias ou trabalhando doentes.
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Nesse tipo de ambiente, é comum as pessoas entrarem em um estado de fadiga, o que reduz a qualidade do trabalho realizado. O reflexo disso para a empresa vai desde o desperdício de recursos até uma taxa alta de rotatividade em suas equipes.
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Barulho
Ainda que você se acostume a ele, o barulho no ambiente de trabalho é um estímulo constante. E seu organismo continua reagindo. Alguns dos sintomas mais comuns que ele causa são dores de cabeça e irritabilidade.
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Mais impressionante ainda é a relação entre a exposição prolongada a ambientes barulhentos e um maior risco de doenças cardíacas. O ruído ainda prejudica a concentração, impactando diretamente na produtividade dos colaboradores.
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Qualidade do ar
É comum entrar em shoppings e prédios comerciais e começar a sentir os olhos secos, a garganta arranhando e o nariz entupido. Esse problema é tão comum que ganhou até um nome: síndrome do edifício doente.
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Essa condição acontece quando não há uma ventilação adequada no ambiente. Os níveis de ácaro aumentam, e a qualidade do ar diminui. O resultado é o comprometimento da saúde dos trabalhadores.
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Ergonomia
As dores nas costas são uma das queixas mais comuns relativas à ergonomia do ambiente de trabalho. A causa mais comum para o desconforto são cadeiras inadequadas e pouco confortáveis.
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Mas o problema também pode estar na altura da mesa, na posição do teclado do computador, na falta de apoio para os pés e em outras questões do local de trabalho. Desconfortável e com dores pelo corpo, o colaborador não conseguirá manter sua produtividade.
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Definição de bem-estar
O bem-estar no trabalho é um conjunto de estratégias e ações adotadas para criar um ambiente de trabalho harmônico ao colaborador. Assim, é possível motivar os funcionários e engajá-los com suas tarefas diárias, além de garantir saúde e segurança no ambiente laboral.
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É preciso que os colaboradores se sintam reconhecidos pela empresa e consigam visualizar oportunidades efetivas de crescimento e novos desafios para que mantenham seu interesse pelo trabalho.
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Quando a empresa demonstra preocupação pelo bem-estar dos colaboradores, consegue ficar à frente de suas concorrentes. Trata-se de um diferencial relevante para atrair talentos para a organização.
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Importância da qualidade de vida no trabalho nas organizações contemporâneas
Atualmente, cada vez mais empresas estão repensando e reestruturando os pacotes de benefícios e desenvolvimento dos colaboradores, procurando desenvolver programas e ações que promovam o bem-estar dentro do ambiente de trabalho.
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Em uma pesquisa, “Tendências Globais de Capital Humano de 2018 — A ascensão da empresa social”, 43% das empresas disseram que programas para otimizar a qualidade de vida reforçam a missão e os valores empresariais, 60% acreditam que tais práticas ajudam na retenção dos funcionários, e 61% disseram que ocorre a melhoria da produtividade e dos resultados financeiros.
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As organizações, em geral, estão se reposicionando, estimuladas por novas demandas, automação e tecnologia. Além de contribuir para o aumento da produtividade, o bem-estar no trabalho é uma tendência mundial e que confere maior competitividade às organizações que aplicarem suas práticas antes dos concorrentes.
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Dicas para aumentar o bem-estar no trabalho
Mesmo com toda a tecnologia do mundo, é preciso reconhecer: nenhuma empresa sobrevive sem pessoas. Os colaboradores são as células da organização, as unidades que fazem todos os projetos caminharem.
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Por isso, assim como em um organismo, é necessário que elas estejam bem — física, psicológica e emocionalmente —, para poderem ter uma performance de excelência no trabalho.
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Um ambiente de trabalho voltado para as pessoas garante esse bem-estar e deve ser encarado como um investimento para a empresa. A organização que investe em seus colaboradores está investindo no próprio sucesso.
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Promover melhorias físicas no espaço é um bom começo, mas é preciso contar também com outras estratégias. Confira algumas formas de valorizar e investir na sua equipe!
Crie uma cultura de respeito mútuo
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Relações respeitosas deveriam ser um dos valores-chave de todas as organizações. Os líderes têm um papel fundamental nisso, não só estabelecendo um código de posturas, mas principalmente dando o exemplo.
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Um ambiente respeitoso torna-se mais estimulante, além de também ajudar a baixar os níveis de estresse entre os colaboradores.
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Promova atividades colaborativas
Outra forma de reduzir o estresse e criar um ambiente de trabalho mais saudável é estimular a mentalidade da colaboração — em oposição à da competição.
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As empresas consideradas os melhores lugares para se trabalhar, como a Google, têm um propósito que é compartilhado por todos os colaboradores. Para criar esse sentimento de pertencimento, é importante realizar atividades que fortaleçam os laços entre as pessoas e equipes.
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Contar com a colaboração de todos para o desenvolvimento de um novo site ou fazer um crowdsourcing interno de ideias para um novo projeto, por exemplo, podem ser boas formas de envolver todos para um mesmo objetivo.
