A CIPA é a sigla de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e toda empresa com mais de 20 trabalhadores deve ter a sua. Se você for um dos funcionários eleitos para participar desse grupo, é importante ler este guia da CIPA. Aqui, você vai entender melhor qual é a função de um cipeiro e como ter mais engajamento nos programas dessa comissão.
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Quem trabalha na CIPA recebe o nome de cipeiro e o número de pessoas que fazem parte desse grupo depende do tamanho da empresa, mas ele é sempre formado por funcionários e empregadores, que recebem votos para serem eleitos. Por isso, é importante honrar com o papel e fazer valer a segurança no trabalho.
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Guia da CIPA: qual a função de um cipeiro?
O cipeiro é um profissional que trabalha na empresa em questão e é eleito, junto a um grupo com outros membros também eleitos igualmente para atuar em programas que inibam os riscos no ambiente de trabalho. É importante lembrar que essa função é adicional à função a qual o colaborador exerce. Então, é preciso escolher bem as pessoas que farão parte dessa comissão para que consigam conciliar bem os dois cargos.
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Basicamente, o cipeiro é responsável por fiscalizar a empresa e as condições de trabalho que ela oferece aos seus funcionários. É função de um integrante da CIPA estar sempre alerta às horas de trabalho dos funcionários, assim como a situação geral do ambiente onde eles passam o dia exercendo a profissão.
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Também deve estar atento às condições de saúde física e emocional dos colaboradores, assim como a qualidade do maquinário, suas manutenções e ainda intermediar situações onde há reclamações de trabalho que dizem respeito à segurança e saúde e agir sempre que achar necessário junto à chefia.
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Dentre as principais funções, portanto, estão:
- Participar ativamente de todos os assuntos referentes a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho;
- Estar por dentro dos assuntos sobre saúde e segurança do trabalho dentro da empresa;
- Incentivar que todos façam o treinamento de segurança;
- Verificar atentamente e denunciar, se for o caso, situações que colocam a segurança dos funcionários em risco;
- Sugerir novas soluções para problemas que envolvem a saúde e a segurança do colaborador.
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Como engajar os demais funcionários em programas da CIPA
É muito importante que os cipeiros conscientizem os funcionários sobre a importância da saúde e da segurança do trabalho. Mas é comum que outros colaboradores não deem a devida atenção a isso. Por isso, engajá-los é um desafio essencial para o sucesso do programa. A seguir, você confere algumas dicas para ter sucesso na sua função.
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1. Ajude a criar boas campanhas
As campanhas de conscientização sobre diversos tipos de problemas de saúde e acidentes de trabalho devem acontecer frequentemente dentro da empresa. Um programa de vacinação, por exemplo, ajuda a engajar os funcionários para se prevenirem contra doenças. Promover palestras com profissionais da área médica explicando a importância de aderir a programas de saúde e entender sobre como estar saudável afeta positivamente a produtividade e o ambiente de trabalho.
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As campanhas precisam ter bons conteúdos, serem fáceis de entender e prender a atenção dos funcionários. Uma boa ideia é unir-se ao RH e juntos criarem ideias sobre campanhas que possam instigar a curiosidade dos funcionários em saber mais.
Promova uma campanha de promoção de saúde geral das pessoas e trabalhadores no ambiente de trabalho com estas informações.
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2. Incentive a participação nos treinamentos
Outra maneira muito interessante de engajar funcionários é criar treinamentos onde eles mesmos possam participar e entender como funciona a prevenção de acidentes. Oferecer equipamentos e cursos ministrados por profissionais especializados ajuda a integrar a equipe e conscientizar sobre a importância de usar todo o aparato no dia a dia para se prevenir se acidentes.
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Para quem trabalha operando maquinário, por exemplo, essa conscientização é muito importante para que o uso do equipamento não seja negligenciado e que o número de acidentes seja reduzido ou mantido em zero, já que alguns podem ser até fatais.
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Além de orientar sobre o uso dos equipamentos e como utilizá-los, é importante também ter atenção para que os funcionários entendam o por quê de estarem usando os equipamentos. Isso cria uma cultura de segurança importante onde um pode supervisionar o outro.Dentre essas questões, você pode falar sobre os aspectos legais que envolvem o uso dos equipamentos na segurança do trabalho, mostrar exemplos onde as ferramentas de segurança do trabalho fizeram a diferença e evitaram acidentes graves, explique sobre o processo e ouça a opinião dos colaboradores sobre o conforto que os equipamentos oferecem, as dificuldades que podem ter, entre outros.
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3. Aposte na ginástica laboral como um momento de descontração
Além da preocupação com a segurança durante o período de trabalho, é importante que o cipeiro também tenha consciência de transformar o ambiente profissional em um lugar que se preocupa com a saúde dos funcionários, a fim de prevenir problemas de saúde que podem ser causados por quem trabalha muito tempo na mesma posição, por exemplo.
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Incentivar que todos participem da ginástica laboral no início do dia pode ajudar a prevenir lesões, aliviar o estresse, reduzir o sedentarismo e aumentar a produtividade e o ânimo para trabalhar. Falar sobre os benefícios da ginástica é importante para que todos tenham ciência das suas vantagens e que ela é ideal para qualquer profissional. São apenas 10 ou 15 minutos que podem mudar o dia e deixar todos muito mais dispostos e saudáveis.
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4. Motive os colaboradores e mostre a importância da saúde mental
Para completar, é muito importante que o cipeiro também esteja preocupado com a condição mental dos funcionários da empresa. Usar os equipamentos e prevenir acidentes é importante, mas também é essencial deixar claro que problemas de ordem psicológica não são sinais de fraqueza e que, muitas vezes, é preciso se afastar e procurar ajuda médica ou psicológica.
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Algumas questões emocionais dentro do próprio trabalho podem afetar a produtividade e saúde mental do colaborador. Por isso é importante sempre ouvi-lo, levar suas críticas em consideração, realizar rodas de feedback e demonstrar que eles são importantes para a empresa.
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Algumas questões emocionais dentro do próprio trabalho podem afetar a produtividade e saúde mental do colaborador. Por isso é importante sempre ouvi-lo, levar suas críticas em consideração, realizar rodas de feedback e demonstrar que eles são importantes para a empresa.
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