fbpx

COMO A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL FAVORECE O AMBIENTE DE TRABALHO?

Inteligência Emocional é um assunto muito importante para todas as pessoas, independente ou não de estarem no ambiente de trabalho. 

.

A inteligência emocional é o poder de administrar e conhecer as próprias emoções e ter o reconhecimento das emoções das outras pessoas e saber lidar com isso. Porém inteligência emocional no ambiente de trabalho está acima de saber lidar com outras pessoas, com superiores ou com regras e obrigações.

.

Exercitando o autoconhecimento 

Em primeiro lugar é fundamental saber lidar com as próprias emoções independentemente de qualquer situação. Isso se chama autoconhecimento.

.

O autoconhecimento evita projetarmos nossas emoções nos outros esperando que eles resolvam o que é nossa responsabilidade. 

.

Em ambientes de trabalho, é comum nos depararmos com pessoas que temos certa dificuldade em nos relacionar. E quando isso acontece, antes de entender o porquê das atitudes das pessoas, devemos entender o motivo de certas atitudes nos afetar. 

.

Por que uma determinada pessoa me irrita? Por que me sinto mal diante de certas pessoas? Devemos pensar se isso é de fato algo que a pessoa faz ou é algo em nós que pode ser uma característica igual à da pessoa que nos irrita e que pode estar em nós também. Esse processo de identificação de emoções é muito importante, pois quando identificamos aquilo que estamos sentindo se torna mais fácil identificar o que os outros sentem também.

.

Inteligência emocional x ambiente de trabalho

Portanto a relação entre inteligência emocional e local de trabalho está diretamente ligada à maneira que uma pessoa desenvolve suas atividades, cumpre tarefas e filtra estímulos negativos que vem de outras pessoas e afetam de forma direta, pois quando nossas emoções nos atingem é necessário um autoquestionamento para compreender o motivo de conflitos nas nossas relações interpessoais.

.

Mas, como posso desenvolver inteligência emocional em um ambiente de trabalho com pessoas diferentes agindo de maneiras diferentes e que muitas vezes não sabem lidar com as próprias emoções? 

.

Para responder essa pergunta é necessário falar de outro item muito importante, que é o controle emocional. 

.

Exercitando o controle emocional

O controle emocional é a capacidade de lidar com as próprias emoções e entender que dependendo de como agimos diante de uma determinada situação podemos ser prejudicados. Quando controlamos nossas emoções conseguimos lidar melhor com as pressões do dia a dia, do estresse e das competições que sempre irão existir. 

.

Não devemos aceitar as coisas que não estamos de acordo, mas compreender que dialogar com colegas de trabalho e com chefes é fundamental para expressar nossas opiniões e ponto de vista. Fazer tudo que nos é cobrado, mesmo não concordando, pode trazer raiva e frustração. E esse sentimento pode ser prejudicial ao nosso relacionamento dentro da empresa, além do que nossa credibilidade profissional pode ser prejudicada no ambiente corporativo.

.

As relações melhoram praticando a inteligência emocional

Quando começamos a praticar a inteligência emocional, não apenas no ambiente de trabalho, percebemos de imediato que os conflitos começam a diminuir e que nosso rendimento e motivação pelas tarefas a serem desenvolvidas aumentam. 

.

Quando identificamos aquilo que sentimos e a maneira que isso nos afeta passamos a ter mais autocontrole, deixando de agir por impulso e cometer atitudes que podem nos prejudicar, pois na hora da raiva nossas emoções vão além do nosso racional. E as vezes quando estamos com raiva de pessoas que querem nos prejudicar temos o pensamento de ser recíproco com elas. 

Mas aí fica a pergunta: vale a pena ter raiva, e deixar as pessoas que querem nos prejudicar nos desestabilizar e no fim acabarmos nos prejudicando? Será que vale a pena entrar nesse jogo? 

Quando começamos a ter controle emocional e ver o que de fato vale a pena fazer no ambiente de trabalho as pessoas passam a nos enxergar de outra forma, e mudam a maneira com que agem em relação  a nós. 

.

Outro fator importante é que o controle emocional nos facilita reconhecer as emoções dos outros, que é o mesmo que um processo de autoconhecimento, porém aí vamos ter competência emocional para saber identificar essas emoções sem nos envolver. 

Muitas vezes identificamos a emoção do outro, mas levamos para o lado pessoal. E isso não é inteligência emocional! A empatia não é me colocar no lugar do outro, e sim entender o que essa pessoa está sentindo, e como eu agiria no lugar dela, porém entendendo o porquê de ela agir da maneira que age.  

.

Para conseguirmos fazer uma análise da emoção do outro sem nos envolver devemos em primeiro lugar nos autoconhecer. Quanto mais eu me conheço e conheço minhas emoções fica fácil eu entender como as emoções impactam as outras pessoas e porque o outro muitas vezes não tem maturidade emocional ou pensa de determinada forma. 

.

É possível haver harmonia no ambiente de trabalho

Não conseguimos nos envolver de uma maneira saudável na empresa se não soubermos nos relacionar com pessoas, e isso demonstra o motivo da inteligência emocional ser fundamental para que haja harmonia em qualquer local de trabalho. 

.

Quando identificamos que as emoções do outro não são nosso problema, diminuímos os conflitos e não ficamos entrando em discussões desnecessárias, e assim encontramos outras maneiras de lidar com ele. 

.

Saber o momento de resolver problemas, ter diálogos e saber o momento de ajudar o outro nas necessidades dele favorece muito. Portanto a inteligência emocional só é possível quando treinamos e colocamos em prática, aprendendo com os próprios erros, e assim dando o nosso melhor dentro da organização para potencializar resultados e trabalhar em um ambiente mentalmente saudável. 

.

Agora é só agendar com a SEGVIDA uma consultoria sobre este importante trabalho. Nosso foco? Dar suporte às empresas na implementação do PROJETO RH+, de forma a levar as Micro e Pequenas Empresas o desenvolvimento de suas equipes, a cultura e foco de inovação, e assim sustentabilidade ao processo organizacional, apoiando estratégias corporativas, cuidado com a vida (segurança e saúde), onde alcançaremos assim maior assertividade, maximizando o processo produtivo e gerando qualidade de vida! Tudo isto para, em conjunto com os clientes, entregarmos soluções customizadas, com elevado padrão de qualidade. Entre em contato e agende uma reunião. Vamos falar sobre uma parceria que será um sucesso!

.

Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.

NOSSOS CONTATOS:

✅WhatsApp: (31) 98473-4618.

☎: (31) 3817-4149 – Brasil

📧: comercial@segvidamg.com.br

.

#SEGVIDA #SST #SSO #inteligencia #emocional #qualidade #relações #trabalho

.

Fonte: https://blogdaqualidade.com.br/inteligencia-emocional-favorece-o-ambiente-de-trabalho/