O seu RH, com certeza, já conhece campanhas de conscientização como o Outubro Rosa e o Setembro Amarelo. Mas você sabia que existem iniciativas como essas ao longo de todo o ano? Voltadas para o bem-estar no trabalho e a prevenção de doenças, as campanhas anuais representam uma excelente oportunidade para engajar o time.
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Neste artigo, vamos explicar melhor as campanhas de cada mês para você criar um calendário de ações para 2025 e garantir colaboradores mais saudáveis e conscientes. Além das datas, você vai conferir, também, algumas dicas para implementar suas ações. Vamos lá?
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O que são as campanhas de conscientização?
As campanhas de conscientização são iniciativas voltadas para a prevenção de doenças e o estímulo a hábitos saudáveis. Elas acontecem ao longo de todo o ano e podem ser excelentes oportunidades para que as empresas incentivem seus colaboradores a cuidarem melhor da saúde.
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Esse tipo de campanha promove informação sobre doenças e condições de saúde, incentiva os profissionais a realizarem exames e consultas de rotina e, ainda, serve como suporte para que eles repliquem o que aprenderam para as pessoas de seu círculo social.
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Dessa forma, empresas que focam em campanhas de conscientização ao longo do ano promovem ações que impactam positivamente não só os próprios colaboradores, mas toda a sociedade.
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Alguns exemplos de campanhas de conscientização são o Janeiro Branco, Setembro Amarelo e Outubro Rosa.
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Calendário para atualizar suas campanhas de conscientização em 2025
Nos últimos anos, surgiram diversas iniciativas voltadas para a conscientização e prevenção de doenças. Por conta disso, foi criado um calendário que costuma ser lembrado pela mídia e pela sociedade.
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Conhecendo as datas, você conseguirá criar uma programação completa de ações para o calendário do RH. A seguir, confira as principais campanhas.
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Janeiro
O mês de janeiro carrega duas importantes campanhas de conscientização que podem ser abordadas na empresa.
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Saúde mental
Janeiro é o mês da saúde mental e envolve ações focadas em conscientizar os indivíduos sobre os males e as consequências do estresse, da ansiedade e da depressão. O foco do Janeiro Branco é garantir mais qualidade de vida e bem-estar aos colaboradores.
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Hanseníase
Já a campanha Janeiro Roxo trata sobre a prevenção e o tratamento da Hanseníase. A doença, antigamente conhecida como lepra, é crônica, infecciosa e curável e acomete, principalmente, a pele e os nervos.
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Fevereiro
O mês de fevereiro também conta com duas campanhas distintas, o Fevereiro Roxo e o Laranja.
Mal de Alzheimer, lupus e fibromialgia
A campanha de Fevereiro Roxo tem foco na conscientização sobre três doenças: Mal de Alzheimer, Lupus e Fibromialgia.
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As três patologias têm origens incertas e não contam com uma cura definitiva, por isso, a campanha busca trazer mais conhecimento sobre elas, estimular exames preventivos e mostrar que é possível conviver com o problema e buscar mais qualidade de vida.
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Leucemia
Já o Fevereiro Laranja é uma campanha focada na conscientização sobre a leucemia e a importância da doação de medula óssea. A iniciativa foi idealizada pela Assembleia Legislativa de São Paulo em 2019.
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Março
Março é marcado pela cor azul-marinho e traz os holofotes para um tipo comum de câncer, mas que, muitas vezes, é diagnosticado de forma tardia.
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Câncer de colorretal
O câncer de colorretal é uma doença bastante comum, mas pouco abordada. Sendo assim a campanha visa conscientizar a população sobre sintomas e exames preventivos que podem evitar seu desenvolvimento e garantir um diagnóstico mais ágil.
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Abril
O mês de abril traz duas campanhas importantes e que podem ser trabalhadas pelo RH: o Abril Verde e o Abril Azul.
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Segurança do trabalho
A campanha Abril Verde é focada na segurança e saúde no trabalho. O mês é marcado por duas datas importantes:
- 7 de abril: Dia Mundial da Saúde;
- 28 de abril: Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho.
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Assim, o mês é uma oportunidade valiosa para conscientizar os colaboradores sobre a importância do uso de equipamentos de segurança para prevenir acidentes.
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Transtorno do espectro autista (TEA)
Já a campanha Abril Azul é voltada para os Transtorno do Espectro Autista (TEA) e é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para trazer visibilidade e promover a inclusão de pessoas com autismo na sociedade.
