Você é um líder que deseja notar, ao primeiro sinal, possíveis crises? Leia o nosso artigo e desenvolva táticas e estratégias eficazes para solucioná-las!
Foque, trabalhe e compartilhe
Toda empresa nasce a partir da visão de um empreendedor. Saber trabalhá-la dia a dia, constantemente, é o que servirá de combustível para o desenvolvimento da instituição.
Líderes e liderados necessitam, obrigatoriamente, seguir a mesma visão. Ou seja, qual é o objetivo da empresa?
Qual a imagem que ela quer construir na sociedade? Como aplicar essa visão em diferentes projetos e em diferentes setores da mesma instituição?
Compartilhar a visão
Trabalhe com foco e com objetividade para que a visão seja colocada na prática. Tornar realidade, tirar do papel e do discurso uma ideia, um ideal e uma filosofia é o que dá motivação aos liderados para que trabalhem em prol de um objetivo comum.
As realizações e os ganhos precisam ser compartilhados e exaltados, mostrando como o foco, o trabalho em equipe e a visão foram primordiais para o sucesso de um determinado projeto. Assim, você ganha vantagem no mercado perante a concorrência, colaborando para a expansão da sua empresa.
Por isso, não tenha medo de compartilhar a sua visão com aqueles que estão trabalhando ao seu lado. Muito menos deixe de parabenizar a equipe que, seguindo aquilo que você imaginou, conseguiu bons resultados.
Use a visão como lema e não como obrigação
Não use a sua visão como uma algema, amarrando os seus funcionários e impossibilitando que eles criem, inovem e mostrem novos caminhos. Adaptar-se faz parte do cotidiano de todo empreendedor e são nas mudanças do dia a dia que muitas empresas deslancham no mercado e encontram grandes oportunidades.
Por isso, a visão deve ser o lema da sua empresa! Promova reuniões constantes para que todos discutam, sugiram novos rumos e tornem a rotina mais moderna, mais saudável e mais criativa.
Esse hábito transformará o engajamento de funcionários mais concreto e mais eficaz. Em contrapartida, se você impõe algo de maneira irredutível e deixa seus liderados presos a um ideal intocável, eles não se encontrarão dentro desse ideal.
Ampliar as chances de tornar a visão realidade
As adaptações precisam acontecer quase como em um processo de osmose, ou seja, naturalmente. Senão, não haverá uma ligação emocional entre a empresa e aqueles que atuam nela e a instituição ficará congelada no tempo. Dar asas aos que colaboram é ampliar as chances de tornar a visão realidade de maneira autêntica e dentro das necessidades atuais do mercado.
Vista a camisa você também
A velha frase “faça o que digo, mas não faça o que faço” precisa ser abolida da vida de todo empreendedor que almeja o sucesso! Não existe a possibilidade de impor algo e não seguir junto com os demais.
A primeira pessoa que precisa vestir a camisa da visão que a empresa assume é o líder. Ele é o exemplo e o espelho que serve de inspiração para todos que o cercam. Por isso, é importante ser focado e atuar objetivamente para colocar em prática a visão idealizada.
Obteve sucesso compartilhando a sua visão com os colaboradores que atuam na sua empresa? Aproveite e leia nossos outros artigos relacionados!
Fonte: Hatlas Institute.