fbpx

A GESTÃO PARA O GERENCIAMENTO DE RISCOS OCUPACIONAIS

Este artigo no nosso convidado Pedro Pereira será dividido em 3 partes, onde primeiro apresentaremos uma visão geral da NR-01 e sua relação com norma internacional ISO 45001, seguidos pelo Ciclo PDCAe os Os 14 princípios de Deming. Vamos então mergulhar neste mundo de conhecimento?!

.

A Nova NR 1 institui os elevados padrões de qualidade internacional para A GESTÃO (GRO) e para o Programa de GERENCIAMENTO (PGR) de riscos ocupacionais. Alicerçados fortemente nos padrões da norma internacional ISO 45001, é a primeira vez que no Brasil estabelece requisitos legais para a estrutura dos processos espelhados em modernos e elevados padrões de qualidade da moderna administração, tendo por objetivo resultados efetivos e de melhoria contínua. Demonstrativos de desempenho robustos, consistentes e inequívocos.

.

Há muito tempo carecemos de padrões de normas técnicas confiáveis e validadas pela comunidade técnica e científica. A NR é o requisito legal, o dever, a obrigação – O QUE FAZER! A Norma técnica é diferente, apresenta a luz – o como fazer! Agora estes padrões corporativos descritivos registram, a Política da Organização, sua Visão, sua missão, seus princípios e valores referentes ao seu compromisso corporativo com a SSO.

.

As estratégias de amostragem, os requisitos legais, técnicas & práticas escolhidas para o objetivo estratégico e a execução do PGR, como parte integrante das demais ações corporativas de execução/gerenciamento e controle dos riscos. Ainda, formas de avaliação e divulgação dos dados deste p melhoria contínua em busca da excelência.

.

Um caminho sem retorno. Os ciclos de avaliação e melhoria em SSO estarão evidenciados. A GRO é uma Diretriz que estabelece os requisitos e elevados padrões manual técnico de Gestão. Um documento teórico descritivo, uma linha ou guia a que todos os processos de Gerenciamento estão alinhados e vinculados – GRO.

.

Portanto, o PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais é parte integrante da Gestão de Riscos Ocupacionais – GRO. O Foco é a tarefa, a ocupação. Não é mais a “prevenção” no “Ambiente”. Um processo de análise de resultados e robusta demonstração de melhoria contínua.

.

Um novo tempo. Algumas condições são imperiosas para a garantia de Excelência neste cenário desafiador, como por exemplo:

– Entender novos conceitos para atender requisitos legais;

– Saber claramente que uma NR é uma norma de requisito legal – determina O QUE FAZER! Que somente na literatura técnica aplicável que o profissional de SSO vai encontrar o detalhamento – COMO FAZER!

.

Para você entender a relação e função do GRO e do PGR, resumidamente podemos dizer que:

.

GRO É O Planejamento Estratégico – PE – Elaborar o Manual Corporativo – Cor (Linha /Guia/Diretriz) com os requisitos de qualidade para a Gestão e o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais.

.

PGR =     1. Inventário de Riscos Ocupacionais     + 2. Plano de Ação Estratégico

O PGR, no mínimo deve conter o inventário de Risco Ocupacional e o Plano de Ação Estratégico, porém ele pode ser composto também por mais documentos que agreguem informações de forma a gerar histórico e embasamento as decisões nele tomadas, como no caso de Referências e Orientações.

.

GERENCIAMENTO

Atualíssimo (desde 1.930), quase 100 anos depois, e recomendado pela literatura técnica e o conceito do ciclo virtuoso do PDCA aperfeiçoado pelo famoso administrador que o popularizou: Sir Willian E. Deming é recomendável.  Na verdade, tal conceito já surgira na década de 30, idealizado pelo Americano Walter Andrew Shewhart.  Deming ganhou notoriedade pelo sucesso e divulgação obtida ao levá-lo para o Japão e aplica-lo na Indústria local.

.

PDCA

Como o próprio nome diz, trata-se de um ciclo. Portanto, a melhoria se torna contínua a cada vez que o ciclo é ativado e retorna ao seu início. Vamos Ativar o Ciclo de Deming? Veja nos próximos posts o CICLO PDCA e os 14 princípios do Ciclo de Deming.

.

Agora é só agendar com a SEGVIDA uma consultoria sobre este importante trabalho. Nosso foco? Tratar das questões ergonômicas no ambiente de trabalho, sendo assim, visa diminuir e evitar os riscos decorrentes da prática ergonômica adotada, assim como otimizar a qualidade das realizadas no dia a dia, que contribuirá de forma relevante com o processo de cuidado e preservação da saúde no ambiente operacional! Saber o que fazer, com segurança e saúde preservada, com certeza define resultados, alinhamento de processos e acolhe os colaboradores com maior assertividade, além de levar a empresa segurança jurídica! A SEGVIDA POSSUI PARCEIRO QUALIFICADO para atendê-lo!

.

Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.

NOSSOS CONTATOS:

✅WhatsApp: (31) 98473-4618.

☎: (31) 3817-4149 – Brasil

📧: comercial@segvidamg.com.br

.

#SEGVIDA #SSO #SST #PGR #GRO #segurança #gerenciamento #riscos

.

FONTE: https://www.rsdata.com.br/como-fazer-o-gro-e-pgr/ Os textos deste post foram compartilhados do Site da RsData, cabendo a estes os direitos autorais