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Na empresa, o RH pode trabalhar a data para trazer reflexões sobre diagnósticos, inclusão social e valorização da diversidade cognitiva.
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Maio
O mês de maio não tem o foco em doenças, e sim na conscientização sobre a segurança no trânsito.
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Segurança no trânsito
Até junho de 2024, o Brasil registrou 29.435 mil acidentes de trânsito, que resultaram em 2.906 mil mortes nas rodovias federais.
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Foi pensando em números como esses que foi criada a campanha Maio Amarelo, para esclarecer dados e trazer mais prudência aos condutores. Essa é uma campanha global, que tem como objetivo reduzir o número de acidentes e de vítimas no trânsito.
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Junho
O mês de junho recebe duas campanhas de conscientização que se complementam e que o RH pode utilizar para fornecer mais informações sobre doação de sangue, plasma e medula.
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Doação de sangue
O Junho Vermelho é uma campanha mundial de incentivo à doação de sangue. Segundo dados do Sistema Único de Saúde (SUS), em 2023, 1,6% da população brasileira fez doações de sangue.
A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que cada país tenha uma população doadora entre 1% e 3%. Assim, a ideia da campanha é aumentar a adesão da população.
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Anemia e leucemia
Já o Junho Laranja é uma campanha de conscientização sobre a anemia e a leucemia, doenças relacionadas ao sangue. A ideia é promover o diagnóstico precoce, o tratamento eficaz e a prevenção das doenças.
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Julho
O mês de julho também reúne duas campanhas de conscientização, o Julho Verde, destinado à prevenção do câncer de cabeça e pescoço e o Julho Amarelo, focado no controle de hepatites virais.
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Câncer de cabeça e pescoço
A campanha Julho Verde tem como objetivo alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço. Assim, a data pode ser utilizada para divulgar sintomas e sinais de alerta.
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Hepatites virais
Já o Julho Amarelo visa conscientizar sobre as hepatites virais e reforçar a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento dessas doenças. As hepatites virais podem ser assintomáticas, o que as torna uma ameaça silenciosa. Por isso, é importante falar sobre os testes de diagnóstico.
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Agosto
Agosto tem uma única campanha que serve para a conscientização da importância da amamentação na primeira infância.
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Amamentação
O Agosto Dourado é realizado, normalmente, entre os dias 1 e 7 de agosto, durante a Semana Mundial da Amamentação.
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Esse é um bom momento para pensar em ações voltadas para a maternidade e carreira para além da licença-maternidade, como a criação de salas de aleitamento, creches na empresa e pausas maiores para as colaboradoras com filhos pequenos.
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Setembro
Setembro é o mês com mais cores de campanhas: verde, vermelho e amarelo. Dentre as três, a campanha Setembro Amarelo é a mais difundida na mídia.
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Prevenção ao suicídio
Uma das campanhas de conscientização mais famosas, o Setembro Amarelo busca conscientizar a sociedade a respeito da prevenção ao suicídio. Nesse mês, empresas podem ampliar a conversa sobre segurança psicológica no trabalho e fora dele.
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Ou seja, falem mais sobre saúde mental, trazendo especialistas no assunto, criando salas de bate-papo e incentivando os profissionais a buscarem auxílio psicológico caso não se sintam bem.
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Doação de órgãos e inclusão de pessoas com deficiência
O Setembro Verde são duas campanhas unidas, que acontecem no mês de setembro e abordam temas relacionados à diversidade e inclusão e à doação de órgãos.
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Essa é uma iniciativa do Governo para colocar em evidência causas relevantes, conscientizando a população sobre os desafios enfrentados por pessoas com deficiência e mostrando que a doação de órgãos pode salvar vidas.
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Doenças cardiovasculares
O Setembro Vermelho, por sua vez, tem como objetivo alertar a população sobre as doenças do coração e mostrar a importância de cuidar da saúde cardiovascular.
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Outubro
O mês de outubro traz uma das campanhas de conscientização mais famosas no mundo: o Outubro Rosa.
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Câncer de mama
O Outubro Rosa dedica o mês à conscientização a respeito do câncer de mama. Também muito comum, esse tipo de câncer mata mais de 680 mil pessoas por ano no planeta e o diagnóstico precoce é essencial para aumentar as chances de cura.
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O foco da campanha são as mulheres e é interessante pensar em ações que incentivem a realização de exames preventivos, como a mamografia.
