Para algumas pessoas, entretanto, o simples fato de se imaginar nessa situação é motivo de desconforto. Por isso, em casos extremos, a timidez pode se tornar um problema profissional, pois ela interfere diretamente no modo como o profissional se comunica com o mundo à sua volta.
Como tem sido cada vez mais necessário um profissional que saiba se comunicar bem independente da situação, o tímido pode sofrer ainda no processo de seleção, transmitindo aos recrutadores a imagem de uma pessoa insegura.
Assim, por mais que suas competências correspondam aquilo que a empresa procura, ele pode perder a vaga para alguém que não é tão competente, mas que é capaz de se expressar de modo mais claro.Você se considera uma pessoa tímida? Veja as dicas que selecionamos para ajudá-lo!
Confie em você
Não é apenas no momento da contratação que a timidez pode ser um problema. Como a pessoa tímida costuma ter medo de apresentar suas ideias e opiniões, ela pode passar despercebida entre os chefes e os colegas de trabalho, o que pode transmitir a falsa impressão de um profissional conformado e nem um pouco proativo.
Mas não é preciso eliminar esse traço de sua personalidade. Basta aprender a contornar os inconvenientes que a timidez pode trazer ao desempenho de suas funções no trabalho e melhorar a sua comunicação.
A timidez normalmente está associada à insegurança. O tímido não consegue reconhecer as qualidades que possui e vive aterrorizado pela possibilidade de falhar, por isso, em vez de expor as suas ideias, ele prefere ficar calado para evitar possíveis críticas.
Os seus pontos fortes
O primeiro passo é começar a reconhecer as suas qualidades. Faça uma lista com os seus pontos fortes e valorize-os!
Os seus potenciais só serão reconhecidos se você souber utilizá-los. Com isso, os seus pontos a melhorar não vão ofuscar as suas competências.
Está com dificuldades em reconhecer os seus pontos fortes? Peça a ajuda de seus amigos ou, em casos mais complexos, de um terapeuta!
Estude
Uma pessoa com boas habilidades de comunicação tem desenvoltura e confiança para falar, conseguindo se expressar com naturalidade e com propriedade! Se a comunicação pode ser uma habilidade nata, felizmente ela também pode ser desenvolvida com bastante treino e força de vontade, até mesmo nas pessoas mais tímidas.
Vale procurar um curso de desenvolvimento pessoal, de teatro e até mesmo treinar antes de uma apresentação em frente ao espelho. Exercícios respiratórios, de dicção e de relaxamento também ajudam na hora de se expressar com clareza. Quanto mais à vontade você se sentir durante o processo de comunicação, mais fluida e natural será sua fala e as pessoas vão entender suas ideias e opiniões facilmente.
Cuide da sua linguagem corporal
Para resolver a timidez, aumentar a confiança e melhorar a sua comunicação, fique de olho na sua postura corporal. Mantenha ela ereta, olhe nos olhos das pessoas e controle as suas mãos durante a conversa!
Saia da rotina
Outra caracteristica dos tímidos é criar toda uma estrutura à sua volta para impedir que ele seja pego de surpresa. Por exemplo, procurar se sentar de modo a passar despercebido na sala de reuniões, sair para almoçar sozinho ou com o mesmo grupo de pessoas, não participar das confraternizações e dos happy-hours.
Permita-se sair um pouco da sua zona de conforto, melhorar a sua comunicação no ambiente de trabalho enriquece também o seu lado pessoal! Mas fique calmo: superar a timidez é um processo gradual. Comece aos poucos, superando um desafio de cada vez. Se você ainda não se sente preparado para apresentar suas ideias durante uma reunião com toda a equipe, uma boa seria anotar tudo e conversar com o seu chefe em uma outra ocasião, por exemplo.
Fonte: Hatlas Institute.