Como está a saúde mental de seu ambiente de trabalho? Como fatores psicossociais interferem na produtividade da sua empresa?

Professor, cada dia estudo um pouco mais sobre fatores psicossociais e me espanto com o quanto preciso estudar mais.

.

– Meu filho, isto eu chamo de minha Segunda-feira. Mas, aproveitando, me ajuda aí com o que você já aprendeu sobre o tema!

.

Primeiro que psicossocial está relacionado ao pensar e agir do trabalhador e seu ambiente social. Lógico que este ambiente social tem influência de fatores externos à empresa, mas o nosso foco não é individual e sim da relação com o ambiente de trabalho.

.

– Interessante, mas eu tenho uma pergunta: Como vamos avaliar os fatores psicossociais no trabalho se o impacto não é uniforme, ou seja, para determinado trabalhador a consequência pode ser diferente do colega do lado.

.

Antes de começar a estudar o assunto sempre me fazia esta pergunta. O que eu entendi é que apesar de os impactos não serem uniformes, os fatores psicossociais que trarão consequências para os trabalhadores podem ser classificados e com base nesta classificação podemos tentar identificar, avaliar e estabelecer controles para evitar a exposição de todos.

.

– Entendi, vamos trabalhar generalizando e provavelmente caso tenha alguma situação de afastamento ou queixas individuais a Segurança do Trabalho pode acionar o setor de Saúde para trabalhar de forma mais específica.

.

Este foi o meu entendimento, professor.

.

– Mas quais seriam estes fatores psicossociais que podem ser classificados?

.

– Em relação a isso percebi que não é exatamente uniforme, dependendo do autor há algumas variações na classificação, mas gostei dos critérios da AIHS (Australian Institute of Health & Safety/2020):

  • Pressão de tempo ou sobrecarga na função: realizar atividades extenuantes e/ou muito rápido para atender a produção estabelecida pela empresa.
  • Demandas emocionais associadas ao trabalho: Empregos que exigem que os trabalhadores tenham que suprimir suas emoções, como por exemplo: um atendente de telemarketing que poderá ser xingado e não poderá revidar.
  • Funções mal definidas (ambiguidade ou conflito de funções): quando o trabalhador não tem o entendimento claro das suas atividades.
  • Conflito interpessoal ou de equipe: ou seja, seria uma relação difícil com algum colega de trabalho ou mesmo com a equipe, incluindo situações mais extremas como bullying, violência verbal e agressão.
  • Mudança mal geridas: por não ter uma boa gestão de mudanças há um aumento da sensação de incerteza dos trabalhadores e diminuição do controle. Um dos principais fatores deste item é comunicação ineficiente.
  • Condições ambientais: há diversos agentes que podem trazer estresse fisiológico e psicológico, como por exemplo, ruído elevado, temperaturas extremas, iluminação inadequada etc.
  • Controle / autonomia do trabalho: de forma simples seria que o problema ocorre quando trabalhador se sente apenas como um par de braços sem cérebro no posto de trabalho, apenas recebendo as demandas e executando.
  • Apoio de colega de trabalho e supervisor: o suporte social dos colegas de trabalho e / ou supervisores é essencial para que o trabalhador, dependo da situação, consiga superar as dificuldades.
  • Injustiça organizacional: o trabalhador precisa perceber a empresa justa em relação às decisões e recompensas, no tratamento interpessoal, no fornecimento de informações, ou seja, uma empresa com tratamento igualitário dos trabalhadores.
  • Reconhecimento e recompensa: é necessário que o trabalhador perceba um equilíbrio entre o esforço que faz e as recompensas que ele ganha.

.

– Valeu, meu filho. Vou estudar e depois conversamos mais sobre o tema.

.

.

Conheça as SOLUÇÕES EMPRESARIAIS E EM SSOMA DA SEGVIDA. Conheça nossos serviços pelo site: www.segvidamg.com.br AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.

.
NOSSOS CONTATOS:

✅WhatsApp: (31) 98473-4605.

☎️: (31) 3817-4149 – Brasil

📧: comercial@segvidamg.com.br
.
#segvida #sst #sso #trabalho #Psicossociais #FatoresPsicossociais

.

Fonte: https://protecao.com.br/blogs/estudando-os-fatores-psicossociais/

NOSSOS CONTATOS