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Novembro
Mais um mês com duas campanhas, novembro é focado na prevenção e conscientização de dois tipos de cânceres.
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Câncer de próstata
O Novembro Azul é a campanha de prevenção e diagnóstico do câncer de próstata. De acordo com dados do Inca, a doença representa quase 30% do total de tumores em indivíduos do sexo masculino.
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A ideia é pensar em ações que combatam o preconceito contra o exame de próstata e incentivem os colaboradores a monitorarem sua saúde.
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Câncer infantojuvenil
O Novembro Dourado é uma campanha internacional sobre o câncer infantojuvenil e a importância do diagnóstico precoce. O objetivo é orientar as famílias sobre o acompanhamento médico e a busca por atendimento especializado.
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Dezembro
Por fim, o mês de dezembro é dedicado à conscientização sobre o câncer de pele e a prevenção contra a AIDS.
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Câncer de pele
O Dezembro Laranja tem como foco a prevenção do câncer de pele. A dica é que o RH aproveite a época de calor para mostrar números e informações sobre a doença, além de distribuir protetores solares e explicar sobre a importância da proteção contra os raios solares.
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AIDS
Já o Dezembro Vermelho é voltado para a conscientização sobre o HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Aqui, a ideia é desmistificar preconceitos e reforçar a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento.
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Qual a cor dos meses de 2025?
Deu para notar que, ao longo de 2025, o RH terá inúmeras possibilidades para explorar as campanhas de conscientização de cada mês. Cada uma delas conta com uma cor simbólica, por isso, é válido utilizá-las na hora de pensar em cada ação.
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A seguir, você confere uma tabela completa para revisar cada uma das campanhas e suas cores representativas.
Mês | Campanha | Cor |
Janeiro | Saúde mental | Branco |
Hanseníase | Roxo | |
Fevereiro | Mal de Alzheimer, Lupus e Fibromialgia | Roxo |
Leucemia | Laranja | |
Março | Câncer de colorretal | Azul-marinho |
Abril | Segurança do trabalho | Verde |
Transtorno do espectro autista (TEA) | Azul | |
Maio | Segurança no trânsito | Amarelo |
Junho | Doação de sangue | Vermelho |
Anemia e leucemia | Laranja | |
Julho | Câncer de cabeça e pescoço | Verde |
Hepatites virais | Amarelo | |
Agosto | Amamentação | Dourado |
Setembro | Prevenção ao suicídio | Amarelo |
Doação de órgãos e inclusão de pessoas com deficiência | Verde | |
Doenças cardiovasculares | Vermelho | |
Outubro | Câncer de mama | Rosa |
Novembro | Câncer de próstata | Azul |
Câncer infantojuvenil | Dourado | |
Dezembro | Câncer de pele | Laranja |
AIDS | Vermelho |
Como fazer campanhas de conscientização na empresa?
Promover campanhas de conscientização na empresa é extremamente benéfico e pode contribuir para divulgar pautas importantes. É preciso lembrar, no entanto, que essas pautas trazem assuntos delicados e, portanto, precisam ser tratadas com sensibilidade e cuidado.
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O RH é o setor responsável por planejar e implementar essas campanhas. Assim, a dica é seguir o passo a passo abaixo para garantir que tudo ocorra bem.
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Organize o calendário com antecedência
O ideal é definir o calendário de ações do RH logo no início do ano, estabelecendo objetivos claros, orçamentos e iniciativas.
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Como vimos, ao longo do ano, existem muitas campanhas que podem fazer parte da estratégia. Exatamente por serem tantas, fica claro que nem todas poderão ser abordadas. Assim, é interessante analisar quais tem mais ligação com os valores da empresa para, então, priorizá-las.
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Conheça o público-alvo
Entender quem são os funcionários, suas necessidades e como eles se comunicam vai ajudar você a definir quais causas abordar e como fazer isso da melhor forma.
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Um time composto majoritariamente por mulheres, por exemplo, pode ser mais ativo e engajado em campanhas como o Outubro Rosa e o Agosto Dourado.
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Defina os canais de comunicação
Os canais de comunicação interna, como intranet, e-mail, mural, entre outros, também precisam ser definidos antes de iniciar as ações. A escolha dos canais certos pode fazer toda a diferença no engajamento dos funcionários, por isso, tente ser o mais abrangente possível.
