fbpx

COMO SUPERAR O MEDO – ORIENTAÇÕES PRÁTICAS

Palavra ruim que me dá calafrio só de pensar. Medo é um substantivo masculino que significa estado afetivo suscitado pela consciência do perigo ou que, ao contrário, suscita essa consciência; do Latim METUS, “inquietação, temor, ansiedade”.

.

Continuamente início projetos, faço inúmeros planos, tenho ideias diversificadas, mas em determinado momento crio uma barreira. O medo me limita ao ponto de parar de fazer e ficar acomodada.

.

Um grande dilema que muitas pessoas passam por abraçarem este tipo de receio. Mas não tem como viver assim, imaginando: “como seria se eu conseguisse”, “como seria se eu finalizasse esse projeto”, “como seria se eu continuasse”.

Nossa vida não pode ser enraizada no medo, no que tememos ao nosso redor. As nossas ações precisam ser acertadas, certeiras e a cada dia uma ambição nova, um motivo novo para dar um passo melhor e maior.

.

Eu sei que não é fácil colocar em prática. Por essa razão separei dicas para te ajudar a não parar quando a fobia aparecer.

.

Como superar o medo – 5 orientações práticas

1 – Kaizen

Método japonês para realizar as atividades práticas com prontidão e calma. KAI – significa mudança e ZEN- sabedoria. É a regra do minuto, no qual com pequenos passos poderemos fundamentar nosso dia e alcançar os grandes.

.

É a busca por uma pequena melhoria, de modo constante e gradativo. Um dia deve ser melhor que o outro, o padrão deve ser elevado. Sempre um pequeno aperfeiçoamento, por isso 60 segundos, não gastará muito esforço e fará um bom trabalho no que propôs.

Qual é a raiz do seu medo? O Kaizen pode ser a solução se aplicado corretamente. Está com medo do que todas as pessoas vão achar? Compreenda, se está fazendo um bom trabalho, é irrelevante o que as pessoas vão considerar do seu esforço. Está se dedicando de qualquer maneira? Está na hora de dedicar-se mais, para seu trabalho elevar o padrão.

.

Aclare a situação para entender exatamente o que está ocorrendo, depois aplique o método Kaizen e melhore a cada dia um pouco e seu medo vai esvaindo-se.

.

2 – Postura e decisão

“Levar com a barriga”, essa frase vai ser retirada da sua vida neste momento. Não tem nada pior que “ir levando”, não faça isso!

.

Primeiramente porque sua vida é uma dádiva, inigualável, não há no mundo ninguém como você. Se der o mínimo e levar uma vida medíocre todos vão perder. Tenha postura de uma pessoa que quer vencer. Inicialmente a si mesmo. Erga seu corpo, não abaixe a cabeça.

.

Agora decida, já descobriu seu medo, já percebeu a barreira que foi criada à sua frente, tome uma decisão inteligente.

.

FICAR PARADO X CONTINUAR

Mesmo com essa sensação horrível que o medo abarca, faça diferente. Ainda que existam estímulos encaminhando-o para a desistência, nade contra a maré. Nossas emoções nos enganam com frequência, se estão indisciplinadas. Esse momento é propício para tomar as rédeas da sua vida.

.

3- Perceba o que perderá se o medo te dominar

Está construindo um império, seja sincero consigo mesmo. Se continuar com os hábitos bons que propôs a si mesmo, vai tornar-se melhor; se parar, vai destruir o império que demorou tanto para erguer.

.

Se o medo dominar suas ações você vai perder, falir em muitas outras circunstâncias e não somente no projeto. Vai sentir-se desmotivado de estar com os amigos, com a família, de fazer outras coisas que lhe causariam deleite, pois estará frustrado.

Dói perder, mas dói mais, desistir antes de caminhar, ou ainda, parar no meio do caminho como um idiota (perdão pelo termo).

.

Você vai perder oportunidades, possibilidades, alternativas diversificadas por paralisar por conta deste medo miserável!

.

4 – Não escute essa voz

No filme “O mínimo para viver”, tem uma parte fascinante. O médico fala sobre os pensamentos de Ellen, que possui anorexia:

.

Ela afirmara que percebe a vida sendo linda, mas não consegue enxergá-la desse jeito, pois não tem condições. O Dr. William Beckham que a acompanhou no tratamento da doença, afirmara: esses pensamentos que são besteira, assim que eles vierem mande-os para bem longe!

.

Ele utilizou um palavrão bem grande, não vou reproduzi-lo, mas deixo claro a mensagem do Dr. William Beckham, quando o medo vier e quiser encher sua cabeça de besteiras, mande ele para longe, se danar ou qualquer outro termo que seja propício.

.

“VÁ SE DANAR!” “EU VOU CONTINUAR” “NENHUM MEDO VAI ME PARAR!”

E assim por diante, dará uma chance aos outros pensamentos que querem te ajudar, abrirá as possibilidades em sua vida e não mais essa reprodução de negatividade que surte em seus pensamentos.

.

5 – O medo saudável

Até agora falamos sobre o medo que paralisa. Neste último tópico vamos falar do medo como emoção inata ao ser humano. Falamos daqueles que cegam, mas o medo como sentimento ajuda-nos a tomarmos decisões sábias, é como uma espécie de auxílio, prudência.

.

Não fique dando ideia ao medo, porque ele sabe burlar as regras, como qualquer emoção. Defina padrões de comportamento para você, perceba até que ponto o medo está te ajudando a pensar e quando está te impedindo de agir.

.

Há um medo saudável, natural, que nos auxilia a repensar a atitude que efetuaríamos. Por exemplo, está prestes a pular de uma altura considerável, o medo surge para que você repense essa ação, “você pode se machucar”, “é alto”, entre outras coisas. E também há esse medo não saudável que nos priva de executar nossas tarefas diárias.

.

Achei um artigo incrível no blog br.mundopsicologos, que descreve o medo saudável e o medo patológico e aponta 5 características para perceber se esse medo está te prejudicando, são eles:

  1. Faz você só ver o lado negativo;
  2. Já não deixa você pensar de forma racional e analisar a melhor forma de agir;
  3. Está impedindo você de viver experiências novas e de tomar qualquer decisão;
  4. Desencadeia em você sintomas físicos diante de algum acontecimento;
  5. É generalizado, inclusive fazendo com que você tenha medo de ter medo.

.

Agora é só agendar com a SEGVIDA uma consultoria sobre este importante trabalho. Nosso foco? Dar suporte às empresas na implementação do PROJETO RH+, de forma a levar as Micro e Pequenas Empresas o desenvolvimento de suas equipes, a cultura e foco de inovação, e assim sustentabilidade ao processo organizacional, apoiando estratégias corporativas, cuidado com a vida (segurança e saúde), onde alcançaremos assim maior assertividade, maximizando o processo produtivo e gerando qualidade de vida! Tudo isto para, em conjunto com os clientes, entregarmos soluções customizadas, com elevado padrão de qualidade. Entre em contato e agende uma reunião. Vamos falar sobre uma parceria que será um sucesso!

.

Conheça esta e outras SOLUÇÕES EMPRESARIAIS EM SSOMA DA SEGVIDA pelo site: www.segvidamg.com.br. AGENDE UMA REUNIÃO ONLINE/VIRTUAL.

NOSSOS CONTATOS:

✅WhatsApp: (31) 98473-4618.

☎: (31) 3817-4149 – Brasil

📧: comercial@segvidamg.com.br

.

#SEGVIDA #SST #SSO #superação #kaizen #praticas

.

Fonte: https://limitesocialblog.wordpress.com/2018/01/30/como-superar-o-medo-5-orientacoes-praticas/