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Como aplicar o Kaizen? Descubra em 7 passos!

No contexto organizacional, a filosofia Kaizen oferece aquilo que a maioria dos empreendedores procura: diminuição de custos e aumento da produtividade.

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O que é a filosofia Kaizen?

Kaizen é uma palavra de origem japonesa e significa “mudança para melhor”. Esse conceito defende a promoção de melhoria contínua em diferentes aspectos da vida: pessoal, familiar, social e profissional.

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A filosofia Kaizen surgiu na década de 1950. Naquela época, o Japão ainda lutava para se recuperar da derrota sofrida na Segunda Guerra Mundial.

Por isso, a terra do sol nascente enfrentava graves dificuldades econômicas devido às grandes perdas no conflito. Além disso, durante a ocupação norte-americana, logo no início do pós-guerra, as condições de trabalho eram extremamente precárias.

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Quando os EUA deixaram o solo japonês, o governo do país deu início a vários estudos que tinham como objetivo promover ações capazes de fortalecer a indústria e reerguer a economia do Japão.

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Assim, foi criado, então, um sistema de melhoria contínua. O foco desse sistema era os processos internos das empresas e os colaboradores que prestavam serviços para as empresas.

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Masaaki Ima é um dos principais responsáveis por esse movimento e considerado por muitos como o pai do Kaizen.

Autor do livro Kaizen – The secret to Japans competitive success e fundador do Kaizen Institute, Masaaki conseguiu levar seus ensinamentos e práticas para todo o mundo. Para ele, o trabalho em equipe deve prevalecer sobre o individual.

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Com isso, hoje, diversas empresas fazem uso do Kaizen. A Toyota, por exemplo, conseguiu incorporar essa filosofia em suas rotinas e atualmente é uma das empresas mais bem sucedidas e competitivas do mundo.

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Existem alguns princípios que regem a aplicação do Kaizen. São eles:

  • Eliminação de desperdícios;
  • Envolvimento de todos os colaboradores;
  • Aumento da produtividade sem grandes investimentos;
  • Gestão transparente;
  • Atenção voltada ao locus onde se cria valor de fato (“chão de fábrica”);
  • Foco nos processos;
  • Prioridade às pessoas;
  • Aprender fazendo.

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Enfim, o Kaizen acredita que é possível sim implantar melhorias diariamente, mas sempre de forma gradual e não brusca para não prejudicar o equilíbrio da empresa.

Mas como aplicar o Kaizen na prática? Confira agora um passo a passo para você incorporar essa filosofia na sua empresa.

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Como aplicar o Kaizen em 7 passos

Para aplicar o Kaizen, não é necessário fazer grandes investimentos. Para que dê certo, é fundamental que todos os colaboradores se envolvam no processo, desde os funcionários de base até os cargos de diretoria.

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A aplicação do Kaizen tem como base o ciclo PDCA, ou seja:

  • Planeje (Plan): desenvolva uma hipótese;
  • Faça (Do): execute o experimento;
  • Verifique (Check): avalie os resultados;
  • Aja (Act): aperfeiçoe sua experiência e dê início a um novo ciclo.

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Passo 1 – Definição do líder do projeto

Antes de dar início ao seu projeto de melhoria contínua, é preciso definir quem será a pessoa responsável por liderar esse projeto.

O líder escolhido assumirá o papel de atualizar os demais membros da equipe sobre a evolução dos processos e direcionar as ações de acordo com os resultados.

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Passo 2 – Definição da equipe

O segundo passo de como aplicar o Kaizen é a formação das equipes que vão executar as ações de melhoria.

É interessante que os grupos sejam compostos por profissionais de diferentes setores da empresa. Assim, por meio dessa multidisciplinaridade, será possível utilizar diferentes técnicas para solucionar diferentes problemas.

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Passo 3 – Identificação de oportunidades de melhoria

A aplicação do Kaizen envolve também a identificação de oportunidades de melhoria.

As equipes devem se reunir para juntas, descobrirem falhas processuais e analisar todos os problemas que precisam ser solucionados.

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Passo 4 – Estabelecimento de metas e objetivos

Após identificar as oportunidades de melhoria, é preciso estabelecer metas e objetivos para resolução dos problemas apontados.

Essa etapa é importante para que as equipes saibam onde elas devem chegar, quais resultados elas devem perseguir.

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Mas lembre-se de que as metas e objetivos precisam estar dentro do padrão SMART, o que significa que elas devem ser específicas (Specific), Mensuráveis (Measurable), Alcançáveis (Achievable), Relevantes (Relevant) e com Prazo determinado (Time-based).

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Fonte: https://www.siteware.com.br/processos/como-aplicar-kaizen/