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Vale lembrar que, dependendo do tamanho da campanha, o RH pode utilizar diferentes ferramentas. Uma campanha maior com ações de responsabilidade social, como mutirões de doação de sangue, por exemplo, podem ter uma divulgação mais robusta, utilizando, inclusive, as redes sociais da empresa.
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Conte com parceiros e especialistas
Boa parte das campanhas de conscientização anuais envolvem diretamente a prevenção de doenças e informações técnicas. Por isso, é importante contar com a ajuda de especialistas para garantir a credibilidade das informações.
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A dica é realizar parcerias com profissionais e organizações externas para elaborar palestras, atividades e materiais de apoio. Isso enriquece o diálogo e evita a disseminação de informações erradas ou desatualizadas.
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Crie materiais educativos e relevantes
Os materiais educativos de campanhas de conscientização podem ter um impacto social relevante, por isso, devem acontecer de forma didática, clara e com o máximo de informações possíveis.
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É importante levar em conta que, muitas vezes, folhetos e materiais distribuídos aos colaboradores podem chegar também aos seus familiares e ciclo social. Assim, eles são de grande valor na disseminação das informações.
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Promova ações de sensibilização
Mais do que palestras e materiais impressos, as ações de sensibilização têm um impacto ainda maior no clima organizacional e no engajamento dos times.
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Assim, em vez de ficar limitado ao conteúdo teórico, convide os funcionários a colocarem a mão na massa, por exemplo, criando mutirões de doação de sangue e medula ou visitando alas de câncer infantil nos hospitais.
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Defina métricas para medir resultados
Por fim, é hora de pensar em formas para medir a eficácia das campanhas, avaliando, por exemplo, o grau de participação da equipe e suas percepções sobre cada ação. Para isso, é válido rodar uma pesquisa de satisfação de tempos em tempos.
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Aqui, é importante focar em sustentabilidade corporativa, priorizando o impacto que as atividades estão causando não só no time, mas também na sociedade.
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Perguntas frequentes sobre campanhas de conscientização
Agora que você já conhece as principais campanhas anuais e sabe como implementá-las na empresa, que tal esclarecer as últimas dúvidas sobre o assunto?
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Qual a importância das campanhas de conscientização nas empresas?
As campanhas de conscientização são importantes ferramentas para garantir mais informação aos colaboradores, reduzindo o risco de doenças. Elas influenciam os profissionais a cuidarem melhor da saúde e investigar possíveis sintomas.
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Além disso, as ações ajudam a empresa a cuidar com mais responsabilidade do capital humano, estimulando a mudança de hábitos e garantindo mais engajamento e bem-estar no trabalho.
Por fim, aderir a esse tipo de causa é bastante benéfico para a cultura organizacional e ajuda a fortalecer a responsabilidade social da empresa, demonstrando um compromisso que vai além das atividades corporativas.
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Como escolher quais campanhas aderir?
Na hora de planejar o calendário de ações do RH, é importante identificar quais campanhas fazem mais sentido com a organização e vão atrair a atenção dos funcionários.
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Se sua empresa atua na área de logística ou transportes, pode fazer sentido se engaja
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Como tornar as campanhas de conscientização mais atrativas?
Para tornar suas campanhas mais atrativas, é válido trazer curiosidades, dados reais e dicas relevantes. Para isso, utilize infográficos e imagens e apele para conteúdos mais visuais.
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O time de treinamento e desenvolvimento pode ajudar o RH a elaborar materiais didáticos e interessantes. Outra dica é convidar pessoas que já passaram por experiências relacionadas ao tema, para que elas possam compartilhar suas histórias reais.
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Como engajar os colaboradores nas campanhas de conscientização?
Para trabalhar a motivação e o engajamento da equipe nas campanhas, é interessante propor atividades interativas que desenvolvam a responsabilidade social e desenvolvimento pessoal.
Isso pode ser feito, por exemplo, utilizando premiações e incentivos para colaboradores que se engajarem de forma mais intensa, seja em campanhas de doação de sangue ou em mutirões de exames.
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Como vimos, ao longo do ano, existem diversas campanhas de conscientização que podem trazer discussões interessantes e informações para que os colaboradores cuidem melhor da saúde e se previnam contra o aparecimento de doenças. Assim, é válido pensar em ações criativas, que tenham uma boa adesão dentro dos times.
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FONTE: https://solides.com.br/blog/campanhas-de-conscientizacao/ – Os textos deste post foram compartilhados do site SOLIDES cabendo a estes os direitos autorais.