O que é PAE – Plano de Ação de Emergência?
O Plano de Ação de Emergência – PAE, como o nome diz, é um plano elaborado para ser executado caso ocorra uma emergência.
.
As medidas a serem tomadas devem estar especificadas em um documento e serem de conhecimento do maior número possível de pessoas. Para cada tipo de emergência existem passos diferentes a serem tomados para tentar controlar a situação, o PAE deve especificar as situações de emergências possíveis de acontecer e o passo a passo para o controle das mesmas.
.
A NBR 15219 (Plano de emergência contra incêndio) dispõem sobre a elaboração, implementação, manutenção e revisão do plano de Ação de Emergência e determina que esta norma seja aplicável a toda e qualquer planta, com exceção das edificações residenciais unifamiliares.
.
Em uma empresa, é necessário analisar quais os tipos de produtos químicos são utilizados, quais os locais são mais propícios de ocorrerem incêndios e outras atividades que podem causar danos pessoais, materiais e ambientais. Devem incluir no PAE as atividades envolvendo uso de Gás Liquefeito de Petróleo, Caldeiras e Vasos de Pressão, Fornos, Produtos químicos em geral entre outros.
.
Também devem constar no PAE as medidas a serem tomadas em caso de incêndios, desastres naturais e primeiros socorros.
.
Várias outras legislações existem para ajudar na execução do PAE nas empresas: a manutenção de uma Brigada de Incêndio, a Comissão Interna de Acidentes de Trabalho (CIPA), a estruturação do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia Segurança e Medicina do Trabalho). No entanto, nem todas as empresas precisam da formação dessas equipes de ajuda para o atendimento de emergências, depende da quantidade de funcionários e o ramo de trabalho da mesma.
.
No entanto, a PAE deve existir em todas as empresas, indiferente do tamanho das mesmas, assim é preciso ter pessoas capacitadas para atender os requisitos da PAE em toda e qualquer empresa.
.
Para que o PAE seja bem desenvolvido é importante verificar todas as fontes de risco existentes e as possíveis emergências que elas podem causar. Também é necessário que os responsáveis pela execução do plano saibam quais as responsabilidades de cada um e o passo a passo para o sucesso do plano.
.
Se o PAE for bem executado os impactos gerados pela emergência provavelmente serão os mínimos dimensionados no próprio plano, porém se não for possível realiza-lo, os impactos podem gerar muitas perdas e danos para a empresa.
.
Além das empresas, os órgãos públicos também devem prever um PAE para cada tipo de emergência que puder sofrer, uma prefeitura pode desenvolver planos para o caso de ocorrer incêndio, enchente, temporal, terremoto, entre outros desastres naturais.
.
Conheça as SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA. Conheça nossos serviços pelo site: www.segvidamg.com.br AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.
NOSSOS CONTATOS:
✅WhatsApp: (31) 98473-4618.
☎️: (31) 3817-4149 – Brasil
📧: comercial@segvidamg.com.br
.
#SEGVIDA #SST #SSO #Trabalho #PAE #Emergência #PlanoDeAção
.
Fonte: https://www.blogsegurancadotrabalho.com.br/o-que-e-pae/