O equilíbrio da saúde física, mental e social é fundamental para garantir não só a saúde, mas também o bem-estar e produtividade dos trabalhadores. Com a assistência e cuidados adequados, é possível minimizar e até mesmo mitigar o surgimento de diversas doenças relacionadas ao ambiente de trabalho.
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Contudo, nem todas as empresas desenvolvem programas eficazes para cuidar dos seus colaboradores. Uma prova disso é que, em um período de 10 anos, os casos de LER e DORT (doenças que mais afetam os trabalhadores) tiveram um aumento de 184%. Esse é um número muito alto, principalmente se considerarmos que essas doenças podem ser facilmente evitadas.
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E não estamos falando apenas de questões físicas que impactam a saúde dos profissionais. Só em 2016 mais de 75 mil trabalhadores foram afastados por causa da depressão. Infelizmente, os números relacionados aos transtornos mentais não param de crescer.
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O que é a saúde física, mental e social?
Segundo a Organização Mundial da Saúde, para uma pessoa ser saudável, não basta a ausência de doenças. A OMS aponta que, para se ter saúde, é preciso que haja o bem-estar completo: físico, mental e social.
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Esses três aspectos estão relacionados à qualidade de vida das pessoas. Assim, fatores biológicos, ambientais e socioeconômicos são determinantes para manter o equilíbrio orgânico, e isso também diz respeito aos trabalhadores.
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No caso deles, o equilíbrio da saúde física, mental e social impacta diretamente seu desempenho. É importante entender que não podemos trabalhar as três vertentes de forma isolada, uma vez que elas se relacionam diretamente.
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Ainda Segundo a OMS, o indivíduo precisa estar em um ambiente que proteja e respeite os seus direitos básicos, tanto socioeconômicos quantos civis, políticos e culturais. Isso é essencial para garantir o equilíbrio da saúde mental, que tem impacto no bem-estar físico.
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Para entender a relação entre saúde física, mental e social é preciso compreender o que elas envolvem. A seguir, explicamos com mais detalhes o conceito de cada uma.
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Saúde física
Está relacionada ao bom funcionamento do organismo, suas condições gerais e ocorrência de doenças. Uma pessoa com bom equilíbrio da saúde física é aquela que não está doente e cujo metabolismo funciona adequadamente. Genética, hábitos, ambiente e condições de trabalho também se relacionam com ela.
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Saúde mental
Segundo a OMS, não há como estabelecer uma definição oficial para saúde mental. Isso acontece porque ela é subjetiva e está relacionada à percepção que cada indivíduo tem da sua própria realidade, suas crenças, integração social e outros fatores. De toda forma, está relacionada ao bem-estar emocional e equilíbrio psicológico de uma pessoa.
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Saúde social
Diz respeito à capacidade que o indivíduo tem de interagir em sociedade. Não é apenas o contato com outras pessoas, mas o modo de se relacionar com elas de uma forma saudável e equilibrada para todos. É prosperar nos ambientes sociais.
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Por que a saúde é importante dentro da empresa?
Falamos que saúde física, mental e social se relacionam de forma direta, certo? Aliás, quem afirma é a OMS, por isso, o trabalhador precisa do equilíbrio entre as três para que consiga cumprir suas funções com melhor desempenho.
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Um profissional estressado ou ansioso tem dificuldade para se concentrar, não consegue interagir com o restante da equipe e apresenta uma queda da produtividade. Além disso, ele pode abalar o clima organizacional por causa do seu desequilíbrio emocional.
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Outro exemplo é quando o trabalhador tem alguma doença. Ele também não consegue desempenhar suas funções adequadamente, e isso pode gerar a queda da produtividade, atrasos nas entregas, absenteísmo e em um cenário mais grave levar até ao afastamento, provocando desfalque no quadro de colaboradores.
