Inteligência Emocional é um assunto muito importante para todas as pessoas, independente ou não de estarem no ambiente de trabalho.
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A inteligência emocional é o poder de administrar e conhecer as próprias emoções e ter o reconhecimento das emoções das outras pessoas e saber lidar com isso. Porém inteligência emocional no ambiente de trabalho está acima de saber lidar com outras pessoas, com superiores ou com regras e obrigações.
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Exercitando o autoconhecimento
Em primeiro lugar é fundamental saber lidar com as próprias emoções independentemente de qualquer situação. Isso se chama autoconhecimento.
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O autoconhecimento evita projetarmos nossas emoções nos outros esperando que eles resolvam o que é nossa responsabilidade.
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Em ambientes de trabalho, é comum nos depararmos com pessoas que temos certa dificuldade em nos relacionar. E quando isso acontece, antes de entender o porquê das atitudes das pessoas, devemos entender o motivo de certas atitudes nos afetar.
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Por que uma determinada pessoa me irrita? Por que me sinto mal diante de certas pessoas? Devemos pensar se isso é de fato algo que a pessoa faz ou é algo em nós que pode ser uma característica igual à da pessoa que nos irrita e que pode estar em nós também. Esse processo de identificação de emoções é muito importante, pois quando identificamos aquilo que estamos sentindo se torna mais fácil identificar o que os outros sentem também.
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Inteligência emocional x ambiente de trabalho
Portanto a relação entre inteligência emocional e local de trabalho está diretamente ligada à maneira que uma pessoa desenvolve suas atividades, cumpre tarefas e filtra estímulos negativos que vem de outras pessoas e afetam de forma direta, pois quando nossas emoções nos atingem é necessário um autoquestionamento para compreender o motivo de conflitos nas nossas relações interpessoais.
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Mas, como posso desenvolver inteligência emocional em um ambiente de trabalho com pessoas diferentes agindo de maneiras diferentes e que muitas vezes não sabem lidar com as próprias emoções?
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Para responder essa pergunta é necessário falar de outro item muito importante, que é o controle emocional.
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Exercitando o controle emocional
O controle emocional é a capacidade de lidar com as próprias emoções e entender que dependendo de como agimos diante de uma determinada situação podemos ser prejudicados. Quando controlamos nossas emoções conseguimos lidar melhor com as pressões do dia a dia, do estresse e das competições que sempre irão existir.
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Não devemos aceitar as coisas que não estamos de acordo, mas compreender que dialogar com colegas de trabalho e com chefes é fundamental para expressar nossas opiniões e ponto de vista. Fazer tudo que nos é cobrado, mesmo não concordando, pode trazer raiva e frustração. E esse sentimento pode ser prejudicial ao nosso relacionamento dentro da empresa, além do que nossa credibilidade profissional pode ser prejudicada no ambiente corporativo.
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As relações melhoram praticando a inteligência emocional
Quando começamos a praticar a inteligência emocional, não apenas no ambiente de trabalho, percebemos de imediato que os conflitos começam a diminuir e que nosso rendimento e motivação pelas tarefas a serem desenvolvidas aumentam.
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Quando identificamos aquilo que sentimos e a maneira que isso nos afeta passamos a ter mais autocontrole, deixando de agir por impulso e cometer atitudes que podem nos prejudicar, pois na hora da raiva nossas emoções vão além do nosso racional. E as vezes quando estamos com raiva de pessoas que querem nos prejudicar temos o pensamento de ser recíproco com elas.
Mas aí fica a pergunta: vale a pena ter raiva, e deixar as pessoas que querem nos prejudicar nos desestabilizar e no fim acabarmos nos prejudicando? Será que vale a pena entrar nesse jogo?
Quando começamos a ter controle emocional e ver o que de fato vale a pena fazer no ambiente de trabalho as pessoas passam a nos enxergar de outra forma, e mudam a maneira com que agem em relação a nós.
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Outro fator importante é que o controle emocional nos facilita reconhecer as emoções dos outros, que é o mesmo que um processo de autoconhecimento, porém aí vamos ter competência emocional para saber identificar essas emoções sem nos envolver.
Muitas vezes identificamos a emoção do outro, mas levamos para o lado pessoal. E isso não é inteligência emocional! A empatia não é me colocar no lugar do outro, e sim entender o que essa pessoa está sentindo, e como eu agiria no lugar dela, porém entendendo o porquê de ela agir da maneira que age.
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Para conseguirmos fazer uma análise da emoção do outro sem nos envolver devemos em primeiro lugar nos autoconhecer. Quanto mais eu me conheço e conheço minhas emoções fica fácil eu entender como as emoções impactam as outras pessoas e porque o outro muitas vezes não tem maturidade emocional ou pensa de determinada forma.
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É possível haver harmonia no ambiente de trabalho
Não conseguimos nos envolver de uma maneira saudável na empresa se não soubermos nos relacionar com pessoas, e isso demonstra o motivo da inteligência emocional ser fundamental para que haja harmonia em qualquer local de trabalho.
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Quando identificamos que as emoções do outro não são nosso problema, diminuímos os conflitos e não ficamos entrando em discussões desnecessárias, e assim encontramos outras maneiras de lidar com ele.
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Saber o momento de resolver problemas, ter diálogos e saber o momento de ajudar o outro nas necessidades dele favorece muito. Portanto a inteligência emocional só é possível quando treinamos e colocamos em prática, aprendendo com os próprios erros, e assim dando o nosso melhor dentro da organização para potencializar resultados e trabalhar em um ambiente mentalmente saudável.
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