É óbvio que a popularidade da cultura organizacional já existe há bastante tempo no meio corporativo. Porém, por que será que isso está se tornando tão evidente e necessário nos últimos anos?
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A resposta para essa pergunta está em uma análise realizada pelo Pew Research Center onde foi constatado o que já se imaginava: os Millennials agora são a geração mais presente no cenário de trabalho dos Estados Unidos.
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Como essa pesquisa está limitada apenas ao território americano, não existem dados que comprovem que isso seja a realidade do mundo inteiro. No entanto, podemos pegar esses dados como uma referência para entender sobre o comportamento das organizações recentes.
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A visão que essa nova geração tem sobre questões relacionadas ao trabalho é o que influencia diretamente nas mudanças de hábitos e condutas de empresas. Para eles, carreira não se trata mais de um emprego estável ou extremamente duradouro, mas sim, de um trabalho em um lugar que tenha significado, valor, comunidade e cultura.
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Na tentativa de responder a essa demanda dos talentos do mercado, as organizações têm tentado ativamente desenvolver as suas respectivas culturas internas. Entretanto, nesse momento inicial, é necessário entender que uma cultura é algo que se molda internamente ao longo do tempo e que não é simplesmente trazido com os funcionários que entram na empresa.
Isso funciona basicamente como um ciclo. A medida que a cultura interna se constrói, o engajamento dos funcionários em relação a ela aumenta e dessa forma ela vai se fortalecendo.
A partir daí os objetivos, maneiras de fazer negócio, interações e até mesmo visões coletivas, passam a estar alinhados com essa cultura organizacional presente e contribuem também para o fortalecimento dela.
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Além disso, esse fortalecimento está diretamente atrelado à performance e motivação dos funcionários. Assim sendo, talentos são retidos, atraídos e os resultados tendem a crescer.
Para ajudar, separamos algumas dicas que vão ser completamente úteis para você saber por onde começar.
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1. Crie um significado
Quais os valores que você deseja que sejam passados para os seus clientes? Como você quer que a sua empresa seja vista internamente e externamente? Quais palavras você gostaria que fossem usadas para descrever essa companhia?
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Tendo as respostas para essas perguntas, você estará pronto para começar a investir nas bases de uma cultura corporativa. Para que você e sua empresa tenham sucesso com isso, é super importante ter tudo isso muito bem alinhado e concreto, de forma que não haja nenhum tipo de dúvida nos próximos passos que vocês forem dar.
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2. Construa um pilar
Como toda construção precisa de uma base inicial, com a cultura isso não é diferente. A base da cultura que você quer construir vão ser os valores e características que você acredita que correspondem com a sua empresa juntamente com os primeiros investimentos feitos para isso.
Com isso definido, agora é o momento de investir na propagação desses valores e da marca. Fortaleça a presença da sua logomarca dentro da empresa, dissemine frases características e faça questão que elas estejam dispostas em lugares em que todos podem ler, invista em imagens e exemplos que descrevem o comportamento do seu negócio… Enfim, todo esforço é válido. Esses tipo de atitude serão os pilares que sustentarão a sua cultura organizacional ao longo do desenvolvimento dela.
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3. Não tente incluir todo mundo
Na tentativa de fazer com que todos os funcionários estejam incluídos na cultura que está sendo desenvolvida, a empresa pode acabar perdendo o foco ou até mesmo criando um ambiente desconfortável para grande parte dos colaboradores.
Quando criar a cultura para o seu negócio, continue com ela. Manter essa cultura é importante para que a identidade da empresa tenha mais força no mercado. Ao longo do tempo os talentos que se identificarem com ela irão aparecer e tudo vai se moldar de acordo com o que está sendo construído.
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4. Deixe a sua liderança dizer o caminho
É muito provável que na sua liderança é que estejam os funcionários que mais tem características em comum com toda a cultura da sua empresa, afinal, essas pessoas estão na liderança por uma razão, certo?
Se você tem uma liderança assim, é imprescindível que você valorize as opiniões deles, escute o que eles têm a dizer e mais ainda, peça ajuda para eles durante todo o processo de criação e implantação da ideia que você está querendo passar através da sua empresa.
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5. Crie rituais
Toda espécie de cultura é baseada e reforçada através de rituais cotidianos e comportamentos que condizem com aquilo que você pretende passar. Por isso, certos eventos ou acontecimentos que fazem parte da rotina da sua empresa, acabam reforçando a cultura da organização constantemente.
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Se você prega o crescimento interno dentro da companhia, não faz muito sentido ficar contratando profissionais para cargos gerenciais quando é possível promover alguém para o cargo internamente. Obviamente, só é possível fazer isso se a empresa já tiver funcionários qualificados para o cargo. No entanto, é bom sempre reforçar esses valores e ideias da empresa para que eles não fiquem apenas no papel e percam a credibilidade.
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6. Contrate de acordo com a cultura
Com o rápido crescimento e a pressa para solucionar um problema, muitas vezes pessoas são contratadas sem se pensar na cultura ou na identificação desse candidato com a empresa.
Geralmente um currículo impecável se torna o único fator determinante no momento da contratação e isso, a longo prazo, pode se tornar um erro difícil de resolver.
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Para que a rotatividade da sua empresa não cresça com a implantação de uma cultura corporativa, é importante sempre procurar pessoas que estejam de acordo com toda a dinâmica e os costumes da organização.
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Se determinada vaga for preenchida por alguém que se identifique de fato com o que a empresa quer ser e com como ela quer ser vista externamente, a chance de dar certo já aumenta excessivamente.
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Sabemos que todo esse processo não é fácil, demanda tempo, dinheiro, e muita disposição para ir ajustando o que for preciso até que se chegue no ponto ideal. Não é à toa que os dados comprovam que o engajamento e a cultura organizacional estão entre os maiores desafios do RH das empresas nesse momento.
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Atualmente, existem softwares que podem servir de auxílio para a identificação do perfil dos funcionários que você está procurando para a sua empresa e que condizem com o que está sendo estruturado dentro dela.
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Esses softwares podem ser utilizados tanto por gestores quanto por uma equipe de RH ao longo da rotina da empresa e com uma determinada frequência.
O objetivo é otimizar os cargos, os funcionários e potencializar a força de uma cultura interna através da identificação dos perfis que existem na empresa.
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Certifique-se de sempre revisar a cultura da sua empresa para ter certeza de que os valores estão sendo vividos. Não se esqueça que, além de desenvolver a cultura organizacional, a manutenção é crucial!
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FONTE: https://blog.solides.com.br/como-desenvolver-a-cultura-organizacional/ – Os textos deste post foram compartilhados do Site SOLIDES cabendo a estes os direitos autorais.