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Promova melhorias no espaço
Leve as queixas de seus colaboradores em consideração e veja o que pode ser melhorado em seu espaço de trabalho. Por mais motivadas e envolvidas que as pessoas estejam com a empresa, ninguém consegue dedicar-se quando está com dor.
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É claro que muitas mudanças exigirão investimento de recursos financeiros, mas não é necessário fazer tudo de uma vez. Faça um planejamento e vá lidando com as questões aos poucos.
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Para definir as prioridades, é fundamental realizar um levantamento de todas as necessidades e riscos de cada uma delas. Nesse sentido, a Análise Ergonômica do Trabalho é fundamental.
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Estimule a prática de atividades físicas
E os benefícios de se movimentar? Outra alternativa interessante é estimular os funcionários a praticarem atividades físicas não só no próprio ambiente de trabalho, mas fora também.
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Para começar, o alongamento antes, durante ou depois da jornada de trabalho é uma alternativa prática (não tem a necessidade de nenhum aparelho específico) e que traz inúmeros benefícios.
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Os exercícios aeróbicos, por sua vez, melhoram a respiração e condicionamento físico. Enquanto a yoga traz mais consciência corporal e mental.
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Esses são alguns exemplos, mas existem diferentes alternativas para estimular a realização de alguma atividade física.
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Adote a flexibilidade
Para proporcionar bem-estar no trabalho, é interessante ser flexível, ou seja, balancear a cobrança por resultados com alguns momentos de descanso e descontração. Como o ser humano necessita de repouso, e cada pessoa tem suas próprias peculiaridades, é importante procurar ajustar as coisas.
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Mas é preciso ter cuidado em como e quando proporcionar essa flexibilidade para não permitir que alguns abusem ou caiam na ociosidade. Essa flexibilidade não pode prejudicar a produtividade ou entrar em conflito com as metas e os objetivos da empresa.
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Dê atenção à saúde mental
A saúde mental é fundamental para todo ser humano. Conforme dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), uma em cada quatro pessoas sofrerá de algum problema mental durante sua vida. Se o funcionário não está com uma boa saúde mental, ele dificilmente produzirá bem.
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E muitos problemas podem gerar transtornos emocionais e mentais, como o medo de fazer o trabalho de forma errada, de ser repreendido pelo líder, de não se destacar como outros colegas.
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Os problemas pessoais também interferem: dilemas com os filhos, problemas no casamento ou relacionamento, doenças em família, e assim por diante.
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Mudar certos hábitos ajuda o funcionário a melhorar seu estado mental, como se organizar, ter mais disciplina, não ficar envolvido demais pelas redes sociais e games, dormir mais cedo. Precisamos desmistificar esse assunto e agir em prol da saúde mental.
Benefícios na promoção do bem-estar no trabalho
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Podemos citar diversos benefícios de ter uma ambiente de trabalho voltado aos colaboradores, como vários já mencionados acima. Vamos destacar mais alguns deles, confira!
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O controle do estresse
Os problemas relacionados ao estresse incidem de forma direta sobre a produtividade. Estresse, ansiedade, depressão impactam negativamente no desempenho do colaborador. As estratégias para reduzir o estresse melhoram o foco e a eficiência dos funcionários.
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A prática da massagem rápida, quick massage, contribui para diminuir o estresse, melhor o humor, proporcionar relaxamento, aliviar as dores de cabeça.
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A redução do absenteísmo
O absenteísmo é a ausência do profissional no ambiente de trabalho. A taxa de absenteísmo tende a aumentar com a insatisfação do funcionário em relação à empresa. E é claro que essa ausência reduz o nível de produtividade.
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Quando o empregado está em um ambiente agradável e saudável, a ausência tende a diminuir e acontecerá apenas em casos realmente inevitáveis.
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A diminuição dos riscos de doenças ocupacionais
As doenças ocupacionais são aquelas relacionadas à atividade e ambiente laboral. Muitos fatores favorecem o aparecimento de doenças ocupacionais, como um ambiente com condições insalubres ou até uma cadeira mal regulada.
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O Jornal Europeu de Ciências Sociais revelou, em um estudo, a existência de uma relação estreita entre ergonomia e produtividade no trabalho. A eficiência do colaborador aumenta à medida que o ambiente for mais confortável e adequado.
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A empresa deve realizar as adequações ergonômicas para que o espaço se ajuste ao funcionário. As medidas que podem ser tomadas variam, conforme os pontos fracos que cada negócio tem e que exigem melhorias. A análise ergonômica do trabalho é fundamental para uma empresa desenvolver um programa de qualidade de vida realmente efetivo para os colaboradores.
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A redução de gastos para contratar e treinar novos funcionários
A retenção de funcionários é o resultado que uma organização usufrui quando se preocupa com o bem-estar dos colaboradores. Se eles estiverem satisfeitos com o ambiente, dificilmente deixarão o emprego.
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Dessa forma, além de reduzir gastos com a captação de novos funcionários e os processos de demissão, a empresa cultivará profissionais mais experientes.
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Priorizar o bem-estar no trabalho é uma maneira eficaz de cuidar dos funcionários e, ao mesmo tempo, aumentar sua produtividade.
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