Pedro Pereira oferece um guia sobre como avaliar riscos psicossociais no trabalho, destacando a importância de compreender os fatores psicossociais do trabalho (FPT) para garantir a saúde e segurança ocupacional. Com foco na conformidade com a NR 1 e na adaptação de métodos ao contexto cultural brasileiro, o artigo apresenta estratégias práticas e referências à ISO 45001 para a implementação eficaz de sistemas de gestão de riscos psicossociais.

.

Reconhecimento preliminar do perigo e avaliação 360º dos Riscos Psicossociais Relacionados ao Trabalho.

.

Toda a situação nova a ser vivenciada naturalmente tensionam o ambiente. Surgem incertezas tipo:  qual o melhor caminho, a melhor escolha, as melhores técnicas, as melhores práticas, isso vai dar certo?

.

É nesse instante de apreensão e incertezas que surgem os mercadores de ilusão. Arautos da informação e do “especialismo” com propostas milagrosas, soluções e facilidades nunca antes experimentadas e, num cenário prevencionista onde o princípio da cautela e da prudência são mandatórios. Não há soluções mágicas nem caminhos 100% corretos. Como diz o dito popular: é no andar da carruagem que as melancias se ajeitam”, ou seja é na caminhada que a gente vai fazendo descobertas, fazendo ajustes…, a melhoria é contínua. Não é mesmo?

.

Antes de tudo, é compreender que os elevados padrões de qualidade da NR 1 vinculam todos os processos de gestão e gerenciamento de riscos ocupacionais (grupo químico, físico, biológicos, Acidentes e Ergonômicos), inclusive os riscos “psicossociais relacionados ao trabalho”. Serenamente, comece a entender o rito, a partir do Objetivo da NR 1.1 e do Campo de Aplicação da NR 1.2. Se não entender; não vai atender o requisito legal nem mesmo o estado da técnica. Ou seja, seu processo estará vulnerável, raso, incipiente e equivocado sujeito a infrações e penalidades na forma da Lei. Um desastre de Gestão e Gerenciamento.

.

Caminhos

.

Thiago Moreno, em recente publicação reporta pra Gente: Uma brevíssima (e necessária) Introdução

  1. Quando tratamos do tema fatores psicossociais do trabalho (FPT), é bom que se deixe claríssimo, trabalhamos com a esperança das pessoas, para que os trabalhadores exerçam suas funções de forma salubre (física e mentalmente); e os empregador continuem obtendo lucro, em sua atividade econômica, cumprindo suas obrigações legais.
  2. Métodos de ARP-RT, em psicologia ocupacional e do trabalho (POT), podem ser construídos (criados) ou adaptados. Para todas as opções é fundamental que eles sejam projetados com vistas no seu público alvo (cultura e contexto) para que haja equidade na avaliação e logicamente eficácia, verossimilhança entre seus resultados e aquela realidade observada.
  3. Posto que uma das dificuldades, no cumprimento da NR01, será a utilização de métodos/ferramentas que não apresentem evidências sólidas de validade e normas nacionais, em especial por não haver adaptação para nosso contexto cultural brasileiro é necessário zelo na escolha dessas ferramentas, após a identificação dos FPT.

Outro ponto é que qualquer ação relacionada ao FPT deve ser antecedida pela consolidação de competências, na área, tanto dos profissionais responsável pela gestão de riscos quanto pelos trabalhadores (lideranças e empregados).

.

Isso porque antes de mapearmos os riscos psicossociais relacionados ao trabalho (RP-RT) devemos ter a certeza de que as pessoas saibam do que estamos falando, afinal alguém que sobre um abuso, sofre com isso, mas sequer tem noção de que aquilo não é normal irá auxiliar o profissional na identificação do risco como?

.

Precisamos também entender que FPT não estão relacionados com o ambiente de trabalho, não são (em sua maioria) tangíveis, mas sim “fenômenos complexos de interação entre variáveis psicológicas e sociais, no contexto laboral” (HUTZ, 2020).

.

Isso significa que você não encontra um FPT no ambiente, menos ainda na descrição do cargo do trabalhador, mas sim observando a atividade laboral, como ela é feita, por que, de que modo, observando seus aspectos para identificar seus impactos na saúde do trabalhador.

.

A ISO 45001 é uma referência muito sólida para sua gestão de RP-RT, aprenda seu conteúdo, é o primeiro passo para saber o que fazer, no sentido de implementação de sistema de gerenciamento.

.

Conheça a ARP-RT e aprenda a aplicar diferentes ferramentas em diferentes cenários e necessidades.

.

Sugerimos a busca e apoio especializado com Organizações e profissionais preparados para a diagnose adequada e a construção de soluções voltadas a realidade vivida e não a modelos teóricos generalistas com reduzida chance evolutiva. É multi e interdisciplinar a condução.

.

Continua Thiago Moreno: “A interação negativa entre condições ocupacionais e fatores humanos pode levar a distúrbios emocionais, a problemas comportamentais e a mudanças bioquímicas e neuro-hormonais, o que eleva os riscos de adoecimento mental e físico […] um balanceamento ótimo entre fatores humanos e condições ocupacionais sugere uma situação psicossocial de trabalho com influência positiva, especialmente no que se refere à saúde.” (ILO, Psychosocial factors at work: recognition and control. Report of the Joint ILO/WHO Committee on Occupational Health, 1986, p. 3).

.

Nesse sentido, afirma HUTZ (avaliação psicológica no contexto organizacional e do trabalho, 2020, p.17) “o documento da OIT-OMS defende que a avaliação dos fatores psicossociais deve se direcionar para os seus efeitos em aspectos como satisfação no trabalho, bem-estar subjetivo, características laborais e sintomas psicológicos e psicossomáticos”

.

Por fim, especial atenção deve ser dada aos requisitos e padrões da NR 1. Para a configuração de um “RISCO”, é necessário a existência do “PERIGO”. Há requisitos legais para a etapa do reconhecimento preliminar do perigo e sua eliminação ou neutralização e, se necessário, o controle da exposição ao perigo (risco).

.

Obra em culpa o Empregador e/ou o profissional que deixar de observar os requisitos legais e regulamentares sujeitando o infrator as sanções penais cabíveis. 

.

Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.

.

#SEGVIDA #saude #segurançadotrabalho #riscospsicossociais #riscos

.

FONTE: https://www.rsdata.com.br/como-avaliar-riscos-psicossociais-no-trabalho/ –  Os textos deste post foram compartilhados do site RS DATA cabendo a estes os direitos autorais.

NOSSOS CONTATOS