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Perceba que os prejuízos envolvem tanto o próprio trabalhador quanto a equipe que atua junto dele, bem como a empresa de modo geral. Todos perdem quando não há o cuidado com o bem-estar, a satisfação e as relações no trabalho. Mesmo assim, existe negligência por parte de muitas organizações nesse sentido.
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Para ilustrar o que estamos falando, de acordo com a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), apenas 18% das empresas têm um programa de saúde mental. Esse é um número muito preocupante, considerando que 9 em cada 10 trabalhadores brasileiros apresentam sintomas de ansiedade. Entre eles, há casos de depressão, inclusive recorrentes.
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Em todas as esferas da saúde do trabalhador existe uma interferência em sua produtividade e seu comportamento, prejudicando a forma como entrega os resultados.
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Na esfera física
Há um comprometimento do seu organismo, dificuldade para cumprir as tarefas, queda de energia, além da necessidade de afastamento para ser tratado ou faltas para consultas médicas.
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Na esfera mental
O trabalhador não consegue se concentrar, tem o seu raciocínio e sua criatividade prejudicados, e sente dificuldade para interagir em grupo.
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Na esfera social
O clima organizacional é comprometido pela falta de interação, há desarmonia, menor engajamento e a comunicação é falha.
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Note que, como reflexo para a empresa, ela pode ter dificuldades para alcançar suas metas. Há uma queda da qualidade dos seus produtos ou serviços, um aumento de afastamentos, da sinistralidade e dos custos com colaboradores.
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Para evitar esses prejuízos, é preciso criar programas de saúde assistencial e ações de prevenção para equilíbrio da saúde física, mental e social. Eles envolvem desde ações simples, como estimular hábitos saudáveis ou a implantação de cuidados de Atenção Primária à Saúde (APS) no ambulatório da empresa. Considere como investimentos fundamentais para o desempenho e sucesso da empresa.
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Como criar um programa interno para isso?
É importante entender que os riscos para a saúde física, mental e social dos trabalhadores são diferentes em cada organização. O perfil dos profissionais também é variado, por isso, os programas precisam ser desenvolvidos de forma personalizada para atender às necessidades e demandas de cada empresa.
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De toda forma, existem diversas estratégias que podem ser adotadas para garantir a qualidade de vida e o bem-estar dos colaboradores. Além disso, a adoção dessas ações não é complicada, e há profissionais e empresas especializados nesse tipo de suporte.
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Veja a seguir alguns passos necessários para implementar programas realmente eficazes na sua empresa.
Faça um levantamento dos problemas
Antes de tudo, é preciso conhecer os problemas vivenciados dentro da sua empresa. Quais são os principais desafios enfrentados? Quais as principais queixas e doenças dos colaboradores? Essa análise é fundamental para conhecer o real cenário e saber o que pode estar prejudicando os resultados da empresa.
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Defina os objetivos do programa
Com base nas informações e nos dados levantados, você pode definir quais são os objetivos pretendidos com o programa que será implementado. O intuito é, por exemplo, aumentar a produtividade, promover engajamento, reduzir o número de faltas ou impactar na sinistralidade? Tenha isso em mente para tomar as melhores decisões.
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Faça uma análise de riscos
Como explicamos, cada empresa apresenta um tipo de risco em função das atividades que exerce e do segmento ao qual pertence. Assim, é necessário conhecer esses riscos que envolvem as diferentes funções exercidas na organização.
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Estude o perfil e as necessidade dos colaboradores
Conhecer o perfil dos colaboradores também é importante para compreender o que poderia ser melhor para sua saúde física, mental e social. Isso também pode ser baseado nas ocorrências da empresa, como as doenças recorrentes, os motivos de afastamento e a preexistência de alguns problemas de saúde.
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Conhecendo a fundo o ambiente de trabalho da sua empresa, os riscos envolvidos e o perfil da equipe, você terá sucesso na implementação de estratégias e programas para cuidar da saúde física, mental e social dos colaboradores. Isso reflete em ganhos para a organização, uma melhor entrega de resultados e mais produtividade.
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