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Comunicação Interna é um setor planejado, com objetivos definidos para possibilitar toda a interação entre organização e seus colaboradores. Com ela é possível aprimorar os relacionamentos e aumentar a produtividade, o engajamento e até mesmo os resultados financeiros de uma organização.

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O principal objetivo da comunicação interna é alinhar as informações entre organização e colaboradores.

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O primeiro e mais direto objetivo é informar, comunicar o que acontece e oferecer conteúdo que agreguem no dia a dia dos colaboradores.

Isso tudo, feito de forma relevante e significativa, pois a forma que esses conteúdos serão apresentados é que vai determinar se o impacto será positivo ou negativo.

Um objetivo muito importante e que acontece indiretamente é fazer com que os colaboradores participem de maneira colaborativa dos projetos da organização e das tarefas que lhes são designadas.

Ou seja, promover o engajamento dos colaboradores com suas tarefas, entre as equipes, e entre os colaboradores e a organização.

Outro objetivo muito importante a ser citado é o alcance das informações. Ele pode ser ilustrado com o cenário de uma grande empresa, com vários departamentos, perfis distintos de funcionários e diversas filiais em locais diferentes.

Nesse caso, o alcance é muito importante, e a comunicação interna é responsável por fazer com que esse objetivo seja atingido e permitir que todos tenham acesso às informações.

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Dar voz às equipes também é um propósito da comunicação interna. Como citei acima, a CI deve acontecer horizontalmente, ou seja, as informações devem ir e vir de todos os sentidos e todos precisam ser ouvidos.

Com informações bem divulgadas e acessíveis, equipes engajadas e com oportunidade de participar, a comunicação corporativa interna alcança o seu principal objetivo, que é alinhar colaboradores e organização na mesma direção.

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Além desses, diversos outros objetivos estão relacionados, seja direta ou indiretamente com a comunicação interna. Com eles, inúmeras vantagens podem ser proporcionadas à organização e algumas delas você verá agora.

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Vantagens da Comunicação Interna Eficaz:

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Estudos comprovam que empresas bem-sucedidas estão sempre preocupadas em melhorar a comunicação interna. Elas adotam novas ferramentas e investem em treinamentos para todos se comunicarem melhor.

Uma comunicação interna eficaz é uma característica em comum entre as empresas com melhores resultados financeiros.

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Além disso, outras vantagens conquistadas por uma boa comunicação com os colaboradores podem ser observadas nessas organizações. São elas: fortalecimento da cultura organizacional, estímulo do bom comportamento, quebra de silos e clareza no impacto do trabalho de cada colaborador.

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Fortalece a cultura organizacional: uma empresa com uma boa cultura e que a divulga corretamente, terá colaboradores integrados, em sintonia, respeitando uns aos outros e alinhados com o que a organização quer transmitir. Falarei sobre o impacto da comunicação interna na cultura organizacional mais adiante.

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Estimula o bom comportamento: Além de divulgar a cultura através da comunicação interna, ela também deve ser promovida, ou seja, expressada na prática, através de exemplos e demonstrando coerência com o que é comunicado.

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Incentivar e divulgar valores e condutas esperadas demonstra o quanto elas são importantes para a organização, e dessa forma, bons comportamentos podem ser estimulados.

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Quebra silos: É completamente normal e inevitável que se formem grupos dentro da organização, as famosas “panelinhas”, mas o problema é quando esses grupos se fecham e não colaboram com outras equipes.

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A comunicação empresarial tem o poder de atuar ativamente para quebrar esses silos, promovendo ações de integração, fortalecendo a colaboratividade e o compartilhamento de conhecimento.

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Mostra o impacto: Já ouviu falar da história dos 3 pedreiros que são questionados sobre o que eles fazem durante o trabalho?

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O primeiro responde: “Estou colocando um tijolo em cima do outro.”

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O segundo fala: “Estou subindo uma parede.”

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E o terceiro: “Estou construindo uma igreja!”

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A diferença entre eles é que o terceiro está ciente do impacto que seu trabalho irá causar, ele tem visão macro da situação e se motiva mais que os outros por entender que cada ação terá um resultado maior.

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Um colaborador que percebe como seus esforços individuais contribuem para alcançar os objetivos globais da empresa é muito vantajoso para a organização.

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E a comunicação interna também possui o papel de criar essa conexão entre as atividades dos colaboradores com os objetivos da empresa e orientá-los nesse caminho.

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